16 Mai 2023
Em 18 de março, a Universidade de Georgetown inaugurou oficialmente a Yarrow Mamout Masjid, a primeira masjid, ou mesquita, com estações de ablução, um salão de espiritualidade e formação e uma cozinha halal em um campus universitário dos EUA. Georgetown também foi a primeira universidade dos Estados Unidos a contratar um capelão muçulmano em tempo integral, Imam Yahya Hendi, há 24 anos.
A reportagem é publicada por Georgetown University, 31-03-2023.
Imam Hendi imaginou a mesquita pela primeira vez há 12 anos e trabalhou com alunos, professores, funcionários, doadores e uma empresa de design para criar um espaço para reflexão, oração, comunidade e diálogo inter-religioso para estudantes muçulmanos e não muçulmanos em Georgetown.
“Na Universidade de Georgetown, eles chegam a um lugar único”, diz Imam Hendi, diretor da Muslim Life. “Eles vêm para um lugar que cuida da pessoa como um todo. Eles entram no espaço que lhes diz que não estão longe de casa. Eles estão em casa”.
Foto: Georgetown | Tumblr
Para muitos estudantes, a mesquita oferece um lugar de consolo e refúgio para se desconectar de suas rotinas e se conectar com outros muçulmanos. Roudah Chaker, estudante que se desloca diariamente ao campus, descobre que a mesquita é o lugar onde ela passa a maior parte do tempo. “Eu uso um hijab, e essa é sempre a primeira identidade que eu vejo”, diz Chaker. “Mas neste espaço, sou vista como eu. Eu sou vista como minha personalidade. Eu sou visto como minha inteligência. Eu sou visto como meu coração e minha alma. E isso me faz sentir segura, sabendo que posso ser quem sou”.
Dedicado a Yarrow Mamout, escravo que comprou sua liberdade, contribuiu para o bairro de Georgetown e continuou a aprofundar e praticar sua fé islâmica no século XVIII, o masjid é um dos muitos espaços sagrados no campus principal de Georgetown.
Como a universidade católica e jesuíta mais antiga do país, Georgetown continua a encontrar novas maneiras de promover seus valores de compreensão inter-religiosa e cura personalis. A mesquita é o exemplo mais recente, diz o padre Mark Bosco, SJ, vice-presidente de Missão e Ministério.
“Procuramos formar os alunos para serem pessoas para os outros”, diz padre Bosco. “Ao fazer isso, significa que precisamos abraçar o diálogo inter-religioso. Vir a esses lugares diferentes, ser convidado por outro aluno para ir à masjid, por exemplo, seja você muçulmano ou não, nos convida a explorar a riqueza da herança de Georgetown e seu profundo compromisso com nossas tradições religiosas”.
Leia mais sobre a Yarrow Mamout Masjid aqui.
Foto: Georgetown | Tumblr
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Georgetown inaugura mesquita inédita em campus nos EUA - Instituto Humanitas Unisinos - IHU