Francisco Xavier e Pedro Arrupe. Dois ícones da Igreja. A homilia do papa Francisco na festa de Inácio de Loyola em 2013

Santo Inácio | Foto: Reprodução - Youtube

31 Julho 2019

Nesta sexta-feira, 31 de julho, é a festa litúrgica de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, e certamente não faltará um gesto especial do Papa Francisco, que, no ano passado, quis se encontrar com os seus coirmãos jesuítas em Roma para celebrar a Eucaristia na Igreja do Gesù.

Nestas horas, fervem os preparativos na igreja-mãe dos jesuítas para a Santa Missa que será celebrada pelo padre geral, Adolfo Nicolás.

A informação é publicada por Il Sismografo, 29-07-2015.

Um comunicado da Companhia lembra que, no ano passado, "estavam presentes cerca de 300 jesuítas, além de alguns colaboradores leigos mais próximos e representantes das congregações femininas de inspiração inaciana. A celebração se abriu com uma saudação do Padre Geral 'ao nosso irmão Francisco'. No fim da celebração, o Papa Francisco rezou e acendeu uma vela votiva diante do altar de Santo Inácio, deteve-se diante da imagem de Nossa Senhora da Estrada e diante do altar de São Francisco Xavier, fez uma visita ao túmulo do padre Pedro Arrupe, depondo ali um buquê de flores".

Há 42 anos, além disso, no dia 31 de julho de 1973, Jorge Mario Bergoglio era eleito provincial dos jesuítas da Argentina.

Republicamos a homilia do papa e a saudação final do padre geral Adolfo Nicolás no dia 31 de julho de 2014, publicadas pela página do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, 01-08-2014.

Eis o texto.

Na manhã dessa quarta-feira, às 8h, o Santo Padre Francisco dirigiu-se à Igreja do Gesù, em Roma, para celebrar a missa na festa de Santo Inácio, fundador da Companhia de Jesus, com os seus coirmãos jesuítas e os seus amigos e colaboradores. A missa começou às 08h15.

A reportagem é do sítio da Santa Sé, 31-07-2013. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Concelebraram com o papa, Dom Luis Ladaria, secretário da Congregação para a Doutrina da Fé, o Padre Geral da Companhia de Jesus, Adolfo Nicolás, os membros do seu conselho e mais de 200 jesuítas.

Ao término da missa, o papa foi prestar homenagem e uma oração diante dos altares de Santo Inácio e de São Francisco Xavier, na Capela da Madonna della Strada e no túmulo do padre Pedro Arrupe.

Depois de um breve encontro fraterno com o Padre Geral e alguns coirmãos, o papa voltou ao Vaticano por volta das 10h.

Publicamos a seguir o texto da homilia do Santo Padre.

Eis a homilia.

Nesta Eucaristia em que celebramos o nosso Pai Inácio de Loyola, à luz das leituras que ouvimos, eu gostaria de propor três simples pensamentos guiados por três expressões: colocar Cristo a Igreja no centro; deixar-se conquistar por Ele para servir; sentir a vergonha dos nossos limites e pecados, para sermos humildes diante d'Ele e dos irmãos.

1. O nosso brasão, dos jesuítas, é um monograma, o acrônimo de "Iesus Hominum Salvator" (IHS). Cada um de vocês poderá me dizer: nós o sabemos muito bem! Mas esse brasão continuamente nos lembra continuamente uma realidade que nunca devemos esquecer: a centralidade de Cristo para cada um de nós e para toda a Companhia, que Santo Inácio quis chamar justamente "de Jesus" para indicar o ponto de referência.

Além disso, também no início dos Exercícios Espirituais, ele nos coloca diante do nosso Senhor Jesus Cristo, do nosso Criador e Salvador (cf. EE, 6). E isso leva a nós, jesuítas, e a toda a Companhia a sermos "descentrados", a estar diante do "Cristo sempre maior", do "Deus semper maior", do "intimior intimo meo", que nos leva continuamente para fora de nós mesmos, nos leva a uma certa kenosis, a "sair do próprio amor, vontade e interesse" (EE, 189).

Não é evidente a pergunta para nós, para todos nós: Cristo é o centro da minha vida? Realmente coloco Cristo no centro da minha vida? Porque há sempre a tentação de pensar que nós estamos no centro. E quando um jesuíta coloca a si mesmo no centro, e não a Cristo, se equivoca. Na primeira leitura, Moisés repete com insistência ao povo que ame o Senhor, que caminhe nos seus caminhos, "porque Ele é a tua vida" (cf. Dt 30, 16.20). Cristo é a nossa vida!

À centralidade de Cristo corresponde também a centralidade da Igreja: são dois focos que não podem ser separados: eu não posso seguir Cristo senão na Igreja e com a Igreja. E também nesse caso, nós, jesuítas, e toda a Companhia não estamos no centro; estamos, por assim dizer, "deslocados", estamos a serviço de Cristo e da Igreja, a Esposa de Cristo, nosso Senhor, que é a nossa Santa Madre Igreja Hierárquica (cf. EE, 353). Ser homens enraizados e fundados na Igreja: assim Jesus nos quer. Não pode haver caminhos paralelos ou isolados. Sim, caminhos de busca, caminhos criativos, sim, isso é importante: ir para as periferias, as tantas periferias. Para isso, é preciso criatividade, mas sempre em comunidade, na Igreja, com esse pertencimento que nos dá coragem para ir em frente. Servir a Cristo é amar essa Igreja concreta e servi-la com generosidade e espírito de obediência.

2. Qual é o caminho para viver essa dupla centralidade? Olhemos para a experiência de São Paulo, que também é a experiência de Santo Inácio. O Apóstolo, na segunda leitura que ouvimos, escreve: esforço-me para correr para a perfeição de Cristo "porque eu também fui conquistado por Jesus Cristo" (Fil 3, 12). Para Paulo, isso ocorreu no caminho de Damasco; para Inácio, na sua casa de Loyola; mas o ponto fundamental é comum: deixar-se conquistar por Cristo. Eu busco Jesus, eu sirvo Jesus, porque Ele me buscou antes, porque fui conquistado por Ele: e esse é o coração da nossa experiência. Mas Ele é primeiro, sempre.

Em espanhol, há uma palavra que é muito gráfica, que explica isso muito bem: ele nos "primerea", "Él nos primerea". É primeiro sempre. Quando nós chegamos, Ele já chegou e nos espera. E aqui eu gostaria de retomar a meditação sobre o Reino na Segunda Semana. Cristo, nosso Senhor, Rei eterno, chama cada um de nós, dizendo-nos: "Quem quer vir comigo deve trabalhar comigo, para que me, seguindo-me no sofrimento, siga-me também na glória" (EE, 95): ser conquistado por Cristo para oferecer a esse Rei toda a nossa pessoa e todo o nosso esforço (cf. EE, 96); dizer ao Senhor que quer fazer tudo para o seu maior serviço e louvor, imitá-lo suportando também injúrias, desprezo, pobreza (cf. EE, 98).

Mas penso no nosso irmão na Síria neste momento. Deixar-se conquistar por Cristo significa estar sempre voltados para o que está diante de mim, para a meta de Cristo (cf. Fil 3, 14) e perguntar-se com verdade e sinceridade: o que fiz por Cristo? O que faço por Cristo? O que devo fazer por Cristo? (cf. EE, 53).

3. E chego ao último ponto. No Evangelho, Jesus nos diz: "Quem quiser salvar a própria vida vai perdê-la, mas quem perder a própria vida por minha causa, a salvará... Quem se envergonhar de mim..." (Lc 9, 23). E assim por diante. A vergonha do jesuíta. O convite que Jesus faz é de nunca se envergonhar d'Ele, mas de segui-Lo sempre com dedicação total, confiando e confiando-se a Ele. Mas, olhando para Jesus, como Santo Inácio nos ensina na Primeira Semana, sobretudo olhando para o Cristo crucificado, nós sentimos aquele sentimento tão humano e tão nobre que é a vergonha de não estar à altura; olhamos para a sabedoria de Cristo e para a nossa ignorância, para a sua onipotência e para a nossa fraqueza, para a Sua justiça e para a nossa iniquidade, para a Sua bondade e para a nossa maldade (cf. EE, 59). Pedir a graça da vergonha;  vergonha que vem do contínuo diálogo de misericórdia com Ele; vergonha que nos faz corar diante de Jesus Cristo; vergonha que nos põe em sintonia com o coração de Cristo que se fez pecado por mim; vergonha que põe em harmonia o nosso coração nas lágrimas e nos acompanha no seguimento cotidiano do "meu Senhor".

E isso nos leva sempre, como indivíduos e como Companhia, à humildade, a viver essa grande virtude. Humildade que nos torna conscientes todos os dias de que não somos nós que construímos o Reino de Deus, mas é sempre a graça do Senhor que age em nós; humildade que nos leva a colocar tudo de nós mesmos não a nosso serviço ou das nossas ideias, mas sim a serviço de Cristo e da Igreja, como vasos de barro, frágeis, inadequados, insuficiente, mas nos quais há um tesouro imenso que levamos e que comunicamos (2Cor 4, 7).

Eu sempre gostei de pensar no ocaso do jesuíta, quando um jesuíta termina a sua vida, quando se põe. E sempre me veem dois ícones desse ocaso do jesuíta: uma clássica, a de São Francisco Xavier, olhando para a China. A arte retratou tantas vezes esse ocaso, esse final de Xavier. A literatura também, naquela bela peça de Pemán. No fim, sem nada, mas diante do Senhor; isso faz bem a mim, pensar nisso.

O outro ocaso, o outro ícone que me vem como exemplo, é o do padre Arrupe no último colóquio no campo dos refugiados, quando nos disse – algo que ele mesmo dizia –: "Eu digo isso como se fosse o meu canto do cisne: rezem". A oração, a união com Jesus. E, depois de ter dito isso, tomou o avião, chegou em Roma com o derrame, que deu início àquele ocaso tão longo e tão exemplar.

Dois ocasos, dois ícones que fará bem a todos nós olhar e voltar a esses dois. E pedir a graça de que o nosso ocaso seja como o deles.

Queridos irmãos, voltemo-nos a Nuestra Señora, Ela que trouxe Cristo no seu ventre e acompanhou os primeiros passos da Igreja, nos ajude a colocar sempre no centro da nossa vida e do nosso ministério Cristo e a sua Igreja; Ela que foi a primeira e mais perfeita discípula do seu Filho, nos ajude a nos deixar conquistar por Cristo para segui-lo e servi-lo em toda situação; Ela que respondeu com a mais profunda humildade ao anúncio do Anjo: "Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra" (Lc 1, 38), que faça sentir a vergonha pela nossa inadequação diante do tesouro que nos foi confiado, para viver a humildade diante de Deus.

Acompanhe o nosso caminho a paterna intercessão de Santo Inácio e de todos os Santos Jesuítas, que continuam nos ensinando a fazer tudo, com humildade, ad maiorem Dei gloriam.

Leia mais