Oração reúne vítimas dos dois lados após meio século de guerra

Papa Francisco na Colômbia | Foto: Reprodução do Twitter de Antonio Spadaro

Mais Lidos

  • "A ideologia da vergonha e o clero do Brasil": uma conversa com William Castilho Pereira

    LER MAIS
  • O “non expedit” de Francisco: a prisão do “mito” e a vingança da história. Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS
  • A luta por território, principal bandeira dos povos indígenas na COP30, é a estratégia mais eficaz para a mitigação da crise ambiental, afirma o entrevistado

    COP30. Dois projetos em disputa: o da floresta que sustenta ou do capital que devora. Entrevista especial com Milton Felipe Pinheiro

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

11 Setembro 2017

Na cidade de Villavicencio, no dia 8 de setembro, o Papa Francisco deve participar de uma oração extraordinária pela reconciliação nacional, de que participarão 6.000 pessoas, incluindo vítimas de violência de ambos os lados, ex-guerrilhas, policiais e militares.

A reportagem é de Cindy Wooden, publicada por Catholic News Service, 08-09-02017. A tradução é de Luísa Flores Somavilla.

É o ponto alto de um dia focado no caminho à reconciliação, em um país que sofreu com um conflito armado entre guerrilheiros marxistas e o governo desde 1964, e com a violência ainda antes.

O momento de oração, potencializado pelo testemunho de quatro vítimas de violência, será transmitido em rede nacional pela TV, pelo rádio e pelas redes sociais. É um evento crucial no esforço contínuo do papa Francisco de provocar uma mudança cultural no país, buscando afastar mentes e corações da violência e levá-los para um caminho de paz e reconciliação.

As vítimas do conflito armado com as FARC que atingiram a Colômbia durante mais de 5 décadas se abraçaram em um gesto de reconciliação e perdão, liderado pelo papa Francisco. (Foto: Efraín Herrera – SIG)

O Papa Francisco procura evitar o impasse de longa data criado pela polarização política no país, deixando claro que há "outro caminho" para construir um futuro de paz em que os colombianos possam ver uns aos outros como "irmãos e irmãs", não como inimigos que devem ser eliminados.

Um folheto elaborado pela arquidiocese de Villavicencio inclui um relatório sobre o trágico número de vítimas do conflito armado do país no último meio século: 8 milhões de vítimas, 984.507 homicídios, 166.407 pessoas desaparecidas, 16.340 assassinatos, 1.982 massacres, 19.684 vítimas de violência sexual, 6.421 casos de violência sexual, 6.421 casos de recrutamento forçado e 12.000 amputações.

Leia mais