• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Livros. A Igreja Católica face aos abusos sexuais de menores, de Marie-Jo Thiel, e Um momento de verdade, de Véronique Margron

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

12 Setembro 2019

Alguns anos atrás, Hans Küng, teólogo crítico da Igreja Católica há mais de cinquenta anos, fez a seguinte pergunta: A Igreja tem salvação? (1) Enumerando as muitas razões e lugares da crise do “sistema romano” durante as últimas décadas, ele mencionou os abusos sexuais – na Bélgica e nos Estados Unidos – entre os “surtos de febre” que testemunham a gravidade da doença católica. Mas era apenas um sinal desolador entre outros. Oito anos depois, os abusos aparecem, pelo número e pela gravidade, não apenas em relação às crianças, mas também em relação às mulheres adultas, como os principais sinais anunciadores de um colapso da antiga instituição. Como chegamos a essa situação?

O artigo é de Jean-Louis Schlegel, publicado na revista Esprit, edição de setembro de 2019. A tradução é de André Langer.

Há vinte anos, Marie-Jo Thiel foi a primeira a alertar os bispos franceses sobre a importância dos abusos sexuais de menores por padres. Ela é também a primeira, hoje, a oferecer uma verdadeira suma sobre o tema da pedofilia dos padres, como se costumam chamar os abusos contra crianças e jovens. Ela o faz, inicialmente, de múltiplos ângulos que podemos chamar de “gerais”: históricos, geográficos, sociológicos, psicológicos, com definições precisas para os atos e atores envolvidos (pederastia, efebofilia, pedofilia, homossexualidade masculina...), comparações internacionais sobre a situação dos países em questão, comparações também entre a Igreja e as sociedades civis. Uma parte importante é consagrada às disposições legais e sua recente evolução, teórica e prática, nas sociedades democráticas modernas – medidas que ampliaram o fosso com o direito canônico da Igreja e a prática dos tribunais eclesiásticos. O papel específico da confissão individual dos pecados na Igreja Católica não é esquecido.

Dois grandes capítulos são dedicados, por um lado, ao “menor vítima”, aos seus traumas e sofrimentos e, por outro lado, aos “autores das agressões sexuais”, ao seu perfil psicológico, ao número e aos atendimentos, etc. Na segunda parte do livro, a autora trata especificamente “dos abusos sexuais de religiosos e clérigos da Igreja Católica”. Aqui, novamente, o cuidado de ser exaustivo para reunir os conhecimentos e as reflexões hoje disponíveis, é admirável. Os fatos nas Igrejas nacionais por várias décadas, as respostas do magistério romano e as questões que elas suscitam, a análise das causas e da parte de cada uma delas (um poder eclesiástico não moderado, o celibato e o “clericalismo”), uma determinada concepção da “vocação”, uma teologia questionável do sacerdócio...) precedem uma tentativa de reflexão ética e teológica no último capítulo. Ao fazer isso, Marie-Jo Thiel, ativamente engajada na Igreja Católica, não coloca sua bandeira no bolso: ela confronta in fine sua fé em um Deus impotente com atos desprezíveis que fizeram muitas vítimas – atos onde se ligam relações perversas entre poder espiritual e domínio sexual.

Vai longe o suficiente na análise e nas reformas sugeridas? Isso pode ser discutido. O tema comporta várias gavetas. Assim, apareceu, entretanto, Sodoma, o livro em que Frédéric Martel ilumina a estranha relação entre a homossexualidade de figuras de alta categoria da Igreja e suas posições rigoristas em questões de ética sexual (2). Rigorismo que foi acentuado pelo Papa João Paulo II como um dique necessário contra a liberdade sexual e a “civilização da morte”. Mas neste campo do desejo, a resistência voluntarista não é uma solução mais que arriscada? De qualquer forma, é como se o relacionamento com o corpo sexuado tivesse se tornado, em todas as etapas da instituição, o maior teste para decidir o futuro da Igreja Católica.

De qualquer forma, nesta tragédia dos abusos sexuais que está longe de terminar, o livro de Marie-Jo Thiel continuará sendo uma obra única, onde a autora analisa múltiplos fatos, desemaranha situações (humanas, legais, médicas) complicadas, chama um gato de gato, mas recusa denúncias simplistas. Uma investigação com um bisturi, no fundo, onde a médica, que se tornou professora de ética da Faculdade de Teologia de Estrasburgo, também presta uma homenagem, talvez sem querer, ao seu primeiro emprego.

Embora use parcialmente os mesmos materiais (fatos e números) que Marie-Jo Thiel, o belo livro de Véronique Margron, freira dominicana, professora de teologia no Instituto Católico de Paris, presidente da Conferência dos Religiosos e Religiosas da França, é muito diferente. Parece-se mais a um grito – contra o desastre moral representado pelos crimes dos abusos em uma instituição que, resumidamente, prega o amor ao próximo e, acima de tudo, aos mais frágeis e mais pequeninos. Grito da “intelectual orgânica” que ela é, cujos discursos teológicos perdem o sentido se eles não tentarem dizer também a mentira da instituição em cujo nome ela fala. Um grito de raiva em nome das vítimas que ela escuta e encontra há um longo tempo e do qual ela mesma faz parte, como ela diz calmamente na dobra de uma página.

Os católicos encontrarão neste livro palavras teológicas novas e fortes para expressar sua dor e sua esperança de recuperação. Parece-se um pouco com o clamor dos profetas bíblicos após a catástrofe do exílio. Resta saber se o “momento de verdade” (3) anunciado pelo título do livro realmente ocorrerá. Mas a história irá reter, talvez, que, na tempestade criada na Igreja pelas revelações dos abusos sexuais, foram duas mulheres que expressaram mais apropriadamente a terrível realidade dos fatos e o que é preciso pensar sobre isso.

Notas:

1.- KÜNG, Hans. A Igreja tem salvação? [2011], trad. por Saulo Krieger. São Paulo: Paulus, 2012.

2.- MARTEL, Frédéric. Sodoma. Enquête au coeur du Vatican. Paris: Robert Laffont, 2019 e minha resenha em esprit.presse.fr.

3.- MARGRON, Véronique. Un moment de vérité. Abus sexuels dans l’Église. Une théologienne s’engaje. Paris: Michel Albin, 2019.

Leia mais

  • ''Não se faz teologia totalmente sozinho''. Entrevista com Marie-Jo Thiel
  • 12 desafios que a Igreja deve enfrentar
  • Abusos sexuais: a Igreja deve questionar-se sobre a sua parte de responsabilidade
  • “Sodoma” ou os segredos de família do Vaticano. "Um livro criticável, mas salutar"
  • A crise dos abusos sexuais é global. Artigo de Massimo Faggioli
  • Francisco encerra encontro no Vaticano com promessa de que a Igreja irá ''enfrentar com decisão'' os abusos
  • Os oito compromissos do Papa Francisco e da Igreja para proteger os menores no final do Encontro no Vaticano sobre a pedofilia clerical
  • Principal assessor de João Paulo II defende legado do Papa a respeito dos abusos sexuais
  • Encontro sobre "A proteção dos menores na Igreja". Declaração de padre Federico Lombardi SI, Moderador do Encontro
  • Pedofilia, Bergoglio encerra a cúpula: "Agora seriedade sobre os abusos". Mas nem todos os cardeais estão abertos à tolerância zero
  • O que a Igreja deve fazer diante dos abusos? Entrevista com Valentina Alazraki, convidada a falar no Vaticano sobre “a proteção dos menores na Igreja”
  • Lombardi anuncia a criação de uma “força-tarefa” vaticana para a luta contra a pederastia
  • Vítimas divididas diante do discurso do Papa no encerramento do encontro antipederastia
  • Apesar da pressão externa, pouco se falou sobre homossexualidade na cúpula sobre abusos no Vaticano
  • O Cardeal Marx acusa o Vaticano: destruídos dossiês sobre padres pedófilos, abolir o segredo pontifício
  • Abusos sexuais na Igreja: chegou a hora de fazer as contas com alguns momentos e passagens do pontificado de João Paulo II
  • Os ataques à Igreja são o sinal de uma nostalgia escondida. Entrevista com o cardeal Schönborn
  • Arcebispo australiano sugere a criação de novo dicastério vaticano para combater o abuso e a cultura clerical
  • O cisma. Artigo de Raniero La Valle
  • A cúpula sobre os abusos e a armadilha ''donatista''
  • Cardeal indiano reivindica que os abusadores dentro da Igreja “prestem contas às autoridades civis”
  • “A denúncia de um crime não deve ser obstaculizada pelo segredo oficial ou por normas de confidencialidade”, afirma Cupich
  • O Papa beija as mãos de um sobrevivente de abusos. Vídeo
  • Os temas do primeiro dia de trabalho foram apresentados durante o encontro com os jornalistas. No solo sagrado do sofrimento
  • A ousadia de Francisco
  • A comoção dos bispos com o testemunho das vítimas de abusos
  • “O santo Povo de Deus olha para nós e espera de nós não meras e óbvias condenações, mas medidas concretas e eficazes”, afirma Francisco
  • Francisco e as diretrizes contra a pedofilia. 21 pontos de reflexão sugeridos aos bispos
  • Francisco terá que consertar a cultura do encobrimento que João Paulo II permitiu
  • Papa abre cúpula contra abusos sexuais anunciando “medidas concretas e eficazes”

Notícias relacionadas

  • “Pacem in Terris”. Os 56 anos de uma encíclica e a dimensão social do Evangelho. Entrevista especial com Frei Carlos Josaphat

    LER MAIS
  • Católicos em rede: de ouvintes a produtores da palavra de fé. Entrevista especial com Moisés Sbardelotto

    LER MAIS
  • George Pell: polícia considera a possibilidade de responsabilizar o cardeal em casos de pedofilia

    A polícia do estado australiano de Victoria está considerando a possibilidade de responsabilizar a mais alta autoridade católic[...]

    LER MAIS
  • Igreja: «Pensamento liberal não é o nosso» - Papa Francisco

    Encontro com sacerdotes jesuítas alertou para tentação de usar critérios rígidos em vez de discernir situações O Papa Fran[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados