24 Março 2023
O bispo alemão Franz-Josef Overbeck anuncia sua intenção de criar um comitê para incentivar uma maior participação nas decisões diocesanas.
A reportagem é de Mateo González Alonso, publicada por Vida Nueva, 23-03-2023.
Enquanto a sombra da divisão ou cisma vem devido à resolução do Caminho Sinodal Alemão de criar uma liturgia de bênção para todos os tipos de casais, o Bispo de Essen, Franz-Josef Overbeck, assegurou que a bênção de casais homossexuais é uma prática habitual em sua diocese por muito tempo.
“Os casais que desejam a bênção de Deus para o seu amor são apoiados e acompanhados na diocese de Essen em seu desejo e no planejamento de uma cerimônia de bênção”, disse o bispo na quarta-feira, 22 de março. “Acho que é correto e teologicamente responsável possibilitar as celebrações de bênçãos para casais do mesmo sexo, mas também para casais após o casamento civil ou novo casamento após o divórcio”, afirmou Overbeck.
Para o Bispo de Essen, "pronunciar uma bênção sobre o bem de suas vidas, que não se assemelha a uma cerimônia de casamento, mas é um sinal de acompanhamento, quer mostrar que, em nome da Igreja, Deus está presente nesta relação". Uma opinião que contrasta com as dúvidas do Vaticano, que deve se posicionar sobre o assunto.
Além disso, a Overbeck também anunciou a criação de um novo comitê para maior participação nos processos de consulta e decisão, segundo o portal katholisch.de. Para o bispo “um bem compreendido fortalecimento da sinodalidade em nossa Igreja é ao mesmo tempo um fortalecimento do episcopado”. E é que nesta diocese alemã já é comum o ministro do batismo ser mulheres e homens não ordenados ou a participação dos leigos na direção das paróquias ou na pregação das celebrações.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
A bênção de casais homossexuais já está em andamento em Essen, Alemanha - Instituto Humanitas Unisinos - IHU