• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

O imposto sobre os ricos como sentido comum. Artigo de Alfredo Serrano Mancilla

Mais Lidos

  • Kiev ataca bases russas. Pearl Harbor de Moscou. E para a resposta de Putin "todas as opções estão na mesa"

    LER MAIS
  • Depois de Francisco. Artigo de Flávio Lazzarin

    LER MAIS
  • Piora nos indicadores de morbidade e mortalidade e progressivo aumento do número de procedimentos hospitalares e ambulatoriais no SUS sinalizam dissonância no arranjo organizativo predominantemente terceirizado, afirma doutor em saúde coletiva e professor da UFRGS

    Crise reincidente na saúde decorre da insuficiência de medidas para reformar o sistema público. Entrevista especial com Alcides Silva de Miranda

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    Ascensão do Senhor – Ano C – No seguimento de Jesus voltar para as Galileias da nossa existência

close

FECHAR

Revista ihu on-line

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

25 Junho 2020

“Como aconteceu após a grande crise de 1929, com o aumento das taxas marginais de impostos sobre as rendas mais altas (tal como Piketty descreve em Capital e Ideologia), algo semelhante acontece agora: o que até recentemente era uma ideia minoritária, agora se torna uma ideia majoritária”, escreve Alfredo Serrano Mancilla, economista espanhol, em artigo publicado por Centro Estratégico Latino-Americano de Geopolítica – CELAG, 21-06-2020. A tradução é do Cepat.

Eis o artigo.

Um fantasma percorre a América Latina na forma de um novo sentido comum da época: os super-ricos devem contribuir com parte de seus colossais recursos para enfrentar a situação econômica e social crítica que estamos enfrentando. Trata-se de um consenso emergente nascido em meio a essa pandemia e que assumiu a forma de uma iniciativa tributária em muitos países. Com uma ampla variedade de termos e com especificidades legais próprias para cada país, essa proposta de política pública agora é amplamente aceita na região.

No Chile, o imposto sobre os mais altos patrimônios é uma iniciativa do Partido Comunista e já foi aprovado no Congresso. Na Argentina, tem sido discutida há semanas a proposta da Frente de Todos acerca do imposto sobre grandes fortunas e está prestes a entrar em debate na Câmara Legislativa. No México, o subsecretário da América Latina propôs publicamente uma contribuição extraordinária que afetaria grandes patrimônios, também apareceu no Brasil como uma iniciativa no Senado por parte do Partido dos Trabalhadores. No Peru, foi apresentado como projeto de lei no Congresso. Na Bolívia, foi apresentado pelo candidato à presidência pelo MAS, Luis Arce.

O interessante desse fenômeno regional é que não está dissociado do que as pessoas pensam. Em outras palavras, não são propostas legislativas sem uma base de cidadãos. E é por isso que têm maior força e possibilidades para serem totalmente implementadas. Se observarmos as três últimas pesquisas realizadas pelo CELAG, nos últimos dois meses, na Argentina, Chile e México existe um grande acordo sobre essa temática: 1) na Argentina, 78% estariam de acordo com o imposto sobre as grandes fortunas, 2) no Chile, essa porcentagem é de 72%, 3) no México, de 67%.

(Fonte: CELAG)

Em todos os casos observados, existe pelo menos dois terços dos cidadãos que apoiam essa política pública. E certamente isso responde não apenas a um critério de justiça, mas também de eficiência. A recuperação da economia também é alcançada graças a tais tipos de medidas que permitem a circulação de recursos ociosos, que na maioria dos casos não são utilizados para o bom desempenho econômico, social e produtivo de um país.

O imposto sobre os super-ricos não é um evento isolado neste novo tempo. A explicação está em sintonia com a maior demanda por mais Estado, em meio a essa pandemia. Segundo dados da pesquisa do CELAG, na Argentina, 90% acreditam que o Estado deve intervir e estar presente na economia, no Chile, 68%, e no México, 60%.

Como quase sempre acontece na história, cada ideia ou proposta é o resultado de suas circunstâncias. Como aconteceu após a grande crise de 1929, com o aumento das taxas marginais de impostos sobre as rendas mais altas (tal como Piketty descreve em Capital e Ideologia), algo semelhante acontece agora: o que até recentemente era uma ideia minoritária, agora se torna uma ideia majoritária.

 

Leia mais

  • A desigualdade no século XXI. A desconstrução do mito da meritocracia. Revista IHU On-Line Nº. 449
  • Tributação, políticas públicas e propostas fiscais do novo governo. Cadernos IHU, Nº. 291
  • A era da imprecisão e incerteza. Artigo de Alfredo Serrano Mancilla
  • O cometa Piketty. Sobre o livro “Capital e Ideologia”
  • Está na hora de taxar as fortunas? Artigo de Róber Iturriet Avila
  • A propriedade é útil, não sagrada. Piketty contra as desigualdades
  • O coronavírus dos ricos e o coronavírus dos pobres. Artigo de Juan Arias
  • Coronavírus expõe as profundas desigualdades da nossa sociedade
  • A experiência de 3 países da América Latina que cobram imposto sobre riqueza
  • “A concentração das riquezas representa um problema democrático”. Entrevista com Gabriel Zucman
  • “Antes que seja tarde demais”. Milionários pedem que seus 'colegas' paguem impostos e assim evitem um “desastre para todos”
  • Governo Bolsonaro vai taxar as grandes… fortunas? Não, as grandes pobrezas
  • Thomas Piketty: “Proponho um imposto que permita dar 120.000 euros a todo mundo aos 25 anos”
  • "Os ricos brasileiros estão entre os que pagam menos impostos no mundo". Entrevista especial com Róber Avila
  • Por um imposto global sobre as transnacionais. Artigo de Joseph Stiglitz
  • Como fazer com que os super-ricos paguem mais impostos?

Notícias relacionadas

  • “A valorização do Centro Histórico com o uso social que se pode fazer do Cais Mauá não pode ser reduzida a ganhos econômicos”, diz o sociólogo.

    A cidade (rebelde) da modernidade tardia contra a cidade fordista-industrial. Entrevista especial com Milton Cruz

    LER MAIS
  • "Nossas cidades são insustentáveis". Entrevista especial com Luciana Ferrara

    LER MAIS
  • Obedecer é mais fácil do que entender

    “Obediência é submissão e passividade: morte do pensamento. Daí a importância de uma escola que seja capaz de ensinar as m[...]

    LER MAIS
  • Falácias sobre o ajuste fiscal

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados