• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

“Combustível do Futuro”: Câmara aprova texto com concessões ao setor de combustíveis fósseis

Mais Lidos

  • Robert Prevost insiste em seus discursos e aparições públicas na defesa intransigente da paz, em certo modo como continuidade à postura de Francisco, mas também como sintoma da brutalidade e violência de nossos tempos

    Papa Leão XIV: primeiras impressões de um novo pontificado. Massimo Faggioli, Brenda Carranza e Luís Corrêa Lima

    LER MAIS
  • Sempre à beira de se converter em ditaduras, democracias liberais burguesas operam formalmente, via estado de exceção; devir-Gaza do mundo está em curso, sob a coalização EUA-Israel em uma guerra civil planetária

    A democracia liberal como condição de surgimento do fascismo. Entrevista especial com Rodrigo Karmy Bolton

    LER MAIS
  • Um papa contra a polarização que ataca as raízes ideológicas de Trump

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

16 Março 2024

O projeto de lei do “Combustível do Futuro” foi aprovado pela Câmara dos Deputados na 4ª feira (13/3), com 429 votos a favor, 19 contra e três abstenções. A votação aconteceu depois do relator do texto, Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), alterar trechos que colocaram em rota de colisão a indústria de combustíveis fósseis e o agronegócio. O projeto agora vai para o Senado.

A reportagem foi publicada por ClimaInfo, 15-03-2024.

O embate entre os segmentos, que respondem por dois terços das emissões brasileiras de gases de efeito estufa, envolvia a adição de biodiesel no diesel de origem fóssil. No texto original, Jardim propôs um aumento obrigatório da mistura até 2030. Isso causou a felicidade dos produtores de soja – o óleo de soja é a principal matéria-prima do biodiesel no país –, mas desagradou o setor de combustíveis, que argumentou que definir a mistura no texto da lei deixaria o preço final do diesel muito sujeito às safras, detalha a Folha.

O texto original previa que o percentual de biodiesel no diesel seria fixado por lei, começando em 15% do total em 2025 – atualmente é 14% – e crescendo em 1% anualmente, atingindo 20% em 2030. Isso tirava o poder do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), colegiado comandado pelo governo federal que hoje define os percentuais, que teria no máximo a possibilidade de alterar a taxa em dois pontos percentuais para mais ou para menos e de elevar o piso até 25% a partir de 2031.

Com as mudanças, o texto aprovado mantém o crescimento gradual da mistura de biodiesel no diesel, mas não de forma automática. Também permite que o CNPE analise a “viabilidade” e interceda, caso necessário. E estabelece um percentual mínimo de 13% do biocombustível no produto fóssil, mais que o dobro dos 6% atualmente previstos em lei, informa o Capital Reset.

Ainda em relação ao diesel, a epbr explica que o texto prevê uma mistura mínima obrigatória de diesel verde [obtido a partir de matéria-prima renovável que não os óleos e gorduras usados para gerar biodiesel] ao diesel fóssil, determinada pelo CNPE, com teto de 3% até 2037. No entanto, deixou de fora o coprocessado da Petrobras, que vem exigindo o estabelecimento de um mandato para o seu produto.

Outro ponto de recuo para viabilizar a aprovação foi a obrigatoriedade de compra de 10% de biometano até 2034 por importadores e produtores de gás fóssil. Não haverá mais o aumento gradual, mas Jardim insistiu para estabelecer uma cota de ao menos 1% a partir de 2026 e defendeu que esse patamar já está praticamente alcançado com a produção atual, explica o Valor.

O texto aprovado ainda cria uma nova margem de adição de etanol à gasolina, informa a CNN. A mistura passa de 22% para 27%, podendo chegar até 35%. Atualmente, a legislação determina que a mistura pode chegar a 27,5%, com, no mínimo, 18% de etanol.

Quanto ao combustível de aviação sustentável [ProBioQAV/SAF], a proposta aprovada estabelece que, a partir de 2027, as companhias aéreas deverão reduzir as emissões de suas operações domésticas por meio do uso de SAF, começando com 1% e chegando a 10% em 2037.

Leia mais

  • Governo envia ao Congresso projeto de lei do “combustível do futuro”
  • Demanda por petróleo deve crescer 2,2 milhões de barris por dia em 2023, informa a Agência Internacional de Energia - IEA
  • Pico de consumo de combustíveis fósseis será antes de 2030, prevê IEA
  • Zerar subsídio a fósseis é urgente para atingir metas de Paris, diz relatório da ONU
  • FMI sabota metas climáticas promovendo investimento em combustíveis fósseis
  • Resultado de Bonn indica que Conferência do Clima de Dubai será tensa, diz especialista
  • G20 investiu 1,4 trilhão de dólares em combustíveis fósseis em 2022
  • O futuro climático depende do controle social das decisões de investimento
  • Governos insistem em queimar combustíveis fósseis e podem inviabilizar metas do Acordo de Paris
  • Sem clima para transição, América Latina insiste em combustíveis fósseis
  • Países ignoram eliminação de combustíveis fósseis em NDCs
  • 2/3 do investimento em transição energética do PAC vão para petróleo e gás

Notícias relacionadas

  • Soja, gado, madeira e palma respondem por um terço do desmatamento mundial

    LER MAIS
  • ‘Terra sem lei’ e de ‘vale tudo’

    LER MAIS
  • A Petrobras e a liquidação do futuro

    LER MAIS
  • Ibama aplica multa de 12,5 milhões à Petrobras por acidente ambiental em Sergipe

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados