22 Abril 2025
A reportagem é de Raúl Rejón, publicada por El Diario, 22-04-2025.
Francisco morreu. O Vaticano entrou em sede vacante. Em 15 ou, no máximo, 20 dias, deverá começar o conclave de cardeais para eleger um novo sumo pontífice. É possível que esta reunião comece mais cedo se todos os cardeais envolvidos confirmarem sua chegada ao Vaticano.
Até que o extra omnes, que será pronunciado no encerramento da Capela Sistina onde a votação acontece, seja pronunciado, o Vaticano testemunhará pela primeira vez novos ritos fúnebres aprovados em abril de 2024. Três paradas até que o corpo de Bergoglio seja encontrado no local de sepultamento que ele escolheu: a Basílica de Santa Maria Maggiore.
A primeira estação: acontece na residência do Papa depois que a morte de Bergoglio é certificada pelo camerlengo – que já terá chamado o Papa pelo primeiro nome três vezes em um ritual que diz que ele bate suavemente em sua testa com um martelo de prata. De acordo com as novas regras, a confirmação do óbito deve ser feita na capela da residência do Papa (antes era feita em seu próprio quarto).
Os novos rituais fúnebres, declarou o Vaticano, pretendem ser mais como "o funeral de um pastor e discípulo de Cristo, não de uma figura de poder mundano". O corpo do Papa é colocado em um caixão naquela capela e transportado diretamente para a Basílica de São Pedro. Antes, ficava no palácio do arcebispo.
Segunda parada: chegando em São Pedro, serão, em princípio, três dias para os fiéis católicos que desejarem visitar o caixão. Também é a primeira vez em muito tempo que o corpo será colocado diretamente em sua caixa de madeira e não em um catafalco.
O caixão é então fechado e uma missa é celebrada antes do sepultamento do Papa morto.
A terceira estação: o enterro. Desta vez, haverá um único caixão em vez dos três caixões empilhados de cipreste, zinco e carvalho usados até agora. Como os enterros estão planejados para serem realizados fora da Basílica do Vaticano, Francisco já havia estipulado que queria encerrar o enterro em Santa Maria Maggiore, que, segundo ele, é sua imagem mariana "favorita". O enterro fora da cripta de São Pedro será o primeiro em mais de um século.
Após o enterro, inicia-se um período de luto de nove dias, chamado Novendiales, durante o qual são realizadas nove missas. Enquanto isso, os cardeais que participarão da eleição devem viajar a Roma para dar início ao conclave do qual sairá o novo Papa.