O Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, publica a Carta do Mercado de Trabalho, dos meses de outubro, novembro e dezembro de 2017, que é produzida pelo Observatório Unilasalle: Trabalho, Gestão e Políticas Públicas. A Carta mostra o movimento do trabalho no Brasil, no Rio Grande do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre e no município de Canoas.
Segundo a Carta do Mercado de Trabalho, no mês de dezembro o mercado de trabalho formal brasileiro registrou, entre admissões e demissões, saldo negativo no mês de dezembro de 2017, com 328.539 postos de trabalho com carteira assinada o que representa uma redução de 0,85% sobre o estoque de empregos do mês anterior. O setor do Comércio (6.285) foi o único que abriu postos de trabalho já a Indústria de Transformação (110.255) foi setor que mais fechou postos de trabalho. No ano foram fechados 20.832 postos de trabalho com carteira assinada.
Outro destaque estão no o mercado de trabalho formal rio-grandense que no mês de dezembro de 2017 registrou saldo negativo, resultado entre as admissões e demissões, de 25.459 postos de trabalho o que representa um decréscimo de 1,0% sobre o estoque de empregos do mês anterior. O setor da Indústria de Transformação (13.312) foi o que mais fechou vagas no mercado formal de trabalho. Neste ano no estado do Rio Grande do Sul foram encerradas 8.173 vagas com carteira assinada.
Clique aqui para acessar a Carta do Mercado de Trabalho de dezembro
Conforme a Carta do Mercado de Trabalho do mês de novembro de 2017, o mercado de trabalho formal na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) apresentou um acréscimo de 1.995 postos de trabalho com carteira assinada, uma ampliação de 0,17% sobre o estoque de empregos do mês anterior. O Comércio (2.151) no mês foi o setor que mais ampliou postos de trabalho com carteira assinada, e o Setor da Indústria de Transformação (760) foi o que mais fechou postos de trabalho. No ano foram abertas 730 vagas de trabalho com carteira assinada na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Clique aqui para acessar a Carta do Mercado de Trabalho de novembro
De acordo com a Carta do Mercado de Trabalho, no mês de outubro o mercado de trabalho formal no município de Canoas registrou saldo liquido positivo, entre admissões e demissões, no mês de outubro de 2017, com a ampliação 348 postos de trabalho com carteira assinada. O setor do Comércio (244) foi o que mais ampliou postos de trabalho enquanto o setor da Construção Civil (77) foi o que mais fechou postos de trabalho. No ano o município criou 320 vagas de trabalho com carteira assinada.
Clique aqui para acessar a Carta do Mercado de Trabalho de novembro