Pela primeira vez, a Oração da Noite anglicana será realizada na Basílica de São Pedro

Mais Lidos

  • "A ideologia da vergonha e o clero do Brasil": uma conversa com William Castilho Pereira

    LER MAIS
  • O “non expedit” de Francisco: a prisão do “mito” e a vingança da história. Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS
  • A luta por território, principal bandeira dos povos indígenas na COP30, é a estratégia mais eficaz para a mitigação da crise ambiental, afirma o entrevistado

    COP30. Dois projetos em disputa: o da floresta que sustenta ou do capital que devora. Entrevista especial com Milton Felipe Pinheiro

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

09 Fevereiro 2017

O Centro Anglicano de Roma anunciou que, no próximo dia 13 de março, será realizada a Oração Coral da Noite de acordo com o costume anglicano na Basílica de São Pedro. Será a primeira vez na história que o rito, em parte equivalente à Vésperas católicas, será celebrado no altar da Cátedra.

A reportagem é de Francesco Gagliano, publicada no sítio Il Sismografo, 07-02-2017. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

O evento será possível graças à permissão concedida pelo arcipreste de São Pedro, o cardeal Angelo Comastri, que aperfeiçoou os detalhes da celebração com o diretor do Centro Anglicano de Roma, o arcebispo David Moxon, que presidirá o serviço litúrgico. O pregador será o arcebispo católico inglês Arthur Roche, secretário da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. A liturgia será animada pelo Coro do Merton College de Oxford.

Esse episódio também deve ser contextualizado no âmbito das celebrações do 50º aniversário do diálogo entre a Igreja Católica e a Igreja Anglicana e da instituição do Centro Anglicano em Roma. Há apenas cinco meses, o Papa Francisco e o arcebispo Justin Welby, celebrando juntos as Vésperas na Basílica de San Gregorio al Celio, recordaram esse importante aniversário.

A data da celebração do próximo dia 13 de março foi escolhida por ser a primeira disponível e a mais próxima do dia de São Gregório Magno, que se tornou informalmente o padroeiro das relações entre as duas Igrejas. Foi ele o pontífice que levou o cristianismo para a Grã-Bretanha, mediante a ação evangelizadora de alguns monges beneditinos do cenóbio romano de Sant’Andrea sul Celio, dentre os quais se recorda Santo Agostinho, que se tornou o primeiro arcebispo de Canterbury.

Leia mais: