• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

A abertura dos arquivos do Vaticano sobre Pio XII é um teste difícil para os historiadores

Mais Lidos

  • O oxímoro que articula o título da entrevista está na base das reflexões que o autor traz sobre levarmos a sério o pensamento e os modos de vida dos Outros, não por acaso nossos povos indígenas, cuja literatura e a antropologia são caminhos que levam a novos horizontes

    A saída para as encruzilhadas no Antropoceno está não em nós mesmos, mas em nós-outros. Entrevista especial com Alexandre Nodari

    LER MAIS
  • Israel condena Gaza à fome: "Comemos folhas de árvores ou capim"

    LER MAIS
  • Antes de Deus. Artigo de Raniero La Valle

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 6º Domingo da Páscoa – Ano C – O Espírito Santo vos recordará tudo o que eu vos tenho dito

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

19 Fevereiro 2020

"Aquela de Pio XII não é uma 'lenda negra', mas talvez uma história cinzenta, composta de atos e sinais diversos. A amizade e a fraternidade entre judeus e cristãos a que chegamos com muito esforço e que desejamos todos manter e promover não podem apagar as complexidades da história anterior", escreve Riccardo Di Segni, Rabino Chefe da Comunidade Judaica de Roma, em artigo publicado por La Stampa, 18-02-2020. A tradução é de Luisa Rabolini.

Eis o artigo.

A abertura dos arquivos do Vaticano sobre o pontificado de Pio XII, que ocorrerá em 2 de março de 2020, é um evento realmente importante. Uma nova fase de estudo e interpretação inicia com base em documentos até agora inacessíveis. Não será um processo rápido e simples. A quantidade de documentos disponibilizados aos estudiosos é enorme. Os temas abordados são muitos variados, envolvendo todos os tipos de atividades do Vaticano, da religião à política e à assistência social em todo o mundo. Não é assunto para amadores, são necessárias competências sofisticadas de tipo histórico, político, arquivístico e diplomático. No final, uma pequena equipe de estudiosos ficará trabalhando em campo durante anos. As dificuldades técnicas são complicadas pela própria natureza do material, que diz respeito a um período histórico dramático no qual as interpretações e as paixões nunca morreram.

Os historiadores ideais deveriam trabalhar como se estivessem em uma sala estéril e isolada, livre de qualquer preconceito e influência, concentrados em seus documentos e no que eles significam. Mas onde encontrar historiadores desse tipo para o assunto de que estamos falando. Por um lado, há os apologistas a todo custo, pelo outro lado, os acusadores inflexíveis, cada um com seus argumentos. Por uma questão de verdade, seria útil encontrar provas decisivas em um sentido ou no outro e ser capaz de mudar de ideia com base em dados objetivos; mas já foi dito, e com razão, que se houvesse documentos decisivos a serem propostos, já teriam sido divulgados há muito tempo e que, se realmente existem documentos decisivos não publicados, não há garantias de que serão disponibilizados aos estudiosos.

A amplitude temporal do pontificado de Pio XII e a dramaticidade do período tornam, de qualquer forma, extremamente preciosos todo o material até agora inacessível. Porque certamente Pio XII não foi apenas o papa dos dias da ocupação nazista em Roma, mas o papa do antes e do depois, e em especial sobre esse tal "depois", o tempo da guerra fria e da rigidez doutrinária e política de Pio XII, fala-se muito menos.

Levará anos para chegar a alguma conclusão nova e ninguém sabe se será super partes e compartilhável. Mas, enquanto isso, devemos ter cuidado para evitar que a linha defensiva se torne a única chave para a leitura a todo custo. Na mensagem enviada pelo Papa Francisco para o 150º aniversário de Roma capital, foi lembrado o 16 de outubro de 1943, quando "se iniciou a terrível caçada para a deportação dos judeus". "Na época, a Igreja foi um espaço de asilo para os perseguidos: caíram barreiras antigas e distâncias dolorosas". Agora, se é inegável o asilo dado a muitos perseguidos nas casas religiosas, e a gratidão por isso, também é inegável a outra parte da história, quando não houve, justamente em 16 de outubro e nos meses seguintes, nenhuma oposição à operação de procura e deportação. O quadro dos eventos é muito mais complexo e não pode ser resumido em uma simplificação autoabsolutória.

Aquela de Pio XII não é uma "lenda negra", mas talvez uma história cinzenta, composta de atos e sinais diversos. A amizade e a fraternidade entre judeus e cristãos a que chegamos com muito esforço e que desejamos todos manter e promover não podem apagar as complexidades da história anterior.

Leia mais

  • Pio XII não podia parar os trens, mas tinha que excomungar os nazistas
  • As homilias contra Hitler e o silêncio de Pio XII
  • O Papa: "Daqui a um ano será aberto o arquivo secreto de Pio XII"
  • “Não há o que temer com a abertura dos arquivos de Pio XII”. Entrevista com Andrea Riccardi
  • Bento XVI: ''Como Pio XII, sou perseguido por nazistas''
  • A santificação é a única maneira de acabar com a briga entre judeus e católicos sobre Pio XII
  • Por que o papa Francisco ordenou a abertura dos arquivos secretos do Vaticano sobre o Holocausto judeu?
  • Lombardi garante que “não há novidade” sobre os arquivos de Pio XII
  • Francisco examina conduta de Pio XII nos tempos de guerra antes de decidir sobre santidade
  • Rabino Skorka e os arquivos de Pio XII
  • Pio XII: como 11 mil judeus romanos foram salvos
  • Igreja, fascismo, judeus e 1938. Artigo de Andrea Riccardi
  • A mensagem do papa é forte, mas a Igreja é frágil demais. Artigo de Andrea Riccardi
  • Só a morte impediu Pio XI de entrar em confronto com o Duce. Artigo de Alberto Melloni
  • De Pio XI & Mussolini a Francisco & Trump
  • De Pacelli a Ratzinger: a grande crise da Igreja
  • O "obrigado" de Montini na separação de Pio XII
  • Pio XII. O Yad Vashem muda a didascália controvertida
  • Memória do Holocausto. A coragem de lembrar e o dever de contar. A voz de Primo Levi no abismo de Auschwitz
  • Memória do Holocausto. Como desfazer a banalidade do mal

Notícias relacionadas

  • Evolução e fé cristã: semânticas em diálogo

    Quais as implicações da evolução científica para as semânticas da fé cristã? É possível conciliar ciência e fé, a part[...]

    LER MAIS
  • Vaticano criará comissão para acompanhar a construção das novas igrejas

    Uma equipe para dizer "alto lá!" às igrejas-garagens, a essas arquiteturas atrevidas que correm o risco de desnaturalizar muitos[...]

    LER MAIS
  • Não me ''re-Concílio''. Uma viagem entre os católicos tradicionalistas

    "Fundamentalismo" – uma cunhagem do início do século XX do cristianismo batista do Sul dos EUA, que reivindicava a defesa dos [...]

    LER MAIS
  • Por que não se reconciliam? A pesquisa de uma revista jesuíta

    Uma aprofundada investigação da revista dos jesuítas italianos Popoli reconstrói a aversão dos católicos tradicionalistas ao[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados