23 Outubro 2024
Relatório da Unctad destaca catástrofe humanitária, ambiental e econômica causada por combates; leia relatório na íntegra
A reportagem é de Tatiane Correia, publicada por Jornal GGN, 22-10-2024.
A guerra travada por Israel contra o grupo palestino Hamas deixou a economia de Gaza em “ruína total”, ao ponto de serem necessários 350 anos para retomar o nível pré-confronto, segundo relatório elaborado pela ONU.
Relatório elaborado pela Unctad (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento) destaca que a atividade econômica em Gaza – que já era fraca antes da guerra – piorou, assim como os serviços de saúde humanitária, alimentação e o fornecimento de água, combustível, eletricidade, e as restrições de acesso na região.
Segundo a Unctad, a produção da construção caiu 96%, a produção agrícola 93%, a manufatura 92% e a produção do setor de serviços 76%, enquanto a taxa de desemprego em Gaza chegou a 81,7% no primeiro trimestre de 2024 – um percentual com potencial para se manter ou aumentar conforme a continuidade das operações militares.
“Os danos causados pela guerra entre 7 de outubro de 2023 e 20 de maio de 2024 reduziram o PIB per capita em Gaza em mais da metade, enquanto outros fatores redobraram a perda de renda”, diz o organismo da ONU.
Além disso, os danos físicos à infraestrutura de Gaza causados durante o período de 7 de outubro de 2023 até o final de janeiro de 2024 foram estimados em US$ 18,5 bilhões – equivalente a sete vezes o PIB de Gaza em 2022.
“Uma vez que um cessar-fogo seja alcançado, um retorno à tendência de crescimento de 2007-2022 implicaria que levaria 350 anos para Gaza apenas restaurar o PIB ao seu nível em 2022”, diz a Unctad.
Veja mais a respeito na íntegra do relatório da Unctad sobre a economia em Gaza.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Economia de Gaza precisaria de 350 anos para voltar aos níveis pré-confronto - Instituto Humanitas Unisinos - IHU