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Papa Francisco expressa abertura às bênçãos do mesmo sexo em resposta às críticas de cinco cardeais

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03 Outubro 2023

A Igreja Católica, em busca da “prudência pastoral”, deveria discernir se existem maneiras de dar bênçãos às pessoas homossexuais que não alterem o ensinamento da Igreja sobre o casamento, disse o Papa Francisco.

A reportagem é publicada por Catholic News Service, 02-10-2023.

Escrevendo em resposta a uma carta “dubia” que lhe foi entregue por cinco cardeais em busca de esclarecimentos sobre questões doutrinárias, o papa abordou questões relacionadas com a autoridade do Sínodo, a ordenação de mulheres e a bênção das uniões homossexuais numa carta tornada pública no dia 2 de outubro.

O casamento é uma “união exclusiva, estável e indissolúvel entre um homem e uma mulher, naturalmente aberta à concepção de filhos”, escreveu o papa. “Por esta razão, a Igreja evita todo tipo de ritos ou sacramentais que possam contradizer esta convicção e implicar que está reconhecendo como casamento algo que não o é”.

Mas a caridade pastoral também é necessária, e “a defesa da verdade objetiva não é a única expressão daquela caridade, que também é feita de bondade, paciência, compreensão, ternura, encorajamento”, acrescentou. “Por isso, a prudência pastoral deve discernir adequadamente se existem formas de bênção, solicitadas por uma ou várias pessoas, que não transmitam um conceito equivocado de casamento”.

O Papa Francisco acrescentou que as decisões tomadas em circunstâncias específicas não devem necessariamente tornar-se uma norma regulada por uma diocese ou conferência episcopal, observando que “a vida da Igreja passa por muitos canais, além dos quadros regulamentares”.

Os comentários do papa vieram em resposta a uma carta “dubia”, datada de 10 de julho, buscando esclarecimentos sobre questões doutrinárias escritas por cinco cardeais aposentados: o cardeal norte-americano Raymond L. Burke, o cardeal alemão Walter Brandmüller, o cardeal mexicano Juan Sandoval Íñiguez, o cardeal guineense Robert Sarah e o cardeal chinês Cardeal Joseph Zen.

A resposta do papa está datada de 11 de julho, mas só foi tornada pública no site do Dicastério para a Doutrina da Fé no dia 2 de outubro, depois que os cardeais divulgaram uma carta de acompanhamento. Eles entregaram ao papa a segunda carta em 21 de agosto com perguntas reformuladas para solicitar respostas “sim” ou “não”, mas não receberam uma resposta do papa.

“Dada a gravidade da questão das dubia, especialmente tendo em vista a iminente sessão do Sínodo dos Bispos, julgamos ser nosso dever informar-vos, fiéis, para que não fiquem sujeitos à confusão, ao erro e ao desânimo,” escreveram os cardeais numa carta aberta explicando a sua decisão de tornar o documento público no dia 2 de outubro.

“O papa já lhes respondeu”, disse o cardeal Víctor Manuel Fernández, prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé, ao jornal espanhol ABC no dia em que a carta foi divulgada. “E agora publicam novas perguntas como se o papa fosse seu escravo para fazer recados.”

Os cardeais perguntaram ao papa sobre a declaração de São João Paulo II de que “a Igreja não tem autoridade alguma para conferir ordenação sacerdotal às mulheres”.

“Ninguém pode contradizer publicamente” as atuais regras da Igreja que proíbem a ordenação de mulheres, escreveu o papa, “no entanto, pode ser um assunto de estudo, como é o caso da validade das ordenações na Comunhão Anglicana”.

A carta perguntava se a sinodalidade poderia fazer parte das estruturas de governo da Igreja como um exercício da autoridade suprema da Igreja, ao que o Papa Francisco respondeu que a sinodalidade “como estilo e energia, é uma dimensão essencial na vida da Igreja”. Ele observou que a missão da Igreja “implica uma participação real: não apenas da hierarquia, mas de todo o Povo de Deus para fazer ouvir a sua voz e sentir-se parte da jornada da Igreja de diferentes maneiras e em diferentes níveis”.

Além disso, disse aos cardeais, “com estas mesmas perguntas manifestais a vossa necessidade de participar, de expressar livremente a vossa opinião e de colaborar, apelando assim a uma forma de sinodalidade no exercício do meu ministério”.

O papa também respondeu à pergunta sobre se a revelação divina deveria ser reinterpretada “de acordo com as mudanças culturais do nosso tempo e de acordo com a nova visão antropológica que essas mudanças promovem”.

“A Revelação Divina é imutável e sempre vinculativa”, respondeu o papa, embora “a Igreja deva ser humilde e reconhecer que nunca esgota a sua riqueza insondável e precisa crescer na sua compreensão”.

“As mudanças culturais e os novos desafios da história não modificam a Revelação, mas encorajam-nos a explicar melhor alguns aspectos da sua riqueza ilimitada, que sempre oferece mais”, escreveu ele.

Respondendo a uma pergunta sobre a necessidade do arrependimento para receber a absolvição no sacramento da reconciliação, o Papa Francisco disse que “não devemos exigir dos fiéis propostas de reforma excessivamente precisas ou certas que acabam por ser abstratas ou mesmo egocêntricas”.

O papa sublinhou que os sacerdotes “não são proprietários, mas humildes administradores dos sacramentos que nutrem os fiéis”.

Leia mais

  • Processo sinodal à prova do código. Artigo de Pierluigi Consorti
  • O Sínodo e as dubia dos cardeais
  • Papa responde às “dubia” de cinco cardeais
  • As respostas aos “dubia” e ao fim do “dispositivo de bloqueio”. Artigo de Andrea Grillo
  • Que uma nova vida surja da confusão deste processo sinodal. Editorial de National Catholic Reporter
  • O sínodo secreto que está ocorrendo em Roma. Artigo de Phyllis Zagano
  • Mulheres e Sínodo: se o melhor é inimigo do bem. Artigo de Anita Prati
  • Juntos, os cristãos confiam ao Espírito um Sínodo para um novo modo de ser Igreja
  • Novos cardeais têm grandes esperanças no Sínodo sobre a Sinodalidade
  • Sinodalidade significa deixar de lado noções preconcebidas. Entrevista com Jos Moons

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