A verdadeira teologia do Espírito Santo nos leva ao Jesus histórico. Reflexão de João Batista Libanio

João Batista Libanio (Foto: FAJE)

Mais Lidos

  • Niceia 1.700 anos: um desafio. Artigo de Eduardo Hoornaert

    LER MAIS
  • A rocha que sangra: Francisco, a recusa à OTAN e a geopolítica da fragilidade (2013–2025). Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS
  • Congresso arma pior retrocesso ambiental da história logo após COP30

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

17 Mai 2024

Padre João Batista Libanio foi um padre jesuíta, escritor, filósofo e teólogo católico brasileiro conhecido por suas contribuições à reflexão teológica, especialmente no campo da pneumatologia, que é o estudo da doutrina do Espírito Santo. Em suas obras, ele explora como a presença e a ação do Espírito Santo na vida da Igreja e dos indivíduos nos levam a um encontro mais profundo com Jesus Cristo, tanto no contexto contemporâneo quanto no contexto histórico, mostrando a conexão feita pelo Espírito Santo dentro da Santíssima Trindade, não como algo isolado, mas como o ponto de união entre o Pai e o Filho para formar Deus em sua plenitude.

Na festa de Pentecostes, que lembra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos, Padre Libanio destaca a conexão entre o Espírito Santo e a missão de Jesus Cristo. Ele argumenta que é através do Espírito Santo que a mensagem e a obra de Jesus são continuadas e atualizadas na vida da Igreja e dos fiéis.

A reflexão foi publicada por Eliseu Wisniewski, presbítero da Congregação da Missão (padres vicentinos) Província do Sul, mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em sua página no Facebook, 15-05-2024.

Eis a reflexão.

Leia mais