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Documento final do Sínodo: uma reforma eclesial... que não chega. Artigo de Consuelo Vélez

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31 Outubro 2023

  • À primeira vista você pode ver que existem posições contrárias na Igreja e elas não são menores. O facto de os padres e as mães sinodais terem podido falar, exprimindo estas divergências, não significa que não existam visões muito diferentes e que o caminho pareça demasiado longo para chegar a um consenso.

  • Além das questões sobre a sinodalidade – centro e base de todo este processo – são também marcantes os receios de falar de uma Igreja totalmente ministerial – dizem que isso pode levar a mal-entendidos. Mas nada mais marcante do que as reflexões que a Igreja faz sobre as mulheres.

  • Quando se fala em diaconato, continua a divisão ou polarização que parece intransponível. Já foram propostas duas comissões e nenhuma solução foi encontrada e talvez tenhamos que esperar por esta terceira vez.

O artigo é de Consuelo Vélez, teóloga colombiana, publicado por Religión Digital, 30-10-2023. 

Eis o artigo.

Não há muito a ser dito em relação ao Documento Síntese da Assembleia Sinodal, mas, dado que comentei vários momentos do sínodo, parece coerente dizer uma palavra sobre este documento. À primeira vista, podemos ver que na igreja existem posições opostas e não são insignificantes. O fato de os pais sinodais terem conseguido expressar essas divergências não significa que não haja visões muito diferentes e o caminho parece muito longo para chegar a construir consensos.

O documento está estruturado em três partes: (1) O rosto da Igreja sinodal, (2) Todos discípulos, todos missionários e (3) Tecer laços, construir comunidade. Cada parte possui subdivisões e em cada uma delas o conteúdo se estrutura em três partes: (a) Convergências, (b) Questões a serem abordadas e (3) Propostas. Não é uma redação ágil. É pesada e repetitiva. Nas convergências, são expressas realidades bastante óbvias sobre os temas abordados; nas questões a serem abordadas, vemos as dificuldades de aceitar qualquer modificação sobre esses temas, e as propostas consistem em continuar pensando, com comissões, ou revisando os princípios teológicos, canônicos e litúrgicos sobre as dificuldades encontradas nesses temas.

Diz-se que o documento foi aprovado por dois terços. Isso daria a impressão de que a assembleia estava bastante de acordo, mas, como mencionei no início, estava em grande acordo sobre o fato de que existem diferentes visões na Igreja. Se fossem poucos os que expressassem preocupações sobre um tópico e fossem necessários dois terços para a aprovação, esses pontos não teriam passado. Mas eles estão lá porque existe uma ampla maioria que vê a dificuldade.

Depois de lê-lo, o que me veio à mente foi a citação da Evangelii Gaudium, onde o Papa Francisco diz: "Prefiro uma Igreja acidentada, ferida e manchada por sair às ruas, em vez de uma Igreja doente devido ao isolamento e à busca de segurança própria. Não quero uma Igreja preocupada em ser o centro e que acabe fechada em uma teia de obsessões e procedimentos" (n. 49). Infelizmente, parece que o documento reflete uma Igreja mais preocupada em não abrir mão de suas seguranças do que em discernir seriamente para onde o Espírito está soprando nos sinais dos tempos atuais. Isso fica evidente desde o início com o próprio tema da sinodalidade. O documento diz que esse termo "causa confusão e preocupação em alguns. Entre os temores está o de que a doutrina da Igreja seja alterada, afastando-se da fé apostólica de nossos pais e traindo as expectativas daqueles que ainda têm fome e sede de Deus". É claro que também se afirma que muitos estão convencidos de que esse termo é "uma expressão da Tradição viva". No entanto, no final do documento, surgem novamente dúvidas sobre se os sínodos de bispos devem incluir outros membros que não sejam bispos, pois isso poderia ameaçar o papel específico dos bispos.

Os temas apontados no documento são importantes, e podemos dizer que é um passo adiante afirmar que eles devem ser considerados. O documento se refere à opção pelos pobres, ao ecumenismo, à identidade missionária da Igreja, à abertura de espaços para as mulheres na Igreja, ao discernimento, à comunhão eclesial, à importância da escuta e do acompanhamento dos jovens, às vozes das vítimas e sobreviventes de abusos sexuais, espirituais, econômicos, institucionais, de poder e de consciência por parte de membros do clero ou de pessoas com nomeações eclesiásticas. Também fala sobre escutar e acompanhar os marginalizados ou excluídos da igreja devido à sua situação matrimonial, identidade e sexualidade, sem deixar de lado os pobres, os presos, os idosos, os doentes, etc.

Além das críticas à sinodalidade, que é o centro e a base de todo esse processo, também são notáveis os temores de falar de uma Igreja totalmente ministerial, pois afirmam que isso pode ser mal interpretado. No entanto, nada é mais notável do que as reflexões que a Igreja faz sobre as mulheres. É muito claro na urgência de dar-lhes mais participação, mas falar sobre o acesso ao ministério ordenado está completamente ausente no documento, e isso foi discutido nos documentos das etapas anteriores deste encontro. Quando se fala do diaconato, a divisão ou polarização parece insuperável. Já foram propostas duas comissões e não se encontrou uma solução, e talvez seja necessário esperar por esta terceira vez, embora o documento afirme que "alguns temem que esse pedido seja uma expressão de uma perigosa confusão antropológica, fruto de uma igreja que cede ao 'espírito dos tempos atuais' em vez de ser fiel à tradição. Além disso, de acordo com alguns relatórios, os números que se referiam ao diaconato feminino foram os que receberam mais votos contrários. As mulheres realmente continuam sendo um tema não resolvido na Igreja, e parece que o clero, e também parte dos leigos, incluindo mulheres, não estão dispostos a dar um passo à frente.

O documento se preocupa com a formação do clero e continua a denunciar o clericalismo. Também propõe estruturas dedicadas à prevenção de abusos. Pede uma consulta mais ampla na eleição de bispos e promove uma cultura de prestação de contas. Ressalta que a Cúria Romana deve servir as igrejas locais e não se tornar um obstáculo entre elas e o Papa. Chama a atenção a insistência em refletir sobre a relação entre amor e verdade devido ao impacto que isso tem em muitas questões controversas. Pelo que consigo entender, a Igreja está tão acostumada a afirmar "verdades" que está muito assustada com o mundo atual, que as faz vacilar, e com razão mais séria do que pensamos.

Em resumo, neste encontro sinodal não foi tomada nenhuma decisão, e este documento de síntese o confirma. Teremos que esperar um ano para ver se alguma progresso é feito. Pessoalmente, não vejo isso como provável. Mas, como já disse antes, espero estar completamente errado em tudo o que disse, porque realmente desejo uma reforma da Igreja que a torne crível para o mundo de hoje. Apenas que, com base nos fatos concretos, parece bastante difícil.

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