23 Junho 2017
Nota do Arcebispo Justin Welby sobre a publicação, hoje, do relatório independente feito pela dama Moira Gibb sobre o tratamento dado pela Igreja ao caso do Bispo Peter Ball.
A nota foi publicada por Arcebispo de Canterbury, 22-06-2017. A tradução é de Isaque Gomes Correa.
O abuso da Fé torna a leitura lancinante: a Igreja em conluio e dissimulada ao invés de uma Igreja em busca de ajudar os que foram corajosos o suficiente para se manifestar. É um comportamento indesculpável e chocante e, embora a dama Moira observe que a maior parte destes eventos aconteceram muitos anos atrás e embora não pense que a Igreja, hoje, comportar-se-ia nas formas descritas, jamais podemos ser complacentes, devemos tirar lições.
Respaldo plenamente as recomendações do relatório e irei me certificar de que a Câmara dos Bispos veja como podemos implementá-las o mais rápido possível, trabalhando com a Equipe Nacional de Salvaguarda. Aos sobreviventes que foram corajosos o suficiente para dividir suas histórias e levar Peter Ball à justiça, eu mais uma vez ofereço o meu sincero pedido de desculpas. Não há justificativas para o que aconteceu e para o abuso sistêmico da confiança perpetrado por Peter Ball ao longo de décadas.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Nota do Arcebispo de Canterbury sobre o relatório Peter Ball - Instituto Humanitas Unisinos - IHU