26 Julho 2023
"Pense só: ter um patriarca que primeiro consagrou a igreja e depois abençoou o projétil que destruiu o santuário! Em suma, é uma catástrofe; e podemos realmente simpatizar com essas pessoas do fundo de nossos corações. Não sei se o criminoso russo que apertou o botão percebeu que esse míssil ia atingir a Catedral da Transfiguração e não o porto de Odessa", escreve Victor Artsyzki e Sviatoslav Shevchuk.
Victor Artsyzki é vigário da diocese de Odessa da Igreja Ortodoxa Ucraniana pró-Rússia.
Sviatoslav Shevchuk é o arcebispo maior de Kiev e primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana.
Mais de uma vez, em seus sermões, você, Patriarca Cirilo, fala da unidade da "Santa Rússia". Unidade que ela está destruindo completamente com suas bênçãos e ações.
Peço também que preste atenção ao que, precisamente com a sua bênção pessoal, o exército da Federação Russa está fazendo hoje: travar uma guerra no território soberano do estado ucraniano.
Parece-me que você esqueceu o fato de que, assim como na Rússia, também na Ucrânia existem (eram) seus filhos, que você considera como tal, e você também abençoou aqueles que os estão matando hoje.
O foguete da Federação Russa que você "abençoou" caiu no altar da catedral na festa dos santos. Percebo que a Igreja Ortodoxa Ucraniana há muito não tem nada em comum com sua posição.
Por causa de suas ambições pessoais, você perdeu a Igreja Ortodoxa Ucraniana e outras igrejas nos países da "Santa Rússia". Por causa da morte e assassinato.
Peço sinceramente que pare. Cada foguete que cai no território da Ucrânia hoje é percebido por seus habitantes como sua bênção para seus filhos.
Temos que entendê-lo e realizá-lo. Mas acabamos de discutir como alguém pode negar a Cristo por atos e atos. Acho que as pessoas que costumavam ir àquela catedral para rezar estão chorando hoje.
E devemos chorar com eles. Porque hoje um míssil russo não atingiu apenas o santuário de sua Igreja. Isso os atingiu no coração.
Pense só: ter um patriarca que primeiro consagrou a igreja e depois abençoou o projétil que destruiu o santuário! Em suma, é uma catástrofe; e podemos realmente simpatizar com essas pessoas do fundo de nossos corações.
Não sei se o criminoso russo que apertou o botão percebeu que esse míssil ia atingir a Catedral da Transfiguração e não o porto de Odessa.
O que o Senhor Deus queria transmitir com essa tragédia? Não sei o que isso significa - para os líderes da Igreja Ortodoxa Russa, para os criminosos russos e para os fiéis ucranianos do Patriarcado de Moscou - porque as ações desses criminosos não seguem a lógica de Deus, mas a do diabo.
Ainda assim, posso dizer que este é um evento que nos afetou a todos.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Odessa: bombas abençoadas na catedral. Artigo de Victor Artsyzki e Sviatoslav Shevchuk - Instituto Humanitas Unisinos - IHU