10 Novembro 2014
Não é fácil condensar todos os 473 anos de história dos jesuítas em um único volume, mas isso é exatamente o que o padre jesuíta John W. O'Malley (foto) faz em seu último livro. The Jesuits: A History From Ignatius to the Present [Os jesuítas: uma história de Inácio até o presente] abrange a fascinante história da Companhia de Jesus desde a sua fundação em 1540 até os dias atuais.
A reportagem é de Doris Yu, publicada no sítio Jesuit News, 31-10-2014. A tradução é de Claudia Sbardelotto.
"Esta é a visão panorâmica. O livro lhe dará um panorama da história dos jesuítas", diz o Pe. O'Malley, professor de teologia na Universidade de Georgetown, Estados Unidos. "Eu queria que fosse uma leitura fácil. É um livro que você pode ler em duas ou três noites".
Voltado para o público em geral e aqueles que não conhecem muito sobre os jesuítas, o livro do Pe. O'Malley foi lançado em 16 de outubro e já foi traduzido para o francês, espanhol e italiano, com versões em eslovaco, húngaro, português e polonês em andamento.
"Para os jesuítas, será uma reciclagem e talvez lhes dará uma nova perspectiva sobre as coisas. Para os outros, eu espero que seja uma introdução fácil sobre quem são os jesuítas", disse Pe. O'Malley.
Embora Pe. O'Malley tenha escrito vários livros sobre a história dos jesuítas, escrever sobre a época mais contemporânea do Papa Francisco representou um desafio especial, o que ele gostou muito de fazer.
"Eu teria gostado de ter feito mais pela última parte do livro, que trata do período após a restauração em 1814. É a parte mais difícil de escrever, porque não há nenhuma obra padrão sobre ela, então eu tive que elaborar tudo por conta própria", diz ele, observando o número relativamente pequeno de livros sobre os mais recentes 50 anos dos jesuítas.
Os jesuítas enfrentaram críticas e supressão ao longo da existência da Companhia, um tema explicado de forma sucinta no livro. "Os jesuítas são resilientes, ao mesmo tempo em que mantêm a sua identidade. Eles são certamente a mais polêmica de todas as ordens religiosas", diz Pe O'Malley. "Isso é compreensível porque, por uma variedade de razões, eles têm estado na vanguarda. Quase por definição, eles têm um pé plantado na Igreja e o outro pé plantado no mundo, e eles estão mediando entre os dois. Então, isso coloca-os em apuros".
Padre O'Malley é filho único, "cresceu falando com adultos sobre assuntos de adultos", o que incubou a sua paixão pela história.
"Minha mãe sempre foi muito interessada em história. Ela, seus primos e amigos estavam sempre discutindo livros de história", diz ele. Os fundamentos de sua infância o transformaram em um historiador e em um autor prolífico. Os planos para um livro posterior sobre os jesuítas e os papas - especialmente aqueles da idade moderna - estão em andamento.
"Escrever me anima", diz Pe. O'Malley sobre o processo de escrita. "Eu tenho uma idéia e eu fico animado".
Nota da IHU On-Line: John O'Malley estará na Unisinos, no mês de maio de 2015, participando de um Colóquio Internacional, promovido pelo Instituto Humanitas Unisinos - IHU, por ocasião dos 50 anos do Concílio Vaticano II. Também estão confirmadas as presenças, dentre outros, de Massimo Faggioli, Cristoph Teobald e Gilles Routhier. Para mais informações clique aqui.