Por: Jonas | 18 Julho 2014
Após rumores sobre a anunciada visita do dia 26 de julho a Caserta, Itália, para onde inicialmente o Papa havia planejado ir de forma privada para visitar um pastor amigo seu, o pentecostal Giovanni Traettino, a diocese de Campanha apontou, hoje, que Jorge Mario Bergoglio fará uma visita de dois dias, no sábado dia 26 e na segunda-feira dia 28 de julho, para se reunir com os fiéis locais (o primeiro dia) e com os pentecostais. A Sala de Imprensa vaticana confirmou a notícia.
A reportagem é de Iacopo Scaramuzzi, publicada por Vatican Insider, 17-07-2014. A tradução é do Cepat.
A informação sobre a visita do Papa Francisco a Caserta havia sido publicada, na semana passada, pelo jornal de Nápoles “Il Mattino”. O Papa Francisco, confirmava a Sala de Imprensa vaticana, “por ocasião de um encontro em Roma com um grupo de pastores evangélicos, no mês passado, manifestou a um pastor amigo seu, bem conhecido desde os tempos de Buenos Aires, a intenção de se dirigir de forma absolutamente privada (extremamente simples e rápida, durante uma manhã) para visitar sua Igreja em Caserta”.
O porta-voz vaticano, o padre Federico Lombardi, precisou naquela ocasião: “A visita está sendo analisada e se realizará, previsivelmente, no próximo dia 26 de julho”.
Depois, houve dias de incerteza em razão da natureza tão insólita desta visita. O “Corriere del Mezzogiorno” indicou, ontem, que o bispo de Caserta, Giovanni D’Alise, que foi nomeado recentemente pelo Papa Francisco, teria escrito uma carta ao cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado, na qual havia enfatizado “ a aspiração da cidade de ter nem que fosse um abraço fugaz com Francisco”. Este fato não foi confirmado oficialmente, nem pelas dioceses (onde havia, inclusive, um pouco de surpresa diante da notícia da visita, pois se soube através dos meios de comunicação e não pelos canais oficiais). Contudo, hoje pela manhã, por sua parte, a “Igreja evangélica da reconciliação”, a sede da comunidade pentecostal do pastor amigo de Bergoglio, não confirmava a notícia do Papa. Hoje pela manhã, em Caserta, chegaram representantes da Gendarmaria vaticana e funcionários do serviço de inspeção vaticano da Polícia estatal para realizar uma vistoria reservada.
À tarde, veio a notificação oficial por parte do bispo, que teria sido confirmada pelo Vaticano. O Papa Francisco realizará a visita a Caserta no sábado à tarde (26 de julho), onde celebrará uma missa em honra de Santa Ana, padroeira local, na praça que se encontra em frente ao Reggia de Caserta. Antes da celebração, apontou dom D’Alise, Bergoglio se reunirá com o bispo e os sacerdotes da diocese em um encontro particular. O Papa argentino fará a viagem de ida e volta em um helicóptero de Roma. No domingo, permanecerá em Roma, e no dia seguinte voltará a Caserta para visitar o pastor evangélico, “de maneira privada”, provavelmente pela manhã.