• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Convenção 169 faz 15 anos diante do risco de retrocessos aos direitos indígenas

Criança Munduruku durante um ciclo de oficinas sobre o direito à consulta prévia, livre e informada previsto na Convenção 169 da OIT. Foto: Gabriel Bicho | Greenpeace

Mais Lidos

  • Uma breve oração pelos mortos no massacre no Rio de Janeiro: “Nossa Senhora da minha escuridão, que me perdoe por gostar dos des-heróis”

    LER MAIS
  • “É muito normal ouvir que Jesus está para voltar. Mas quem está no púlpito dizendo que Jesus está para voltar está fazendo aplicações em ações ou investimentos futuros, porque nem ele mesmo acredita que Jesus está para voltar”, afirma o historiador

    Reflexão para o Dia dos Mortos: “Num mundo onde a experiência fundamentalista ensina o fiel a olhar o outro como inimigo, tudo se torna bestial”. Entrevista especial com André Chevitarese

    LER MAIS
  • O massacre no Rio. Artigo de Frei Betto

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    30º Domingo do Tempo Comum - Ano C - Deus tem misericórdia e ampara os humildes

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

23 Abril 2019

O principal tratado internacional de direitos humanos para populações indígenas está sob ameaça do novo governo.

A reportagem é de Marcelo Laterman, publicada por Greenpeace, 22-04-2019.

Faz 15 anos que o Brasil tem uma lei que garante a participação dos povos indígenas e tribais nas decisões do país e que garante o respeito aos seus modos de vida diferenciados.

Em 19 de abril de 2004 foi publicado o decreto oficializando a Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Desde então, ela é um dos principais instrumentos para enfrentar a violação de direitos indígenas, quilombolas, caiçaras, ribeirinhos, entre outras comunidades tradicionais.

Celebrar essa data é também um ato de denúncia contra a sistemática violação do Tratado, especialmente agora que o atual governo toma medidas que colocam em risco os direitos indígenas. O governo inclusive declarou abertamente seu desejo de deixar a Convenção, tendo sido o único dos 48 países a votar contra um plano da OIT para promover a compreensão e a aplicação da Convenção 169.

Alguns dos princípios do tratado são:

  • O critério fundamental para determinar os grupos aos quais se aplicam as disposições da Convenção é a auto-identificação, levando em conta os elementos que diferenciam os povos do ponto de vista social, cultural e histórico.
  • Princípio da não discriminação: comunidades tradicionais e povos indígenas devem ter garantidos todos os direitos e liberdades sem discriminação.
  • Medidas especiais devem ser adotadas para salvaguardar os indivíduos, as instituições, os bens, o trabalho, as culturas e o meio ambiente desses povos, sem contrariar a vontade livremente expressa desses.
  • Cabe aos povos indígenas e tribais a decisão sobre prioridades para seu desenvolvimento.
  • Esses povos devem ter assegurado o direito a consulta prévia, livre e informada. Tal consulta prevê a participação efetiva das comunidades sobre medidas que as afetem – que incluem tanto discussões específicas de projetos como discussões mais amplas de políticas públicas e planos de desenvolvimento nos âmbitos municipal, estadual e federal.

O princípio da consulta prévia é o coração da Convenção nº 169 e o que, infelizmente, vem sendo violado repetidamente pelo Estado brasileiro. Um exemplo, dentre vários, é o atual oferecimento de blocos de exploração de petróleo e gás natural na bacia do rio Amazonas, área sensível do ponto de vista socioambiental. Essa atividade ameaçaria diversas Terras Indígenas, muito próximas aos blocos a serem perfurados. Os povos indígenas da região não foram consultados de nenhuma forma. Inclusive, o Ministério Público Federal do Amazonas se manifestou contrário à oferta dos blocos porque isso fere os preceitos da Convenção.

Vale lembrar que a necessidade de consulta se estende a projetos de lei, propostas de emendas constitucionais e empreendimentos de infraestrutura. Ou seja, sempre que alguma decisão ameace o bem estar e o modo de vida de povos indígenas e tribais. Essa consulta não é apenas uma legitimação de decisões, e sim, uma construção que leva em consideração os diferentes interesses em questão, em forma de diálogo, visando proteger a autonomia dos povos.

O dia do aniversário da Convenção é também o Dia do Índio, uma data em que exaltamos a garantia dos direitos dos povos originários do Brasil. Precisamos cobrar que o governo cumpra os compromissos firmados ao ratificar a Convenção e garanta o respeito aos territórios, às instituições, à sociabilidade, à cultura, enfim, à existência destas populações.

Leia mais

  • Ore Ywy – A necessidade de construir uma outra relação com a nossa terra. Revista IHU On-Line, Nº 527
  • O genocídio dos povos indígenas. A luta contra a invisibilidade, a indiferença e o aniquilamento. Revista IHU On-Line, Nº 478
  • A história de resistência e morte dos povos indígenas na ditadura militar
  • Povos indígenas. Os involuntários da Pátria
  • Bolsonaro: 100 dias de guerra contra os povos indígenas
  • Medidas inconstitucionais do governo Bolsonaro afrontam direitos indígenas. Nota do Cimi
  • Bolsonaro transfere para a Agricultura a demarcação de terras indígenas e quilombolas
  • 'Não vamos recuar e muito menos entregar nossos territórios para honrar o acordo entre Bolsonaro e seus coronéis'
  • "Medidas sobre demarcações indígenas são racistas", diz relatora da ONU
  • Entidades criticam transferência da demarcação de terras indígenas e quilombolas para Agricultura
  • Plano de Bolsonaro para demarcações indígenas pode parar na Justiça
  • Governo Bolsonaro coloca em risco a demarcação de 232 territórios indígenas
  • “Bolsonaro afronta e confronta os indígenas”. Entrevista com Cleber Buzatto
  • Fim da demarcação de terras indígenas é catástrofe, diz ambientalista
  • A preocupação dos grupos indígenas com candidatura de Bolsonaro
  • Daiara Tukano, militante indígena: “Índios não são coisa do passado”
  • O arrendamento de terras como tática de desterritorialização indígena no Brasil
  • Povos indígenas no Brasil em luta contra as mudanças na Constituição
  • Bolsonaro quer entregar a Amazônia
  • Planos de Bolsonaro para o meio ambiente deixam entidades em alerta
  • Políticos anti-indígenas se articulam para integrar governo Bolsonaro e liderar o Congresso
  • Bolsonaro quer sustar demarcações indígenas e quilombolas; Haddad propõe royalties para povos tradicionais
  • Mineradoras, agronegócio, armas e 'indústria da fé' bancam Bolsonaro
  • Por que a ministra da Agricultura anunciada por Bolsonaro é conhecida como “musa do veneno”
  • Para Bolsonaro, demarcação sufoca economia e índio quer luz e internet
  • Bolsonaro pode acabar com 129 processos de demarcação de terra indígena
  • A Constituição - 30 anos. A luta permanente pelos direitos indígenas. Entrevista especial com Jorge Eremites
  • Os índios e o golpe na Constituição. Por que você deve ler essa coluna “apesar” da palavra índio
  • “Nem um centímetro a mais para terras indígenas”, diz Bolsonaro
  • Adeus, participação social

Notícias relacionadas

  • A ambígua e ineficiente política indigenista brasileira. Entrevista especial com Egydio Schwade

    LER MAIS
  • Quinto vazamento de petróleo do ano pinta de preto a Amazônia peruana

    Horas depois do Dia Internacional dos Povos Indígenas, as imagens de fontes de água da Amazônia tingidas de petróleo volta[...]

    LER MAIS
  • A batalha do maracá contra o cassetete e a gravata

    "Foi gratificante acompanhar não apenas uma semana de mobilização pelos direitos dos povos e comunidades indígenas e tradicion[...]

    LER MAIS
  • Declaração do Fórum Mundial de Teologia e Libertação

    "Denunciamos a onda conservadora que se abate sobre o Congresso Nacional e os Projetos de emenda à Constituição que atentam con[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados