02 Dezembro 2022
Justin Welby, arcebispo de Canterbury, primaz da Igreja Anglicana, chegou a Kiev em 30 de novembro para uma visita de três dias à capital ucraniana.
A reportagem é publicada por Episcopal News, 30-11-2022. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.
Welby está fazendo a visita do Advento para mostrar solidariedade com o povo e as Igrejas da Ucrânia enquanto enfrentam bombardeios russos e um inverno profundamente difícil.
"I don't think the West in general has taken on board that this could go on for a very long time"
— BBC Radio 4 Today (@BBCr4today) December 2, 2022
Archbishop of Canterbury Justin Welby, who is visiting Ukraine, says the Russian invasion must not succeedhttps://t.co/DLK27hc0Mh | #R4Today pic.twitter.com/AKngFRpvyB
Enquanto estiver em Kiev, o arcebispo se reunirá com líderes das Igrejas da Ucrânia para ouvir seus relatos sobre o que o país está passando – e entender como a Igreja da Inglaterra pode continuar a apoiá-los.
Durante sua viagem, ele também conheceu refugiados ucranianos e pessoas deslocadas internamente e viu o trabalho de Igrejas e instituições de caridade que prestam apoio a eles.
Ontem, a caminho da Ucrânia, Welby se encontrou com refugiados ucranianos em Varsóvia, na Polônia, durante uma tarde. Ele visitou a Casa Ucraniana, um centro de apoio a migrantes que se transformou em um centro de apoio a refugiados ucranianos desde o início da invasão russa.
Em Varsóvia, o arcebispo se encontrou com o Núncio Apostólico na Polônia, dom Salvatore Pennacchio, para ouvir sobre o extenso trabalho da Igreja Católica Romana no apoio aos refugiados ucranianos na Polônia.
O bispo anglicano na Europa, Robert Innes, acompanha Welby durante a visita à Polônia e à Ucrânia, ambas compõem a Diocese da Igreja da Inglaterra na Europa. Há uma pequena, mas próspera comunidade de anglicanos em ambos os países.
The people of Ukraine have shown extraordinary courage in the face of Russia’s illegal, unjust and brutal invasion.
— Archbishop of Canterbury (@JustinWelby) December 1, 2022
Across the @churchofengland we will keep praying for you this Advent and offering our solidarity and support in every way we can. https://t.co/GPUTimkpVL pic.twitter.com/sSVrZR3abs
Na capital ucraniana, Welby e Innes se encontrarão com membros da Igreja de Cristo de Kiev, a paróquia da Igreja da Inglaterra lá.
Chegando a Kiev, Welby disse: “O povo da Ucrânia demonstrou uma coragem extraordinária diante da invasão ilegal, injusta e brutal da Rússia. Esta visita é para mostrar solidariedade a eles enquanto enfrentam um inverno profundamente difícil. Estou ansioso para me encontrar com os líderes da Igreja e os cristãos locais em Kiev e aprender como podemos continuar a apoiá-los em meio à devastação, perda e destruição contínuas desta guerra”.
“Foi profundamente comovente me encontrar com refugiados ucranianos em Varsóvia ontem e ouvir suas histórias. Nesta época do Advento, lembramos que Jesus nasceu em meio a conflitos e perseguições – e tornou-se um refugiado quando seus pais fugiram da violência e da perseguição para buscar segurança no Egito”, continuou.
Welby concluiu: “Peço aos cristãos da Igreja da Inglaterra e de todo o mundo que continuem orando pelo povo da Ucrânia nesta época do Advento – junto com todas as pessoas envolvidas em conflitos ao redor do mundo – e oferecendo nossa solidariedade e apoio de todas as maneiras que pudermos”.
Innes disse: “Estou muito grato por ter esta oportunidade de viajar para a Ucrânia para mostrar meu apoio pessoal aos nossos irmãos e irmãs em Cristo aqui neste momento difícil e doloroso”.
“É inspirador e gratificante ver como os membros de nossa capelania aqui na Igreja de Cristo em Kiev continuam realizando seu trabalho e servindo a Deus diante dos traumas da guerra. O arcebispo Justin e eu estamos aqui para mostrar solidariedade a todas as Igrejas na Ucrânia enquanto continuamos a rezar por um fim pacífico e justo para a guerra. Quero agradecer a todos aqui por nos receberem tão bem”, acrescentou.
Por fim, Innes destacou o apoio aos refugiados na Polônia: “Também foi inspirador ver o trabalho de nossa capelania em Varsóvia e a Casa Ucraniana que visitamos a caminho de Kiev. Agradeço a eles também pelo trabalho incrível que eles – e outros em nossa diocese – têm feito para apoiar os refugiados que fugiram da Ucrânia desde o início do conflito”.
A visita do arcebispo à Ucrânia segue sua visita a Moçambique na semana passada, onde se encontrou com pessoas que foram deslocadas internamente e traumatizadas por ataques de terroristas no país da África Austral.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Justin Welby, arcebispo de Canterbury, visita a Ucrânia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU