• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Cientistas renunciam a medalha concedida por Bolsonaro

Mais Lidos

  • Robert Prevost insiste em seus discursos e aparições públicas na defesa intransigente da paz, em certo modo como continuidade à postura de Francisco, mas também como sintoma da brutalidade e violência de nossos tempos

    Papa Leão XIV: primeiras impressões de um novo pontificado. Massimo Faggioli, Brenda Carranza e Luís Corrêa Lima

    LER MAIS
  • Sempre à beira de se converter em ditaduras, democracias liberais burguesas operam formalmente, via estado de exceção; devir-Gaza do mundo está em curso, sob a coalização EUA-Israel em uma guerra civil planetária

    A democracia liberal como condição de surgimento do fascismo. Entrevista especial com Rodrigo Karmy Bolton

    LER MAIS
  • Um papa contra a polarização que ataca as raízes ideológicas de Trump

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

08 Novembro 2021

 

Mais de 20 pesquisadores anunciam renúncia coletiva à Ordem Nacional do Mérito Científico, após presidente excluir da lista dois cientistas alvos de bolsonaristas. Grupo diz que governo "boicota" e "ataca" a ciência.

A reportagem é publicada por Deutsche Welle, 06-11-2021.

Mais de 20 cientistas condecorados com a Ordem Nacional do Mérito Científico anunciaram sua renúncia coletiva à honraria neste sábado (06/11), apenas três dias após a medalha ter sido concedida ao grupo pelo presidente Jair Bolsonaro.

Em carta aberta, eles afirmam que a decisão foi motivada pela "exclusão arbitrária" de dois pesquisadores da lista de homenageados, o que lhes causou "indignação e repúdio".

Os cientistas haviam sido condecorados em 3 de novembro por meio de um decreto presidencial. Dois dias depois, na sexta-feira, Bolsonaro assinou um novo decreto retirando da lista os nomes de Marcus Vinícius Guimarães Lacerda, pesquisador da Fiocruz, e de Adele Schwartz Benzaken, diretora da Fiocruz Amazônia.

"Tal exclusão, inaceitável sob todos os aspectos, torna-se ainda mais condenável por ter ocorrido em menos de 48 horas após a publicação inicial, em mais uma clara demonstração de perseguição a cientistas, configurando um novo passo do sistemático ataque à ciência e tecnologia por parte do governo vigente", escreve o grupo.

Os cientistas seguem afirmando não compactuar com "a forma pela qual o negacionismo em geral, as perseguições a colegas cientistas e os recentes cortes nos orçamentos federais para a ciência e tecnologia têm sido utilizados como ferramentas para fazer retroceder os importantes progressos alcançados pela comunidade científica brasileira nas últimas décadas".

O grupo reitera que a renúncia coletiva os entristece, mas expressa sua "indignação frente ao processo de destruição do sistema universitário e de ciência e tecnologia".

 

A medalha

 

A Ordem Nacional do Mérito Científico é uma das mais altas honrarias concedidas pelo poder público a personalidades nacionais e estrangeiras. Desde 1993, a medalha reconhece nomes que contribuíram para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no Brasil.

A indicação dos agraciados é realizada por uma comissão formada por três membros indicados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, três indicados pela Academia Brasileira de Ciências e três indicados pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

"Nossos nomes foram honrosamente indicados por essa comissão, reunida em 2019. O mérito científico (como não poderia deixar de ser) foi o único parâmetro considerado para a inclusão de um nome na lista", afirmam os cientistas na carta.

Apesar de se dizerem "honrados" por ganhar "um dos maiores reconhecimentos que um cientista pode receber em nosso país", eles destacam que "a homenagem oferecida por um governo federal que não apenas ignora a ciência, mas ativamente boicota as recomendações da epidemiologia e da saúde coletiva, não é condizente com nossas trajetórias científicas".

"Em solidariedade aos colegas que foram sumariamente excluídos da lista de agraciados, e condizentes com nossa postura ética, renunciamos coletivamente a essa indicação", concluem.

 

Alvos de bolsonaristas

 

Ambos os pesquisadores excluídos da homenagem haviam se tornado alvos de bolsonaristas nos últimos tempos.

Contrário ao uso da cloroquina no tratamento da covid-19, Guimarães Lacerda conduziu um estudo no Amazonas em abril de 2020 que concluiu não haver benefícios na aplicação de altas doses do remédio em pacientes graves da doença.

Após a pesquisa, o cientista passou a receber ameaças de apoiadores de Bolsonaro, que ao longo da pandemia vem promovendo a cloroquina e outras drogas ineficazes.

Schwartz Benzaken, por sua vez, foi demitida em 2019 do departamento do Ministério da Saúde responsável por elaborar políticas referentes a infecções sexualmente transmissíveis.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a demissão teria ligação com uma cartilha da pasta que trazia dicas de saúde para homens transsexuais. Bolsonaro também é conhecido por proferir declarações homofóbicas e anti-LGBTQ.

 

Confira os nomes dos cientistas que renunciaram à homenagem:

 

Aldo Ângelo Moreira Lima (UFC)
Aldo José Gorgatti Zarbin (UFPR)
Alfredo Wagner Berno de Almeida (UEMA)
Anderson Stevens Leonidas Gomes (UFPE)
Angela De Luca Rebello Wagener (PUC-RJ)
Carlos Gustavo Tamm de Araujo Moreira (IMPA)
Cesar Gomes Victora (UFPel)
Claudio Landim (IMPA)
Fernando Garcia de Melo (UFRJ)
Fernando de Queiroz Cunha (USP)
João Candido Portinari (Projeto Portinari)
José Vicente Tavares dos Santos (UFRGS)
Luiz Antonio Martinelli (USP)
Maria Paula Cruz Schneider (UFPA)
Marília Oliveira Fonseca Goulart (UFAL)
Neusa Hamada (INPA)
Paulo Hilário Nascimento Saldiva (USP)
Paulo Sérgio Lacerda Beirão (UFMG)
Pedro Leite da Silva Dias (USP)
Regina Pekelmann Markus (USP)
Ronald Cintra Shellard (CBPF)

 

Leia mais

 

  • A ciência versus Bolsonaro
  • O desmonte da ciência brasileira
  • Para Nature, eleição de Bolsonaro é ameaça à Ciência
  • A ciência "é a primeira a ser cortada", diz presidente do CNPq
  • A ciência brasileira na UTI
  • Inovação tecnológica para o desenvolvimento... mas de quem?
  • Com crise e cortes na ciência, jovens doutores encaram o desemprego: 'Título não paga aluguel'
  • “Há uma política para que as universidades parem de crescer. É um ataque à ciência brasileira”
  • Governo propõe 25% de corte no orçamento de ciência e tecnologia para 2018
  • Instruções do Banco Mundial podem levar ao fim da pesquisa científica no Brasil. Entrevista especial com Peter Schulz
  • Cortes e ataques às universidades públicas catalisam mobilização contra Bolsonaro
  • Bolsonaro renova sua parceria com a morte
  • Governo Bolsonaro entope aldeias indígenas com cloroquina
  • CPI da Covid: Vacinas que iriam para indígenas são desviadas para garimpeiros; indígenas recebem Cloroquina
  • Governo desvia cloroquina para a covid, e combate à malária corre risco
  • O Mapa da cloroquina: como governo Bolsonaro enviou 2,8 milhões de comprimidos para todo o Brasil
  • Ciência, religião, fake news e cloroquina

Notícias relacionadas

  • "Nossas cidades são insustentáveis". Entrevista especial com Luciana Ferrara

    LER MAIS
  • Vamos para uma nova revolução industrial: assim será

    A concentração de inovações científicas e técnicas deram lugar a um novo sismo no mercado mundial. Assistimos a uma nova re[...]

    LER MAIS
  • Técnico de francês sugere que 'candomblé' estaria por trás de vitória brasileira no salto com vara

    O treinador do francês Renaud Lavillenie, medalhista de prata no salto com vara na noite de segunda-feira, sugeriu que a vitória[...]

    LER MAIS
  • A biologia tem sua versão social

    Alicia Massarini iniciou Biologia na Universidade de Buenos Aires (UBA), porque possuía o interesse de conhecer como o conhecimen[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados