Conferência internacional debate o uso de Israel como modelo cultural pela extrema-direita

Foto: Pixabay

Mais Lidos

  • Lula, sua última eleição e seus demônios. Artigo de Antonio Martins

    LER MAIS
  • Vozes de Emaús: Movimento Fé e Política faz história. Artigo de Frei Betto e Claudio Ribeiro

    LER MAIS
  • Parte do Sul Global, incluindo o Brasil, defende que países desenvolvidos abandonem os combustíveis fósseis primeiro. Para Martí Orta, não há espaço para ritmos nacionais distintos na eliminação de petróleo, gás e carvão. O pesquisador afirma que a abertura de novos projetos de exploração ignora os limites definidos pela ciência

    Cancelar contratos fósseis. Não ‘há tempo’ para transição em diferentes velocidades. Entrevista com Martí Orta

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

24 Março 2023

Evento reúne pesquisadores de dentro e de fora do país para debater o papel da Israel imaginária encontrada nos projetos das novas direitas ao redor do mundo.

A informação é de Denis Dana, 23-03-2023.

Nos dias 28 e 29 de março, historiadores, sociólogos, antropólogos e pesquisadores de dentro de dentro e de fora do Brasil se reúnem para a conferência “Israel como código cultural: imaginário e usos na extrema-direita”.

O evento, promovido pelo Instituto Brasil-Israel (IBI), pelo Open Society Foundation, Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio (IRI/PUC-Rio), e pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS/UFRJ), busca debater e aprofundar o entendimento acerca do uso de uma Israel absolutamente imaginária, por parte das novas e radicais direitas ao redor do mundo, como modelo cultural e de inspiração.

Durante os dois dias de evento, grandes nomes que atuam na pesquisa acerca do tema trarão diversos pontos a ele relacionados. “É notório que nessas novas direitas que surgiram e cresceram, principalmente a partir de 2010, entre alguns padrões de atuação, como a escassez de valores democráticos, questionamento dos processos eleitorais e outras ações de desqualificação institucional, também trazem em comum a utilização do Estado de Israel como uma espécie de modelo utópico como uma sociedade branca, armada, conservadora, heteronormativa e masculina, algo totalmente diferente da pluralidade existente no país”, diz um dos conferencistas, Michel Gherman, assessor acadêmico do IBI, professor do Departamento de Sociologia da UFRJ, onde coordena o Núcleo Interdisciplinar de estudos Judaicos, e professor do programa de pós-graduação de História Social da mesma universidade.

“É preciso, então, compreender o papel dessa criação imaginária na formulação de política e no projeto civilizatório dessas novas direitas pelo mundo.” Por meio de uma abordagem interdisciplinar, as mesas abordarão temas relacionados a essas novas direitas por aspecto inovador, com a intenção de cooperar com outros pesquisadores na produção de conhecimento científico.

No dia 28 de março, serão contemplados os temas “Religião, Política e Israel como modelo cultural”, “Novas extremas-direitas e Israel como modelo político” e apresentação de pesquisadores do laboratório.

No dia 29 de março, a programação terá “Israel Imaginária e Redes Ideológicas Transnacionais” e “Conspiracionismos, Ressentimentos Morais e Extrema-Direita”, além de mais apresentações de pesquisadores de laboratório.

A conferência terá participações internacionais de Arieh Sposnik (Ben Gurion University), Benjamin Teitelbaum (Universidade de Colorado), Misha Klein (Universidade de Oklahoma) e Paul Freston (Wilfrid Laurier University), além dos pesquisadores e docentes brasileiros Ronaldo de Almeida e Omar Ribeiro (Unicamp), Cristiane Vital (UFF), Odilon Caldeira (UFJF), Guilherme Casarões (FGV-SP), Maria das Dores Campos Machado, Monica Grin e Alexandre Werneck (UFRJ), Andrea Hoffmann e Monica Herz (PUC-Rio), Demian Bezerra de Melo (UFF) e João Cezar Rocha de Castro (UERJ). 

Serviço

  • Conferência Internacional “Israel como código cultural: imaginário e usos na extrema-direita”
  • Dias 28 e 29 de março
  • Local: dia 28 no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ)
  • Dia 29 na PUC-Rio
  • Entrada gratuita.

Leia mais