07 Dezembro 2022
O primaz anglicano Justin Welby passou três dias na Ucrânia para demonstrar solidariedade às pessoas de lá. Foi a primeira visita de um arcebispo de Canterbury a uma Ucrânia independente.
A reportagem é publicada por Catholic News Service, 06-12-2022. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.
A reunião do arcebispo em 1º de dezembro com o Conselho Ucraniano de Igrejas e Organizações Religiosas começou em um abrigo antiaéreo porque as sirenes antiaéreas estavam soando. A reunião foi encerrada em uma sala de conferências.
“O povo da Ucrânia demonstrou uma coragem extraordinária diante da invasão ilegal, injusta e brutal da Rússia. Esta visita pretendia mostrar solidariedade”, já que as pessoas enfrentam “um inverno extremamente difícil”, disse Welby.
Ele acrescentou que queria saber que tipo de apoio sua Igreja poderia oferecer “em face da contínua devastação, perda e destruição causada por esta guerra”. Os líderes religiosos também discutiram como ajudar os refugiados ucranianos.
No caminho para a Ucrânia, Welby se encontrou com refugiados ucranianos em Varsóvia, na Polônia, e também visitou a Casa Ucraniana, um centro de apoio a migrantes que foi reorganizado em um centro de apoio a refugiados ucranianos desde o início da invasão russa em fevereiro.
Na Ucrânia, Welby também se encontrou com o arcebispo Sviatoslav Shevchuk de Kiev-Halych , arcebispo maior da Igreja Católica ucraniana, que lhe agradeceu as palavras de apoio e solidariedade com a Ucrânia. Eles também discutiram a situação atual na Ucrânia, chamando a atenção para os desafios e necessidades pastorais.
Os líderes discutiram a reconciliação entre a Ucrânia e a Rússia, observando a experiência pós-Segunda Guerra Mundial dos alemães e franceses, franceses e poloneses, e o caminho de 30 anos para a reconciliação dos povos ucraniano e polonês.
Welby também se encontrou com o Metropolita Epifânio de Kiev, chefe da Igreja Ortodoxa Ucraniana independente. Os dois se conheceram na Conferência de Lambeth, em julho.
Welby observou que ele reza pessoalmente pela Ucrânia todos os dias.
“Minha posição não é prometer muito, mas fazer mais do que prometi. Teremos uma reunião de bispos na próxima semana, onde faremos um relatório sobre nossa jornada e proporemos passos concretos para ajudar os necessitados na Ucrânia”, disse o arcebispo disse o metropolita.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Justin Welby, arcebispo de Canterbury, faz visita à Ucrânia para demonstrar apoio no inverno - Instituto Humanitas Unisinos - IHU