02 Junho 2020
Cristãos indianos tocaram sinos, cantaram hinos e oraram juntos no meio-dia de 31-05-2020, em um programa ecumênico que buscou ajuda divina para o país em seu combate às infecções pandêmicas em espiral.
A reportagem é de Saji Thomas, publicada por UCA News, 01-06-2020. A tradução é de Isaque Gomes Correa.
Religiosas católicas oram em um convento no estado de Madhya Pradesh, em 31 de maio, com parte de um programa ecumênico de oração na Índia atingida pela pandemia. Cristãos de várias denominações se uniram ao evento. Foto: Divulgação
Lideranças católicas, protestantes, ortodoxas e de igrejas neocristãs dedicaram o Domingo de Pentecostes a “tocar os sinos, cantar e orar” pela Índia, onde as infecções vêm aumentando aos milhares todos os dias.
A Índia contabilizou mais de 50 mil casos na semana passada, registrando 191 mil no total e cerca de 5.400 mortes em 31 de maio. Com o número de infecções diárias aumentando para mais de 7 mil e o governo relaxando as normas de confinamento, especialistas esperam que o contágio se espalhe ainda mais.
“Unimo-nos em um único acorde, e unimo-nos na fé”, disse o cardeal Oswald Gracias, de Mumbai, presidente da Conferência Episcopal da Índia, ao pedir que os cristãos orem pelo país.
O grupo ecumênico Fórum Cristão Unido organizou o programa de oração. Ele publicou um vídeo com algumas lideranças religiosas a incentivar o povo pra que orassem juntos em suas casas e paróquias em toda a Índia.
Vários bispos apoiaram a iniciativa, entre eles dom Leo Cornelio, da Arquidiocese de Bhopal, no estado de Madhya Pradesh, Índia central.
Mapa da índia (Foto: mapsofworld)
Todas as paróquias da Arquidiocese de Bhopal realizaram orações no meio-dia conforme planejado, enquanto Cornelio também conduziu uma oração on-line para que os fiéis participassem de suas casas, disse o porta-voz arquidiocesano padre Maria Stephen.
Os cristãos na Índia invocaram o Espírito Santo e tocaram os sinos ao meio-dia, como forma de expressar sua unidade no combate à pandemia e na oração por proteção divina, segundo os organizadores.
A Festa de Pentecostes, observada no sétimo domingo após a Páscoa, comemora a crença cristã de que o espírito de Deus desceu sobre os discípulos de Cristo enquanto se reuniam em Jerusalém.
As orações nas paróquias começaram com a invocação do Espírito Santo, buscando o perdão dos pecados, e com uma invocação para abençoar o país e ajudar no combate à pandemia.
As rezas também incluíram uma oração de intercessão pelo país, pelos policiais, médicos e profissionais de saúde, além das vítimas da pandemia, disse Stephen.
Cornelio disse à UCA News que foi uma “oração de esperança num momento em que todos no país trabalham, sem descanso, contra a pandemia que continua a se espalhar entre as massas”.
O pastor Vinu Paul, da Igreja da Nova Fronteira, com sede no estado de Maharashtra, disse que as pessoas em sua igreja “oraram juntas pela cura da terra”.
Dom Chacko Thottumarickal, da Diocese de Indore, também exortou os cristãos a buscarem a ajuda divina para salvar o país do coronavírus.
“Quando todos orarmos juntos, Deus enviará o seu Espírito Santo e libertará a nação” de 1,3 bilhão de pessoas, disse o prelado.
Aos cristãos, foi pedido que seguissem as restrições impostas pela Covid-19 durante os programas de oração.
“Respeitamos a lei local e trazemos as nossas vozes, realizamos as nossas orações e tocamos os sinos das igrejas para ressonar o som da esperança em cada canto do país, segundo as diretrizes em vigor”, disse um comunicado divulgado pelos organizadores em Indore.