07 Agosto 2020
No último dia 29 de junho, depois de um processo sinodal, foi criada a nova Conferência Eclesial da Amazônia, e no seminário online, que será realizado no sábado, 08-08-2020, serão respondidas perguntas como: “Quem faz parte desta conferência?”, “Quais são as expectativas para a região pan-amazônica?”, “Como foi o processo que levou a sua criação?”. Participe do seminário, que estará disponível com tradução simultânea em inglês, espanhol e português.
A reportagem é publicada por Religión Digital, 06-08-2020. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.
A celebração do Sínodo Especial para a Amazônia, que ocorreu em Roma durante o mês de outubro de 2019, foi uma parte importante de um longo processo de escuta que vinha sendo gestado nas comunidades de base na região pan-amazônica. Fruto do diálogo suscitado durante as sessões sinodais no mês de outubro em Roma, propôs-se “a criação de um organismo episcopal que promova a sinodalidade entre as igrejas da região, que ajude a delinear a face amazônica desta Igreja e que continue a tarefa de encontrar novos caminhos para a missão evangelizadora, incorporando especialmente a proposta de ecologia integral, fortalecendo a fisionomia da Igreja Amazônica. Seria um organismo episcopal permanente e representativo que promove a sinodalidade na região amazônica, articulado ao Celam, com estrutura própria, em uma organização simples e também articulado à Repam” (Documento Final do Sínodo Especial para a Amazônia, n.115).
Em 29 de junho este organismo episcopal foi criado, e segundo Vatican News, constituiu-se de forma virtual, estando presentes o presidente do Celam, dom Miguel Cabrejos, o.f.m.; o presidente e o vice-presidente da Repam, cardeais Cláudio Hummes, o.f.m., e Pedro Barreto, s.j., e um bispo para cada um dos nove países que compartilham o território amazônico. Do Brasil há dois representantes. Também participam representantes da Cáritas da América Latina e do Caribe, dom José Luis Azuaje, da Clar, irmã Liliana Franco e da Repam, Mauricio López. A estes, somam-se três representantes dos povos originários: Patricia Gualinga, a irmã Laura Vicuña e Delio Siticonatzi. Pelas instâncias vaticanas, participam: pela secretaria do Sínodo dos Bispos, o cardeal Baldisseri; da Congregação para os Bispos, o cardeal Ouellet; da Congregação para a Evangelização dos Povos, o cardeal Luis Tagle; e do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral, o cardeal Czerny.
O escrito de JPIC da Ordem de Frades Menores (OFM) convida a participar deste seminário que contará com a intervenção de três membros da Conferência Eclesial da Amazônia: dom Miguel Cabrejos, o.f.m., presidente da Celam; irmã Laura Vicuña Pereira, religiosa catequista franciscana; e Mauricio López, secretário-executivo da Repam. A mediação será do frei Valmir Ramos, o.f.m., definidor-geral e animador-geral para a evangelização.
Cartaz de divulgação do Seminário On-Line de apresentação da Conferência Eclesial da Amazônia
O seminário online será no sábado, 08 de agosto:
10.00AM | Los Angeles, CA, EUA
11.00AM | El Salvador, Honduras, Guatemala, Nicaragua, Costa Rica.
12.00 PM | Chicago IL-USA, México, Panamá, Colombia, Equador, Peru.
1.00 PM | Venezuela, Bolívia, Chile, Paraguai.
2.00 PM | Brasília-Brasil, Argentina, Uruguai.
7.00 PM | Madrid, Portugal, Itália.
Para participar, inscreva-se neste link.