Homens são a maioria da população jovem no Vale do Sinos

• Quinta, 21 de Setembro de 2017

Em um cenário de apresentação de baixo crescimento econômico e populacional, principalmente no Rio Grande do Sul, com reforma trabalhista e previdência afetando a vida dos trabalhadores e trabalhadoras, o Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - Observasinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, buscou analisar a estimativa populacional nos municípios do Vale do Rio dos Sinos. As estimativas populacionais são referenciais para a elaboração, o controle e o planejamento das políticas públicas.

Eis o texto

Entre os 5.570 municípios brasileiros, 24,70% ou 1.378 apresentaram redução populacional. Apenas 4,6% do total de municípios do país tiveram crescimento da população igual ou superior a 2,00%, enquanto mais da metade dos municípios (53,60%) tiveram taxas de crescimento inferior a 1,00%.

Os dados fazem parte das estimativas populacionais realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, e têm como data de referência 1º de julho de 2017. O estudo ainda releva que o Brasil tem 207,7 milhões de habitantes e uma taxa de crescimento populacional de 0,77% em relação ao ano passado (206,1 milhões). O Rio Grande do Sul, que ficou abaixo da média nacional, obteve um crescimento populacional de 0,32%. Isso deve-se ao fato de o estado estar em uma fase mais avançada de envelhecimento populacional e de crescimento demográfico entre os demais estados brasileiros.

Confira o vídeo sobre Estimativas populacionais do Rio Grande do Sul, produzido pela Fundação de Economia e EstatísticaFEE.

A região do Vale do Sinos apresentou um crescimento populacional de 0,44%; embora esteja acima da média do estado, a região também fica abaixo da média nacional. Os municípios de Nova Santa Rita e Ivoti foram os únicos que apresentaram taxas de crescimento populacional acima de 1,00%. Os municípios de Esteio e Novo Hamburgo foram os que apresentaram as menores taxas de crescimento populacional do Vale do Sinos, respectivamente 0,15% e 0,16%.

A Fundação de Economia e Estatística - FEE também divulgou recentemente a estimativa populacional dos municípios do Rio Grande do Sul. Os dados apresentados compreendem o ano de 2016, por faixa etária e sexo. Os dados da FEE mostram que as mulheres são a maioria da população no Rio Grande do Sul, assim como no Vale do Sinos. Apenas em Portão e Estância Velha a população de homens é superior à de mulheres na região.

O Rio Grande do Sul possui uma população idosa (de 60 ou acima de 60 anos, conforme definido pelo Estatuto do Idoso) de 16,06%, enquanto no Vale do Sinos a população idosa é de 13,08%. Esse dado desvenda que a população idosa no estado está envelhecendo mais rápido no Vale do Sinos. A faixa etária entre 0 e 29 anos (conforme definido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e o Estatuto da Juventude) representa 39,81% no Rio Grande do Sul e 44,51% no Vale do Sinos. A faixa intermediária de 30 a 59 anos representa 41,47% da população no estado e 42,42% no Vale do Sinos. Esse dado também aponta que a região tem uma população mais nova ao comparar com o estado.

Assim como no Rio Grande do Sul, os homens são a maioria nas faixas entre 0 e 29 anos de idade, as mulheres são a maioria nas faixas de 30 a acima de 80 anos de idade. Esse dado confirma que uma reforma da Previdência Social pode prejudicar mais as mulheres do que os homens. Os dados revelam que as mulheres contribuíram mais para previdência do que os homens. Do percentual de mulheres que não contribuíram, 51,60% possuem idade acima dos 40 anos de idade. Outra informação também alarmante: 53,30% das mulheres que trabalham como autônomas não contribuem para previdência no Brasil.

Os dados da população do Rio Grande do Sul podem ser acessados no aplicativo PopVis. A ferramenta oferece a possibilidade de construir pirâmides etárias de todos os municípios gaúchos; visualizar mapas, população bruta, percentual de população e variação populacional; analisar a representação de cada região (municípios, Coredes e Regiões Funcionais) no Estado por gênero ou grupo etário; e realizar download de tabelas com dados de estimativas e projeções.

O aplicativo PopVis pode ser acessado aqui.