• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

A greve dos caminhoneiros e a descarbonização da mobilidade

Mais Lidos

  • Robert Prevost insiste em seus discursos e aparições públicas na defesa intransigente da paz, em certo modo como continuidade à postura de Francisco, mas também como sintoma da brutalidade e violência de nossos tempos

    Papa Leão XIV: primeiras impressões de um novo pontificado. Massimo Faggioli, Brenda Carranza e Luís Corrêa Lima

    LER MAIS
  • Sempre à beira de se converter em ditaduras, democracias liberais burguesas operam formalmente, via estado de exceção; devir-Gaza do mundo está em curso, sob a coalização EUA-Israel em uma guerra civil planetária

    A democracia liberal como condição de surgimento do fascismo. Entrevista especial com Rodrigo Karmy Bolton

    LER MAIS
  • Um papa contra a polarização que ataca as raízes ideológicas de Trump

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

13 Junho 2018

"Fato é que precisamos trabalhar a favor da descarbonização da mobilidade no Brasil e a greve dos caminhoneiros está prestando um grande serviço ao expor esta necessidade.", escreve André Telles, publicitário e professor da FGV e PUC-PR, autor de quatro livros sobre inovação, co-fundador e Diretor de Marketing do iCities, em artigo publicado por EcoDebate, 12-06-2018.

Eis o artigo.

A falta de gasolina e o caos generalizado por conta da greve do caminhoneiros evidenciam que políticas públicas e obras de infraestrutura focadas na eletromobilidade poderiam atacar diretamente a dependência brasileira do petróleo e a emissão de CO2 na atmosfera em nossas cidades. Eis aí uma bandeira cidadã: a descarbonização da mobilidade!

A verdade é que a eletromobilidade é, seguramente, a melhor opção para corresponder a essas aspirações: a eletricidade é a mais eficiente fonte de energia, sendo três vezes melhor do que o gás, por exemplo. Para além disso, garante níveis de emissões e de ruído totalmente compatíveis com as exigências da vida nas cidades.

Um excelente exemplo em termos de infraestrutura é a Eletrovia inagurada pela empresa Copel no Paraná, pioneira no país. O eletroposto de Curitiba é o primeiro de oito unidades que serão instaladas na BR-277, garantindo recarga gratuita para carros elétricos no percurso de Paranaguá, no extremo leste do estado, a Foz do Iguaçu, no extremo oeste.

Cada eletroposto terá 50 kVA (kilovoltampere) de potência e três tipos de conectores, próprios para atender os modelos de carros elétricos ou híbridos disponíveis no Brasil. As estações serão todas de carga rápida e gratuita: levará entre meia e uma hora para carregar 80% da bateria dos carros elétricos. O projeto tem parceria da Itaipu Binacional e foi demonstrado durante o Smart City Expo Curitiba 2018, evento com a chancela da FIRA Barcelona e do iCities.

Durante o evento, ficaram claras as aspirações da sociedade quanto a cidades mais sustentáveis e fontes alternativas e limpas de energia. Vários profissionais especializados da indústria automobilística e de energia ressaltaram a importância da discussão e implementação no Brasil de questões como:

– Frotas de ônibus elétricos;

– Compartilhamento de veículos elétricos;

– Infraestrutura de recarga;

– Licitação de frotas baseada em eficiência energética;

– Níveis de emissão como critério para incentivos fiscais.

Ainda sobre o incentivo à formas de mobilidade não dependentes do carbono e ao alcance de todo cidadão, temos a mobilidade ativa, em especial a ciclomobilidade. Ao atacar a esfera da infraestrutura urbana, morosa e burocrática, o conceito de smart transport afetou o mercado de bikes, direcionando seus esforços e criatividade para a solução de problemas.

O barateamento de bicicletas com tração elétrica de apoio, assim como a multiplicação e facilitação de kits para conversão de bicicletas em veículos “híbridos” – entre a tração humana e a elétrica –, criou espaço para que o relevo e a topografia deixassem de ser obstáculos à inserção da bicicleta no mapa da mobilidade urbana.

Em termos de rendimento, sustentabilidade e autonomia, muitos dos modelos hoje sendo propostos, tanto de car sharing como alguns sistemas de “renting” (espécie de mistura entre aluguel e leasing), envolvem carros híbridos ou elétricos e bicicletas. A tendência já atinge algumas cidades mais modernas da Europa e deve ganhar escala mundial nos próximos anos.

Fato é que precisamos trabalhar a favor da descarbonização da mobilidade no Brasil e a greve dos caminhoneiros está prestando um grande serviço ao expor esta necessidade.

Leia mais

  • Poluição do ar em São Paulo diminuiu pela metade com greve dos caminhoneiros
  • A greve dos caminhoneiros e o Brasil 100% renovável e sem combustíveis fósseis
  • Podemos obter 100% da nossa energia a partir de fontes renováveis? Sim, dizem cientistas internacionais em novo artigo
  • Energia solar agregou mais capacidade de geração elétrica que combustíveis fósseis em 2017, informa a ONU
  • Remoção de subsídios para combustíveis fósseis não reduzirá as emissões de CO2 tanto quanto esperado
  • O futuro do Brasil está na abundância de fontes renováveis e não nos combustíveis fósseis
  • O fim da era diesel
  • Custos da poluição atmosférica nas regiões metropolitanas brasileiras, por Simone Georges El Khouri Miraglia e Nelson Gouveia
  • Poluição do ar nas cidades aumenta 8% e mata 7 milhões de pessoas por ano, alertam agências da ONU
  • Brasileiro abastece mais com gasolina e afeta metas de mudanças climáticas
  • Os custos ocultos dos combustíveis
  • Uso de combustíveis fósseis X mobilidade urbana: desafios para o Brasil. Entrevista especial com David Tsai
  • As duas faces da Petrobras. O diesel limpo no Brasil. Entrevista especial com Paulo Saldiva
  • Estátuas de São Paulo usam máscaras contra a poluição do ar
  • Respirar ar de SP por 2 horas no trânsito é igual a fumar um cigarro
  • O caminho correto passa longe do petróleo
  • Combustíveis: como chegamos ao caos
  • Enquanto o mundo revê a exploração de petróleo, o Brasil dá subsídio
  • Cresce movimento global contra a exploração não convencional de petróleo e gás por fraturamento hidráulico (fracking)
  • Os biocombustíveis, a Europa e a Petrobras na contramão
  • Veículos elétricos vs. biocombustíveis, qual é o mais sustentável?
  • Descarbonização profunda
  • Carros. Precisamos deles tanto assim?
  • Mobilidade urbana: políticas incentivam uso do transporte individual. Entrevista especial com Carlos Henrique Carvalho
  • “Mais bicicletas! Menos carros!” - "Mais amor! Menos motor!"
  • Transição dos carros de combustão interna para os veículos elétricos: uma mudança de época
  • Elon Musk: carro elétrico, bateria e o telhado solar
  • E o carro elétrico não nos libertará…
  • Carros elétricos à custa de trabalho infantil?
  • Mais carros, caminhões e ônibus elétricos e menos subsídio ao diesel
  • A energia que precisamos é limpa
  • A produção de carros elétricos dispara e a China assume a liderança
  • A indústria automotiva está se preparando para a grande mudança: as pessoas deixarão de ter carro
  • Prefeitura de Curitiba terá carros ecoelétricos rodando a partir desta semana
  • Paris implanta rodízio de veículos e transporte público gratuito para amenizar poluição
  • Veículos movidos a gasolina emitem mais de 30 milhões de toneladas de CO2 no primeiro semestre
  • O futuro da mobilidade nos carros elétricos autônomos compartilhados
  • Emissões de carbono explodem no Brasil e anunciam desastre ambiental

Notícias relacionadas

  • Presidente peruano troca dinamite por diálogo com garimpeiros

    O ex-presidente do Peru, Ollanta Humala, usava explosivos para combater o garimpo ilegal de ouro na selva amazônica com o objetiv[...]

    LER MAIS
  • Brasil ratificará acordo do clima na segunda

    Temer entregará promulgação oficialmente às Nações Unidas na terça-feira; país se antecipa a China e EUA e se tornará o p[...]

    LER MAIS
  • Poluição em Rio Branco é 8 vezes maior que indicado, diz pesquisador

    LER MAIS
  • Elon Musk: carro elétrico, bateria e o telhado solar

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados