11 Novembro 2024
A igreja deve confrontar seu silêncio sobre o conflito no Oriente Médio e reconhecer o sofrimento de todas as vítimas, especialmente os palestinos. Abordar isso é essencial para manter a credibilidade moral, apoiar o diálogo inter-religioso e continuar o caminho definido pela Nostra Aetate.
O artigo é de Massimo Faggioli, historiador italiano e professor da Villanova University, publicado por La Croix International, 07-11-2024.
Enquanto a atenção global estava focada nas eleições dos EUA, pessoas continuaram a morrer na guerra mais perigosa e horrível que o Oriente Médio viu desde 1948. Considerar os Estados Unidos como o centro da questão ignora a enormidade do que está acontecendo a leste do Mediterrâneo e a indiferença generalizada e culpável.
7 de outubro de 2023 é uma data de cesura e periodização em nossa história. Não há justificativa moral possível para o que o Hamas fez naquele dia contra Israel, um reflexo brutal de seu compromisso terrível de destruir Israel e assassinar judeus. Mas enquanto a Europa e o mundo ocidental em geral têm uma resposta bem ensaiada ao antissemitismo, sua resposta ao que aconteceu depois de 7 de outubro tem sido muito mais problemática. Ou a Europa e o mundo ocidental não percebem a extensão do que está acontecendo com o povo palestino, ou estão em um estado de negação moral e política. Ou pior.
O comportamento do governo israelense e das forças armadas está além do que é moralmente aceitável e legalmente permissível. Israel continua a bombardear lugares que dificilmente podem ser considerados alvos militares ou onde a proporção entre alvos militares e “danos colaterais” civis vai além de qualquer entendimento de moralidade e legalidade. Vítimas civis se tornaram vítimas duas vezes, graças à desconfiança generalizada — ou ignorância internacional — das notícias na propaganda de guerra. No entanto, a realidade do que está acontecendo é inegável.
Israel tem o direito de existir e se defender, e é difícil entender o que isso significa do silêncio do subúrbio americano onde escrevo isso. No entanto, olhando para trás desde o início, a ação de Israel em Gaza não pode ser vista somente como uma resposta ao 7 de outubro. Os tons supremacistas étnicos de Netanyahu e seus colaboradores estavam presentes muito antes do 7 de outubro.
A narrativa sobre o papel das religiões nos assuntos mundiais é dominada por posições extremistas — no islamismo, judaísmo, cristianismo, sem mencionar o hinduísmo e mais — que são muitas vezes consideradas as únicas verdadeiras. Cristãos e católicos, em particular, devem andar em uma linha muito tênue. Há uma diferença significativa entre condenar claramente as políticas específicas do governo israelense e os sentimentos violentos mantidos por alguns cristãos e católicos em relação a todo o Estado de Israel, que muitas vezes se estende — implícita ou explicitamente — a uma ampla animosidade em relação a todo o povo judeu.
Nem é preciso dizer que isso remonta a milênios. É impressionante — e assustador — ver como alguns católicos radicais-progressistas passaram do filosemitismo no final do século XX para o risco de aparentemente flertar, às vezes sem saber, com o antijudaísmo e o antissemitismo hoje. A postura pró-israelense de muitos governos não consegue esconder a aversão antiisraelense e, às vezes, o antissemitismo aberto, especialmente entre aqueles que ainda não renunciaram ao ativismo político. Por outro lado, há uma falta de resposta moral, mesmo entre os mais conscientes e menos ingênuos que reconhecem e defendem o diálogo católico-judaico como um dos frutos mais importantes do Vaticano II e do período pós-Vaticano II. Seu medo de que a crítica ao Estado de Israel possa se transformar em novas formas de antijudaísmo e antissemitismo é real, mas não é desculpa para ficar de braços cruzados enquanto as coisas pioram progressivamente.
Historicamente, as elites políticas, culturais e eclesiásticas de países importantes para o catolicismo, como França e Itália, tiveram um relacionamento diferente e mais íntimo com muçulmanos e cristãos no Oriente Médio e no mundo árabe em comparação com a Grã-Bretanha e os Estados Unidos. Nos últimos anos, a percepção católica do Oriente Médio foi moldada mais pela anglosfera, levando a um sionismo católico não declarado (e ocasionalmente declarado) que frequentemente ignora o alto preço pago por vítimas inocentes — particularmente muçulmanos, mas também cristãos e judeus. Eles são simplesmente "danos colaterais".
Agora é o momento para uma denúncia moral do que está acontecendo em Gaza, na Cisjordânia e no Líbano. Este é o trabalho de muito maior do que a Santa Sé faz. Na verdade, não está claro o quanto a Santa Sé pode fazer. Os católicos podem agir de maneiras que o Vaticano e o papa não podem. Os católicos liberais-progressistas, especialmente, têm a obrigação de dar mais explicações do que os católicos conservadores ou tradicionalistas. Professores universitários em universidades católicas não podem ensinar sobre Dorothy Day, os irmãos Berrigan, a teologia da libertação e não ensinar sobre o Oriente Médio hoje. Eles não podem ensinar como fazer teologia inter-religiosamente sem falar sobre o que está acontecendo em Gaza, na Cisjordânia e no Líbano. É moralmente impossível condenar o “nacionalismo cristão” sem considerar os riscos de uma virada teocrática nas relações entre religião e política no Estado de Israel.
Esta guerra está mudando as relações inter-religiosas de uma maneira que perdurará por décadas, até mesmo pelo resto de nossas vidas. O fato de que isso é complicado não é desculpa e nunca foi para as compreensões católicas de culpabilidade moral. Esquecer as vítimas se tornou um dos movimentos mais típicos hoje — e talvez a forma mais sutil de desprezo. O silêncio ensurdecedor dos católicos sobre este tópico traz profundas consequências de longo prazo para as relações entre a igreja e o islamismo que durarão muito mais do que os efeitos do voto dos eleitores árabes-americanos na eleição presidencial dos EUA de 2024. À culpa histórica das igrejas europeias e ocidentais pelo Holocausto agora se soma a culpa em relação ao Oriente Médio. Tal fardo não pode ser aliviado pela necessidade clara e urgente de responder sempre e em todos os lugares ao retorno do antissemitismo.
A questão para os católicos é como levantar suas vozes para não deixar as vítimas da guerra em curso no esquecimento. É simplesmente errado esperar que apenas o papa e o Vaticano façam isso. Central para o papado de Francisco tem sido um impulso para uma nova visão do catolicismo global. O que está acontecendo no Oriente Médio pode transformá-lo em um cemitério dessa visão para o catolicismo global, junto com muitos outros sonhos e vidas. O silêncio institucional ou hesitação de líderes da igreja e autoridades católicas, tanto clérigos quanto leigos, em relação a Gaza e Líbano na Europa e no Ocidente mais amplo se alinha com a interpretação predominante na anglosfera e se traduz em um forte impulso para a re-ocidentalização do catolicismo. A virada para uma igreja mais global, exigindo uma ruptura com a anglosfera e atenção a uma autocompreensão católica dialógica local-global e diversa, não pode ser reduzida a algo como um programa corporativo de "diversidade, equidade e inclusão". O catolicismo global não se trata de recrutar pessoal mais diverso. Trata-se de entendimentos diversos, que realmente reflitam realidades globais e não simplesmente jogos de poder ou amnésia histórica.
Este não é o momento para uma nostalgia orientalista ersatz pelo status dos cristãos sob o Império Otomano ou no "sistema de mandato" pós-Primeira Guerra Mundial. Como cristãos e católicos, não podemos ignorar ou negligenciar o que está acontecendo no Oriente Médio, especialmente a catástrofe que o povo palestino enfrenta. Claro, a cautela dos católicos em tomar uma posição sobre o conflito no Oriente Médio deve ser entendida à luz de seu papel na história do antissemitismo até o Holocausto. Dentro do mundo ocidental, os cristãos carregam uma pesada responsabilidade. Os setores mais conscientes sabem que o antissemitismo está vivo e bem e deve ser combatido com unhas e dentes. Mas manter o legado de Nostra Aetate e continuar esse caminho será muito mais difícil, ou impossível, se as vozes católicas não reconhecerem que a guerra pós-7 de outubro no Oriente Médio é um dos sinais de nossos tempos que precisamos ler à luz do Evangelho.
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A Igreja depois de Gaza. Artigo de Massimo Faggioli - Instituto Humanitas Unisinos - IHU