A Carta do Mercado de Trabalho produzida pelo Observatório Unilasalle: Trabalho, Gestão e Políticas Públicas contempla dados acerca do mercado de trabalho formal no Brasil, no estado do Rio Grande do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre e no município de Canoas referentes ao mês de março de 2019. O documento apresenta informações que englobam a evolução do emprego por setor de atividade econômica e respectivos números de admitidos e desligados.
As fontes dos dados partem dos registros administrativos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) disponibilizados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Os setores econômicos são aqueles definidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.
O mercado de trabalho formal brasileiro registrou, entre admissões e demissões, saldo negativo no mês de março deste ano, com 43.196 postos de trabalho com carteira assinada o que representa uma redução de 0,11% sobre o estoque de empregos do mês anterior. Já o mercado de trabalho formal rio-grandense no mês de março de 2019 registrou saldo positivo, resultado entre as admissões e demissões, de 2.439 postos de trabalho o que representa um acréscimo de 0,10% sobre o estoque de empregos do mês anterior. Por fim, a Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) apresentou um recuo em 381 postos de trabalho com carteira assinada, uma redução de 0,03% sobre o estoque de empregos do mês anterior.
Confira a análise completa aqui.