• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

O Papa aposta tudo (ou quase) no caso chileno

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

15 Mai 2018

Na metade de seu pontificado (embora só Deus e o próprio Papa saibam disso), Francisco se esbarrou com o ‘caso chileno’, adereçado com uma série de ingredientes que o tornam paradigmático não apenas para o Chile, mas também para o próprio Pontífice e para toda a Igreja.

A reportagem é de José Manuel Vidal, publicada por Religión Digital, 14-05-2018. A tradução é do Cepat.

Consciente disso, primeiro pediu perdão pessoalmente (não como Wojtyla ou Ratzinger que pediram perdão pelos pecados da instituição) e, depois, em um gesto histórico e inédito, convocou, de 15 a 17 deste mês, em Roma, todo o episcopado chileno.

Para que os bispos, com o Papa à frente, façam um exame de consciência, arrependam-se, peçam perdão e cumpram a penitência. E também para encontrar, de forma colegiada e democrática, medidas “a curto, médio e longo prazo”, como ele mesmo disse, que corrijam o rumo da Igreja chilena e sirvam de pauta e padrão para as demais Igrejas do mundo. O que o Papa aposta no caso chileno e por quê?

1. Está em jogo seu prestígio

Um prestígio global, mundial, de máxima autoridade moral, de líder autêntico, de defensor dos pobres e das causas justas, que se fortaleceu durante estes cinco anos. Uma aura que se pode ver manchada, pois o próprio Francisco defendeu amarga e abertamente, e em repetidas ocasiões, o bispo Barros, a quem as vítimas do abusador Karadima (uma espécie de Marcial Maciel chileno) acusam de acobertador. De fato, o próprio Papa reconheceu que errou e pediu perdão. Contudo, não basta este gesto incomum em um Papa. A opinião pública e publicada exige mais de Francisco. As palavras já não são suficientes para recuperar seu prestígio intacto. As pessoas esperam dele atos justos, equitativos, mas também sanadores e contundentes.

2. Está em jogo sua credibilidade

Neste momento, Francisco é o líder mundial mais e melhor avaliado. Um líder que sempre dá exemplo e que, antes de pregar, faz. Bergoglio precisa mandar um novo sinal de credibilidade à opinião pública e publicada de que seu pulso não treme, de que sabe governar e de que irá deixar claro que com os pobres e as vítimas não se brinca.

Será relativamente fácil convencer a opinião pública que tem ao seu lado. Para ele, custará muito mais lidar com a opinião publicada dos grandes conglomerados midiáticos mundiais, especialmente norte-americanos, que aguardam com o machado levantado para lhe fazer pagar por suas supostas veleidades por bondade, pobreza e ecologia. E por suas abertas condenações ao “capitalismo financeiro que mata” e descarta milhares de pessoas que estão jogadas nas sarjetas do mundo e da história. É a nova e famélica legião dos descartados.

3. A passagem da ‘tolerância zero” da teoria à práxis

Bento implantou a “tolerância zero” na Igreja e se tornou o “varredor de Deus”, fazendo a instituição passar da dinâmica do acobertamento à da denúncia da pedofilia como um crime civil. Francisco quer levar essa dinâmica mais longe e que passe das meras condenações teóricas aos atos reais e concretos. Para isso, já exemplificou a mudança de atitude eclesial ao receber as três principais vítimas do padre Karadima em sua própria casa, acolhendo-as como um pai e pedindo perdão. Agora, de acordo com as próprias vítimas, deseja ir mais longe: colocar em marcha um novo padrão de conduta (as vítimas primeiro) e pedir contas aos bispos chilenos acobertadores e aos que acusaram as vítimas de infamar e manchar a Igreja com suas denúncias.

Trata-se, fundamentalmente, dos quatro bispos da Pia União fundada por Karadima (Koljatic, Arteaga, Valenzuela e Barros), assim como dos cardeais Medina, Errázuriz e Ezzati. As vítimas querem suas cabeças. Francisco não pode lhes tirar o cardinalato, mas, sim, pode retirar Errázuriz do Conselho de Cardeais (G9 vaticano) e aceitar imediatamente a renúncia como arcebispo de Santiago do cardeal Ezzati, já apresentada. Os quatro bispos de Karadima já deveriam ter apresentado sua renúncia por decência e pelo maior bem da instituição e se retirar a um mosteiro para rezar.

4. Está em jogo a confiança das vítimas

Até agora, Francisco teve gestos de apoio e proximidade pessoais com as vítimas de abusos de todo o mundo, especialmente com as de Karadima, mas estas acreditam que chegou o momento dos fatos. Pedem a Francisco que tome medidas enérgicas não só com os pedófilos, mas também com os acobertadores. Por exemplo, que não prescrevam os crimes de abusos no Direito Canônico e que hierarquia da Igreja mundial se posicione sempre e abertamente com as vítimas e contra os vitimários.

Sendo assim, que a instituição deixe de ser um terreno de caça fácil para depredadores sexuais, para se tornar um refúgio seguro contra eles. E isso exigirá ao Papa impor uma mudança de mentalidade em seus pastores, diante das poderosas inércias do passado, centradas em evitar o escândalo e, sobretudo, em proteger a boa imagem da instituição acima da dignidade das pessoas dos abusados. Também exigirá que a Igreja se coloque à disposição das vítimas, para as ajudar psicologicamente e, sobretudo, economicamente, e ressarci-las a fundo e sem contornos pelos danos sofridos.

5. Está em jogo sua primavera

Para além do caso chileno e de seu significado universal no âmbito da pedofilia clerical, Francisco está enfrentando o último grande líder da velha guarda vaticana: o cardeal Angelo Sodano. Plenipotenciário Secretário de Estado durante o pontificado do Papa Wojtyla, o cardeal italiano é o chefe reconhecido da cordada (grupo, partido ou lobby) diplomática vaticana. O corpo diplomático vaticano é o coração do poder da Cúria. Sua reforma é um dos assuntos pendentes de Francisco.

A cordada de Sodano se ramificou no Chile através dos cardeais Medina, Errázuriz e Ezzati, que dominaram a cúpula da Igreja chilena e impuseram seus “protegidos” como bispos, com a bênção do núncio Scapolo, um diplomata que também pertence ao partido de Sodano. Se o Papa retirar o núncio Scapolo do Chile, estará demonstrando aberta e claramente que venceu ao menos esta batalha contra o clã diplomático e Sodano terá que se retirar definitivamente de cena da cúria, aos seus 90 anos. Assistiremos o início do fim dos clãs mafiosos no Vaticano? Ninguém pode parar a primavera na primavera.

Leia mais

  • Enquanto bispos do Chile chegam a Roma, relembramos as 48 horas que abalaram a Igreja
  • Da exortação ''Igreja argentina, levanta-te e caminha'' de João Paulo II à ''Igreja chilena, levanta-te e caminha'' do Papa Francisco
  • Caso Karadima. Cardeal Errázuriz vai a Roma para prestar contas
  • Chile. No fim, o cardeal Errázuriz muda de ideia e viaja para Roma
  • Enquanto bispos do Chile chegam a Roma, relembramos as 48 horas que abalaram a Igreja
  • Pederastia. O Papa e os bispos do Chile: é preciso esclarecer “as responsabilidades de cada um”
  • A viagem mais incerta vivida pela Igreja chilena
  • Papa Francisco: "No Chile, senti um frio muito estranho"
  • Chile. "Agora, talvez tenha chegado a hora de Karadima falar e depois pedir sincero perdão às vítimas”, afirma arcebispo
  • Declaração da coletiva de imprensa de James Hamilton, Juan Carlos Cruz e José Andrés Murillo
  • Chile. Sodano, Errázuriz e Ezzati, sepulcros caiados
  • Cardeal Ezzati: ''Pelo bem do povo de Deus, Dom Juan Barros deveria renunciar ao episcopado de Osorno''
  • Chile. "Não ao clericalismo e a mundos ideais que não tocam a vida de ninguém". O apelo de Francisco aos bispos
  • Carta do Papa revela preocupações sobre bispo chileno
  • Chile. Juan Carlos Cruz: Mais de duas horas e meia com o Papa. Estou comovido
  • James Hamilton qualifica sua conversa com o Papa como “sincera, acolhedora e muito construtiva”
  • Papa Francisco recebe Andrés Murillo, uma vítima que Karadima queria transformar em cúmplice
  • Chile. “Haverá uma grande depuração na Igreja”. Entrevista com o ex-embaixador da Argentina no Vaticano
  • O que foi conversado nos encontros entre o Papa Francisco e Murillo, Hamilton e Cruz, vítimas de Karadima?
  • Chile. Caso Karadima: “Não trema a mão ao Papa”
  • “Não sei se a cabeça de Barros conseguiria pacificar a Igreja chilena”. Entrevista com Hans Zollner
  • Cruz, Murillo e Hamilton: claros, transparentes, indignados, dispostos a contribuir para a luta contra os abusos e os encobrimentos
  • Vítimas do Chile: ''O papa nos pediu perdão. Agora esperamos ações exemplares''
  • Quando as mulheres vítimas de abusos na Igreja vão começar a falar?
  • Chile. “Além de mudanças de bispos, precisamos de uma mudança de estilo na Igreja”, pede padre jesuíta
  • Chile.“Este sinal do Papa é devastador para o que virá depois com os bispos”. Entrevista com Benito Baranda
  • Chile. “Como Igreja não respeitamos a sociedade”, afirma padre jesuíta
  • Chile. Bachelet pediu o afastamento urgente Juan Barros, então bispo castrense
  • Papa conclui conversas com vítimas chilenas: ''Comovidos e satisfeitos. Encontros construtivos''
  • O encontro do Papa Francisco com James Hamilton. "Karadima sabia manipular em nome de Deus a ética e a moral a seu favor"
  • Papa Francisco e as vítimas de abusos no Chile: uma autocrítica radical e pública, mas apenas um primeiro passo
  • Vítimas chilenas de abusos participaram do Angelus do Papa
  • Chile. Primeiro encontro do Papa com vítimas de abusos: escuta e perdão

Notícias relacionadas

  • Papa abre a Porta Santa: “Bangui é a capital espiritual do mundo”

    LER MAIS
  • A luta de Bergoglio contra a economia que mata e suas tensões na Argentina. Entrevista especial com Eduardo de la Serna

    LER MAIS
  • "Esta economia mata. Precisamos e queremos uma mudança de estruturas", afirma o Papa Francisco

    LER MAIS
  • Discurso do Papa Francisco sobre gênero nas escolas é considerado ambíguo, desatualizado

    O discurso do Papa Francisco de que as escolas estão ensinando as crianças que elas podem escolher o seu sexo – o que seria um[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados