Vaticano apresenta documento sobre a fase de implementação do Sínodo Mundial

Foto: Lola Gomez | CNS

Mais Lidos

  • “A América Latina é a região que está promovendo a agenda de gênero da maneira mais sofisticada”. Entrevista com Bibiana Aído, diretora-geral da ONU Mulheres

    LER MAIS
  • A COP30 confirmou o que já sabíamos: só os pobres querem e podem salvar o planeta. Artigo de Jelson Oliveira

    LER MAIS
  • A formação seminarística forma bons padres? Artigo de Elcio A. Cordeiro

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

05 Julho 2025

O que vem por aí para o Sínodo Mundial? O Vaticano planeja anunciar isso na segunda-feira. Uma carta com orientações para a fase de implementação será publicada nessa data. Ela é dirigida principalmente aos bispos diocesanos e às equipes sinodais nacionais.

A reportagem é publicada por Katholisch.de, 03-07-2025.

O Vaticano planeja explicar na segunda-feira como o Sínodo Mundial será implementado. A Secretaria Geral do Sínodo anunciou isso em um comunicado. As normas de implementação anunciadas visam responder às perguntas recebidas pela Secretaria do Sínodo nos últimos meses. Elas visam servir como uma chave interpretativa para a próxima fase de implementação.

A tarefa das Igrejas locais é traduzir as propostas da Assembleia Sinodal em práticas pastorais concretas, afirma o documento. O Secretariado acompanha esse processo, "apoiando e promovendo o intercâmbio entre as igrejas locais". O princípio norteador continua sendo o princípio do diálogo circular entre as Igrejas locais, as conferências episcopais e o Secretariado Sinodal, como já ocorreu durante o Sínodo Mundial.

Acompanhando a fase final do sínodo

Segundo o comunicado, a carta, dividida em quatro capítulos, pretende ser um instrumento para "acompanhar a fase final do processo sinodal". Ela é dirigida principalmente aos bispos diocesanos e às equipes sinodais nacionais e também será publicada online no site do Sínodo Mundial.

O trabalho dos dez grupos de estudo estabelecidos pelo Papa Francisco durante o Sínodo Mundial também está vinculado ao trabalho sinodal em andamento. Eles abordam temas como o diaconato feminino, as reformas na formação sacerdotal e o papel dos bispos. Seus relatórios finais estavam originalmente previstos para serem entregues no verão, mas o prazo foi prorrogado para 31-12-2025, devido à mudança de pontificado. Visando a transparência, os grupos foram solicitados a apresentar relatórios breves sobre o andamento de seus trabalhos com antecedência.

Papa Leão: A sinodalidade é um estilo

O Sínodo Mundial, iniciado pelo falecido Papa Francisco, busca novos caminhos para uma Igreja mais sinodal e participativa. Francisco endossou o documento final das deliberações em outubro, como parte de seu magistério ordinário. As sugestões nele contidas podem ser implementadas diretamente nas Igrejas locais. No entanto, Francisco enfatizou que não se trata de "uma simples aplicação de diretrizes vindas de cima". Trata-se, antes, de um processo de acolhimento, "adaptado às culturas locais e às necessidades das comunidades".

O Papa Leão XIV elogiou recentemente a sinodalidade como uma nova atitude da Igreja. Ele recebeu recentemente os membros do Conselho Ordinário da Secretaria do Sínodo. "A sinodalidade é um estilo, uma atitude que nos ajuda a ser Igreja e a promover experiências autênticas de participação e comunhão", disse o Papa Leão XIV.

Leia mais