O Sínodo termina. “O machismo deixa cicatrizes na Igreja”

Foto: Reprodução | Vatican News

Mais Lidos

  • O sociólogo William I. Robinson, da Universidade da Califórnia, combina um trabalho militante, focado nas últimas semanas em protestos contra a força militar da fronteira dos EUA, com uma análise minuciosa do colapso do capitalismo

    “Gaza é um símbolo, um modelo, um alerta do que aguarda todo o planeta”. Entrevista com William I. Robinson

    LER MAIS
  • “Uma nova civilização está sendo construída, a civilização da onipotência”. Entrevista com Gilles Lipovetsky

    LER MAIS
  • 'Therians', o fenômeno viral sem fundamento que a extrema-direita usa para alimentar sua retórica 'anti-woke'

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

30 Outubro 2023

“Muitas mulheres falaram de uma Igreja que dói. Clericalismo, chauvinismo e um uso de autoridade inadequada continua a desfigurar a face da Igreja”. É a reclamação do Relatório de Síntese da primeira sessão do Sínodo dos Bispos.

Todos os pontos do texto foram aprovados, incluindo passagens que pedem para "garantir que as mulheres possam participar em ensaios tomando uma decisão".

A informação é de Domenico Agasso, publicada por La Stampa, 29-10-2023.

O Papa Francisco aumentou o número de mulheres em cargos de responsabilidade na Cúria Romana.

O mesmo deveria acontecer nos outros níveis da Igreja”. Casos de "discriminação trabalho e remuneração injusta na Igreja sejam abordados e resolvidos", parem de "consagrar demais muitas vezes considerada mão de obra barata".

E depois, "as mulheres são incluídas nos programas de ensino do seminário".

Quanto ao diaconato feminino, as posições não são uniformes, mas a proposta de estudo foi aprovada.

Leia mais