Trump lança operação contra imigrantes em Nova Orleans, acusa democratas e promete enviar militares

Foto: Molly Riley/Casa Branca

Mais Lidos

  • Quando a Igreja perde seus ministros: notas teológico-pastorais sobre a desistência presbiteral. Artigo de Eliseu Wisniewski

    LER MAIS
  • Pesquisadores refletem sobre possíveis riscos e efeitos do El Niño em 2026 à luz das enchentes de 2024 e das ações realizadas pelo poder público nos últimos dois anos

    El Niño no RS: probabilidade de cheias é dobrada, mas há incerteza sobre a magnitude do fenômeno climático. Algumas análises

    LER MAIS
  • “Discursos desse tipo ameaçam a democracia de forma evidente, são discursos que criam desconfiança nas instituições, em um país como o Brasil, onde a democracia não voltou há muito tempo”, afirma o pesquisador

    Polarização política brasileira e o extremismo disfarçado de encanto. Entrevista especial com Paolo Demuru

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

04 Dezembro 2025

O presidente norte-americano Donald Trump anunciou nesta quarta-feira (3) uma operação em Nova Orleans para prender imigrantes “criminosos” em situação irregular, acusando autoridades democratas locais de não cooperarem com a polícia de imigração. O chefe da Casa Branca disse ter recebido pedido do governador republicano da Louisiana e prometeu enviar militares da Guarda Nacional em duas semanas, como já fez em Los Angeles, Washington e Memphis.

A reportagem é publicada por RFI, 03-12-2025.

O Departamento de Segurança Interna acusou as autoridades democratas da cidade de não cooperarem com a polícia federal de imigração (ICE) de Trump por adotarem políticas de “santuário”, que limitam a colaboração entre forças locais e agentes federais para supostamente proteger migrantes de possíveis deportações.

Na véspera, Trump reiterou sua intenção de enviar militares da Guarda Nacional à cidade, como já fez desde junho em Los Angeles, Washington e Memphis, sempre contra a vontade das administrações locais democratas. Segundo ele, os reforços são necessários para combater a criminalidade e apoiar as operações da ICE.

O Departamento de Segurança Interna detalhou em comunicado que a operação mira “imigrantes em situação irregular criminosos em liberdade por causa das políticas de santuário” adotadas pelas autoridades locais.

Prisões

Um fotógrafo da AFP registrou prisões na manhã desta quarta-feira como parte da operação. Trump tem feito da luta contra a "imigração irregular" uma prioridade, descrevendo-a como uma “invasão” de criminosos estrangeiros e divulgando amplamente as expulsões de imigrantes.

O governo norte-americano insiste em associar criminalidade à imigração e afirma que as ações visam “os piores dos piores”, ou seja, imigrantes que cometeram crimes. Mas dados obtidos pelo Cato Institute indicam que apenas 5% dos detidos desde o início do ano fiscal, em 1º de outubro, foram condenados por violência, enquanto cerca de 70% não têm antecedentes criminais.

O Departamento de Segurança Interna contesta esses números e sustenta que “70% das prisões feitas pela ICE envolvem estrangeiros em situação irregular acusados ou condenados por crimes nos Estados Unidos”.

Leia mais