16 Abril 2018
Será uma celebração reservada a poucos íntimos aquela prevista no pequeno complexo dentro da Cidade do Vaticano, o mosteiro Mater Ecclesiae, onde vive Joseph Ratzinger. Segunda-feira, 16 de abril, de fato o Papa emérito Bento XVI vai completar 91 anos. Como é tradição, o seu irmão Monsenhor Georg, hoje com 94 anos, vindo da Baviera, será convidado do pequeno mosteiro (onde o bispo emérito de Roma retirou-se em 2 de maio de 2013), para passar alguns dias com ele.
A reportagem é de Filippo Rizzi, publicada por Avvenire, 13-04-2018. A tradução é de Luisa Rabolini.
Joseph Ratzinger nasceu em Marktl na Alemanha e foi eleito papa dois dias depois da data de seu aniversário, em 19 de abril de 2005. Ele anunciou sua renúncia do ministério petrino em 11 de fevereiro de 2013 e é emérito desde 28 de fevereiro de 2013.
O Papa emérito Bento XVI em um recente encontro com o cardeal Leonardo Sandri (Foto: Avvenire)
No mosteiro do Vaticano a vida do Papa emérito continua a ser marcada pela oração e de algumas visitas, sempre acompanhado por seu secretário pessoal e prefeito da Casa Pontifícia, o arcebispo Dom Georg Gänswein. Ratzinger é sempre cercado pelo amor de muitas pessoas. Ele recebe muitas cartas e, na medida do possível, responde às mensagens e também recebe visitas. Entre as mais recentes, a do cardeal Leonardo Sandri, prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, que doou ao Papa emérito a nova edição de Oriente Cattolico, por ocasião das comemorações do centenário da fundação da Congregação, que em três tomos recolhe todas as informações pertinentes sobre as Igrejas católicas orientais. Outra visita recente no mosteiro Mater Ecclesiae foi do abade Maximilian Heim (Prêmio Ratzinger 2011) com um grupo de monges cistercienses da Abadia de Heiligenkreuz que vieram da Áustria.
O Papa emérito Bento XVI com o abade Heim e um grupo de monges cistercienses de Heiligenkreuz, na Áustria (Foto: Avvenire)
Dentro da cidade leonina o Papa emérito será "festejado" no dia de seu aniversário, em 16 de abril, com a exibição de um documentário intitulado "Bento XVI, a hora da verdade", que será exibido em Filmoteca Vaticana, no Palazzo San Carlo, e depois distribuído para todos na rede TV2000. No dia seguinte, em 17 de abril, será realizado um seminário para contar a sua obra teológica. "Em busca da verdade: de Copérnico a Bento XVI" é o tema da conferência acadêmica internacional a ser realizada em sua homenagem na Faculdade de Teologia da Nicolau Copérnico de Torun, na Polônia.