26 Outubro 2017
Fortalece-se a paz na Colômbia. Os guerrilheiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e do ELN (Exército de Libertação Nacional) anunciaram ontem seu "compromisso comum com o processo de paz" e o apoio aos avanços das negociações em curso na Colômbia.
A informação é publicada por L'Osservatore Romano, 25-26-10-2017. A tradução é de Luisa Rabolini.
Os dois grupos assinaram ontem um documento conjunto em que confirmam seu empenho com a preservação do cessar-fogo com o governo central e com o avanço no processo de paz. O documento foi apresentado à ministra das Relações Exteriores da Colômbia María Ángela Holguín, na cidade de Montecristi, no Equador.
"Expressamos o nosso compromisso de alcançar a paz, as mudanças e transformações que a maioria dos colombianos e das colombianas deseja", afirma a declaração conjunta. O texto também expressa o desejo de ambos de "realizar uma defesa conjunta do processo de paz e explorar mecanismos comuns para garantir que não seja apenas implementado o acordo entre o governo e as FARC, mas também avance a agenda de negociações entre o governo e o ELN, e se harmonizem os dois processos".
Como é conhecido, o governo de Bogotá e as FARC chegaram em 2016 a um acordo de paz após longas conversas em Havana. Com o ELN foi estabelecido um cessar-fogo. Atualmente estão em curso negociações com o governo.
Leia mais
- ONU conclui desmantelamento de esconderijos de armas das Farc
 - Fortuna das Farc trava paz colombiana
 - Líder das FARC pede perdão ao papa Francisco
 - Colômbia. As ''novas'' Farc: o ódio ficou para trás
 - Do pedido de perdão à Igreja à construção de um novo partido, as transformações das Farc no século 21
 - Força Alternativa Revolucionária do Comum, novo nome das FARC
 - Com o fim das FARC, governo da Colômbia prioriza preservação da água
 - Colômbia: “Freamos a guerra com as Farc, mas ainda não temos paz”, afirma jesuíta
 - Quando as FARC deixaram de ser um grupo armado
 - O governo colombiano e o ELN fazem um pacto de cessar-fogo às vésperas da visita do Papa Francisco
 - Governo da Colômbia e ELN anunciam compromisso com cessar-fogo
 - Colômbia. ELN liberta refém e negociações de paz devem se iniciar
 - Colômbia. Adiado o início das negociações de paz com o ELN
 - Colômbia enfrenta uma emergência pelos assassinatos de líderes sociais
 - Fortuna das Farc trava paz colombiana
 - Colombia. Dias de impacto
 - O governo colombiano e o ELN fazem um pacto de cessar-fogo às vésperas da visita do Papa Francisco
 - Governo da Colômbia e ELN anunciam compromisso com cessar-fogo
 - A fragilidade do cessar-fogo na Colômbia
 - Cessar-fogo entra em vigor; Colômbia terá que 'engolir sapos' para ter paz, diz Ingrid Betancourt
 - Governo e FARC chegam a acordo para o cessar-fogo bilateral e definitivo