Os pobres nunca são um problema, a pobreza é. Artigo de A.G Fidalgo

Foto: Karthikeyan K/Unsplash

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04 Dezembro 2025

"Parece incrível que na Igreja ainda seja necessário fortalecer e reafirmar que a "opção para os pobres" é fundamentalmente cristã, que possui fundamentos cristológicos e eclesiosiológicos, endossados pela grande Tradição teológica e magisterial, que é uma escolha transversal na vida de todos os crentes e da qual ninguém pode prescindir, assumindo-a e enfrentando-a em uma forma integral", escreve A. G. Fidalgo, professor da Academia Alfonsiana, em artigo publicado no blog da instituição, 22-11-2025.

Eis o artigo.

Um texto a duas mãos, de continuidade e novidade, um texto que não é apenas social, mas profundamente teológico, cristológico, antropológico e eclesiológico. Um texto que nos fala claramente sobre uma pobreza que deve ser reconhecida, analisada e abordada em todos os níveis, ou seja, pessoal, social, estrutural e sistêmico. Cada nível exige mediação analítica e operacional diferente. Como seres humanos e sob uma perspectiva cristã, a pobreza nos preocupa enquanto cuidamos dos pobres como parte da nossa família humana, ouvimos atentamente seus gritos e nos solidarizamos com eles, para enfrentar os desafios das políticas socioculturais e econômicas que não apenas falham em resolver o drama da iniquidade e desigualdade, mas em grande medida o aumentam, Eles disfarçam e continuam a apresentar a questão dos pobres e da pobreza como um destino fatal cuja principal responsabilidade recai sobre as atitudes de pessoas que aparentemente nasceram pobres e preferem continuar assim.

Um verdadeiro humanismo e um verdadeiro compromisso cristão sempre estarão contra todo tipo de pobreza e sempre serão favoráveis aos pobres e à sua libertação e promoção integrais. Com eles e com eles, para que toda a família humana continue a ganhar em humanidade. Sempre será um aprendizado interpessoal e sistêmico difícil enfrentar os múltiplos e variados desafios da pobreza apoiando suas maiores vítimas porque, se não houver bem-estar e desenvolvimento integral para toda a sociedade, na verdade não haverá para ninguém; Só haverá um escândalo de violações intransponíveis contra a humanidade. A comunidade cristã não só não pode ser cúmplice, direta ou indiretamente, nessas situações, mas deve, em todos os seus níveis, declarar efetivamente de que lado está, para quem quer jogar e como afirma ser, não apenas com declarações sempre úteis e oportunas, mas, acima de tudo, com ações de transformação.

Ninguém pode se dar ao luxo de viver na indiferença, muito menos buscar refúgio em explicações consoladoras, que tornam a pobreza e, pior ainda, dos pobres uma realidade "marginal", "periférica", como parte de um mecanismo necessário de um desenvolvimento presumido que, no final, custe o que custar, seria vantajoso para todos; enquanto isso, essas realidades seriam apenas "efeitos colaterais". Além disso, a indiferença e o olhar para o outro lado, para continuar fazendo história, não só continuarão a nos desumanizar, como esse mesmo processo autodestrutivo nos faz perder a riqueza que está em meio a tanta miséria e marginalidade, como verdadeiras reservas de verdadeira humanidade. Valores de luta, de vida e morte compartilhadas, de solidariedade tecida do pouco de cada um para que haja mais. Valores de resistência e resiliência para enfrentar tanta violência e degradação desumanizante dentro e vinda da marginalidade, mostrando que mesmo com alguns "recursos" você pode fazer muitas coisas para continuar caminhando e melhorando.

Parece incrível que na Igreja ainda seja necessário fortalecer e reafirmar que a "opção para os pobres" é fundamentalmente cristã, que possui fundamentos cristológicos e eclesiosiológicos, endossados pela grande Tradição teológica e magisterial, que é uma escolha transversal na vida de todos os crentes e da qual ninguém pode prescindir, assumindo-a e enfrentando-a em uma forma integral. Mas aqui está este novo texto do magistério papal. Esperamos que não seja mais um texto que acabe sendo adicionado à pilha de muitas palavras que, embora cheias de significado e valores, correm o risco de ser esquecidas. Esperamos que traga uma visão mais ampla e profunda de misericórdia e benevolência. Esperamos que ela possa continuar contribuindo para superar ideologias que justificam a realidade dos pobres e da pobreza. Esperamos que essas palavras, mesmo que muitas, não sejam vazias, mas proféticas e sábias, para dar profundidade "à escolha dos pobres e contra a pobreza", como diria o pai da Teologia da Libertação, o grande pastor e teólogo Gustavo Gutiérrez, a quem lembramos com gratidão um ano após sua morte (1928-2024). Esperamos que os estudos acadêmicos e os serviços pastorais e ministeriais na Igreja possam ressoar esse forte chamado para fazer do Evangelho de Jesus em favor dos pobres e de uma pobreza libertadora o centro de seus estudos e configurações. Esperamos que, entre todas essas exortações e esclarecimentos significativos, pelo menos estes permaneçam bem impressionados:

"Às vezes, presume-se que critérios pseudocientíficos dizem que a liberdade de mercado levará espontaneamente à solução do problema da pobreza. Ou, até, opta-se pelo cuidado pastoral das chamadas elites, argumentando que, em vez de perder tempo com os pobres, é melhor cuidar dos ricos, dos poderosos e dos profissionais, para que, por meio deles, soluções mais eficazes possam ser alcançadas. É fácil compreender a mundanidade que está por trás dessas opiniões: elas nos levam a olhar para a realidade com critérios superficiais, desprovidos de qualquer luz sobrenatural, favorecendo conhecidos que nos tranquilizam e buscando privilégios que nos acomodam" (DT, n. 114).

"O amor cristão supera todas as barreiras, traz aqueles que estão longe, une estranhos, torna inimigos familiares, atravessa abismos humanamente intransponíveis, entra nas dobras mais ocultas da sociedade. Por sua natureza, o amor cristão é profético, realiza milagres, não tem limites: é para o impossível. O amor é, acima de tudo, uma forma de conceber a vida, uma maneira de vivê-la. Bem, uma Igreja que não impõe limites ao amor, que não conhece inimigos para lutar, mas apenas homens e mulheres para amar, é a Igreja que o mundo precisa hoje" (DT, n. 120).

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