29 Agosto 2012
O arcebispo eleito de San Francisco (EUA), Dom Salvatore Cordileone, pediu perdão pelo seu "erro de juízo" por causa do incidente policial que ele protagonizou no sábado, 25 de agosto, quando foi detido por dirigir sob a influência de álcool, superando a margem legal do Estado da Califórnia.
A reportagem é da agência ACI Prensa, 28-08-2012. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
Sobre o fato, em uma declaração enviada no dia 27 de agosto à ACI Prensa, o arcebispo disse que "peço desculpas pelo meu erro de juízo e sinto vergonha pela desgraça que provoquei à Igreja e a mim mesmo. Vou pagar a minha dívida à sociedade e peço perdão à minha família, aos amigos e aos colaboradores da diocese de Oakland e da arquidiocese de San Francisco".
"Rezo para que Deus, em sua inescrutável sabedoria, tire algo bom de tudo isso", acrescentou.
O arcebispo eleito explicou que foi detido pela polícia depois de jantar em San Diego com alguns de seus amigos e um sacerdote que o visitava e que havia chegado do exterior.
Sua mãe, que mora perto da área da Universidade de San Diego, também estava no jantar. Enquanto o arcebispo a levava para casa em seu carro, ele passou por um posto de controle da polícia.
A polícia informou que Dom Cordileone havia superado o limite legal de álcool permitido que no Estado da Califórnia é de 0,08%.
O porta-voz da polícia de San Diego, detetive Gary Hassen, confirmou à ACI Prensa que o arcebispo foi preso pouco depois da meia-noite de sábado para domingo. Ele saiu da prisão antes de meio-dia de domingo, 26.
Dom Salvatore Cordileone foi nomeado como sucessor de Dom George H. Niederauer em San Francisco no dia 27 de julho passado. Ele irá assumirá a sua nova sede no dia 4 de outubro.