• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Lund, a comunhão e a bispa: questões ecumênicas e católicas. Artigo de Andrea Grillo

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

03 Novembro 2016

"Ao lado de uma questão ecumênica, resta uma questão católica, com a qual o Papa Francisco está lidando há quase quatro anos. Não é possível abordar a primeira sem abordar a segunda. E o papa é o primeiro que está ciente de tudo isso. Sem uma teologia da Eucaristia e do ministério à altura do desafio, não se fará muita estrada."

A opinião é do teólogo italiano Andrea Grillo, leigo casado, professor do Pontifício Ateneu S. Anselmo, em Roma, do Instituto Teológico Marchigiano, em Ancona, e do Instituto de Liturgia Pastoral da Abadia de Santa Giustina, em Pádua.

O artigo foi publicado no seu blog Come Se Non, 02-11-2016. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Eis o texto.

Como é evidente, o gesto histórico que o Papa Francisco fez no dia 31 vai muito além das palavras com que todos podemos comentá-lo. A fraternidade e a irmandade que ele soube expressar e fazer experimentar estão muito além dos conceitos e das representações que podemos utilizar para descrevê-las e avaliá-las.

Dois exemplos podem nos ajudar a entender o que significa essa "distância".

Em primeiro lugar, na Declaração Conjunta, espera-se um renovado empenho ecumênico também em nível teológico no plano da Eucaristia. As diferenças entre luteranos e católicos não podem mais ser entendidos simplesmente com base nos "cânones tridentinos de condenação". A práxis litúrgica do catolicismo, na sua história recente, conheceu uma grande renovação que contribui para aproximar as partes. A redescoberta da "comunhão" como lugar central da celebração eucarística permite reler a nossa tradição em uma nova sintonia com a protestante. Mas isso exige um "trabalho profundo" de compreensão e de explicação da "presença de Cristo", que saia das contraposições históricas entre "transubstanciação" e "consubstanciação". Poder dizer, hoje, uma comunhão possível entre católicos e luteranos na Santa Ceia requer um trabalho acurado sobre as categorias teológicas e sobre as suas premissas e consequências práticas, espirituais e orantes.

Podemos dizer o mesmo sobre o discurso sobre o ministério ordenado. Nesse campo, à experiência diferenciada e articulada da tradição protestante, corresponde uma "experiência bloqueada" no campo católico. Nós não conseguimos sair de um "bloqueio" que diz respeito a toda outra "figura" de ministro que seja diferente do "homem célibe".

Por um lado, uma elaboração diferente da necessidade da "vida celibatária" e a releitura de uma possibilidade do "ministério uxorado [casado]" – não só em nível diaconal – poderá ter o seu espaço de objetivo desenvolvimento.

Por outro lado, uma real integração da mulher no ministério eclesial deve superar bloqueios muito mais radicais e prejudiciais, que se alimentam de uma série de "indistinções" sobre as quais seria justo – ao menos ecumenicamente – deter o olhar. Tento elencá-los aqui, para favorecer um diálogo mais sereno sobre o tema:

a) ministério eclesial é mais do que a "mulher-padre": o debate que recentemente foi aberto, por impulso do Papa Francisco, sobre a oportunidade de "ordenação diaconal" para as mulheres constitui um tema delicado e decisivo. Contanto que se compreenda que o diácono é "ministro ordenado" e que, nesse sentido, a mulher entraria, assim, no âmbito da ordem sagrada.

b) a autoridade da Igreja envolvida na decisão: que a ordenação diaconal das mulheres, quando fosse considerada possível e oportuna, não afetaria minimamente aquilo que foi estabelecido pela Ordinatio sacerdotalis, a carta apostólica de João Paulo II que não reconhece à Igreja a autoridade para estender às mulheres a ordenação "sacerdotal" (ou seja, ao presbiterado e ao episcopado);

c) a não irreformabilidade da Ordinatio sacerdotalis: que, em uma perspectiva mais longa, a autoridade eclesial poderia reconhecer, amanhã, que tem a autoridade para estender a ordenação sacerdotal também para a mulher. De fato, o texto 1994 é "definitive tenendum", mas não de modo absoluto. Só enquanto a Igreja considerar que não tem aquela autoridade que, em 1994, decidiu excluir. Faltando requisitos de "infalibilidade", o documento é apenas relativamente irreformável.

A viagem para Lund, entre ida e volta, mostrou que, ao lado de uma questão ecumênica, resta uma questão católica, com a qual o Papa Francisco está lidando há quase quatro anos. Não é possível abordar a primeira sem abordar a segunda. E o papa é o primeiro que está ciente de tudo isso. Sem uma teologia da Eucaristia e do ministério à altura do desafio, não se fará muita estrada.

Leia mais

  • A estratégia da partilha do papa: Lutero como parte da história cristã comum
  • Os três ecumenismos do Papa Francisco. Artigo de Massimo Faggioli
  • A primeira ecumênica de Francisco. Artigo de Gianfranco Brunelli
  • "Agora, quem nos guia é o espírito de Lund." Entrevista com Jens-Martin Kruse
  • As teses de Lutero e o pontífice que apaga séculos de conflitos. Artigo de Lucetta Scaraffia
  • "É preciso uma laicidade saudável, uma autonomia das coisas." Entrevista com o Papa Francisco no voo de volta da Suécia
  • Papa Francisco confirma proibição da ordenação de mulheres sacerdotes
  • "O ministério do pontífice ainda nos separa." Entrevista com Paolo Ricca
  • As pedras de Lund. Artigo de Eugenio Bernardini, da Igreja Evangélica Valdense
  • Católicos e luteranos se comprometem a “eliminar os obstáculos que impedem a plena unidade”Católicos e luteranos se comprometem a “eliminar os obstáculos que impedem a plena unidade”

Notícias relacionadas

  • Papa abre a Porta Santa: “Bangui é a capital espiritual do mundo”

    LER MAIS
  • João Goulart e um projeto de nação interrompido. Entrevista especial com Oswaldo Munteal

    LER MAIS
  • "Esta economia mata. Precisamos e queremos uma mudança de estruturas", afirma o Papa Francisco

    LER MAIS
  • Traduzir a tradição: a "virada pastoral" do Concílio Vaticano II e o problema da Liturgiam authenticam. Artigo de Andrea Grillo

    Vincular a tradução litúrgica à "letra" do texto latino significa negar a questão litúrgica e não entender o Concílio Vati[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados