23 Setembro 2017
De 15 a 19 de setembro a comissão de teólogos que participam no diálogo trilateral entre luteranos, menonitas e católicos, reuniu-se em Estrasburgo para concluir o relatório sobre "Batismo e incorporação no corpo de Cristo, a Igreja".
A informação é publicada por Riforma, 21-09-2017. A tradução é de Luisa Rabolini.
O diálogo, que teve início em dezembro de 2012, permitiu aos três interlocutores - a Federação Luterana Mundial, a Igreja Católica e a Conferência Mundial Menonita - não só refletir sobre as diferenças teológicas entre o batismo de crianças e o de "crentes", mas também abordar questões relacionadas a questões tais como a relação do batismo com o pecado e salvação, a celebração do batismo e a sua relação com a fé e o pertencimento à comunidade cristã e como o batismo é vivido no discipulado cristão.
Os redatores desse documento, os professores Theodor Dieter (luterano), William Henn (católico), John Rempel e Fernando Enns (menonitas) apresentarão o relatório final em suas respectivas comunhões mundiais. Com o documento conclui-se a atual fase do trabalho da Comissão de Diálogo, que se reuniu cinco vezes entre 2012 e 2017. O documento sobre o batismo deverá ser apresentado à Federação Luterana Mundial por ocasião da reunião do Conselho a ser realizada em junho de 2018.