Por: André | 30 Novembro 2013
Francisco poderá visitar a Terra Santa nos dias 25 e 26 de maio de 2014 e se encontraria com autoridades de Israel e da Palestina, segundo a CNN. O convite formal teria sido realizado por Shimon Peres quando esteve em Roma, em abril do corrente ano. Está previsto que nas próximas semanas chegue a Israel uma delegação do Vaticano para acertar definitivamente os detalhes e a data da visita.
A reportagem está publicada no sítio Religión Digital, 29-11-2013. A tradução é de André Langer.
Francisco, que em diversas ocasiões expressou sua proximidade com o povo judeu, recebeu nos últimos meses o presidente de Israel, Shimon Peres, e da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Abu Mazen.
Em ambas as audiências, expressou-lhes seu firme apoio ao processo de paz (retomado no verão, embora no momento com pouco sucesso) e sua disposição de peregrinar à Terra Santa em 2014.
Por um lado, comemoraria o 50º aniversário da primeira visita papal a Israel, realizada por Paulo VI. Por outro lado, realizaria o seu desejo de chegar antes que o veterano Peres deixa a Presidência, após sete anos no cargo.
Caso se confirme a data da visita, Francisco chegará também no mês escolhido por Bento XVI há quatro anos. Na época, o Papa visitou Jerusalém, Belém (a Basílica da Natividade, sob o controle da ANP) e Nazaré (a Basílica da Anunciação), entre outros lugares santos.
O Papa Francisco receberá na próxima semana o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. Em sua visita oficial à Itália, reunir-se-á com as autoridades locais e acenderá uma vela de Janucá (a Festa das Luzes do judaísmo) na Grande Sinagoga de Roma.
Um dos momentos mais esperados pela delegação israelense será a primeira reunião de Netanyahu com Francisco, a quem fará o convite formal para visitar o seu país.