22 Setembro 2022
Milhares de jovens de 120 países se reúnem para falar sobre economia, trabalho, finanças, sustentabilidade e negócios. Papa Francisco os visitará neste sábado.
Os organizadores estão convencidos de que os participantes poderão "sentir a espiritualidade franciscana", que lhes permitirá "conhecer e apreciar os frutos de seu trabalho, que serão os fundamentos desta nova economia que o Santo Padre nos chamou a construir"
Vandana Shiva, Jeffrey Sachs, Kate Raworth, Gael Giraud, Sabina Alkire, Irmã Helen Alford, Vilson Groh, Stefano Zamagni e Leonardo Becchett, entre os especialistas convidados
A reportagem é de Sebastião Sansão Ferrari, publicada por Vatican News, 21-09-2022.
Entre sorrisos e abraços, em um dia calmo do início do outono, cerca de 1.000 jovens de mais de 120 países chegaram a Assis para participar da primeira edição presencial da Economia de Francisco. É a primeira vez que eles se veem e se conhecem, já que as duas parcelas anteriores foram feitas online por conta da pandemia do coronavírus. Mais de 3.000 deles participaram e se envolveram em um processo de reflexão, compromisso e ação sobre os grandes temas da economia, trabalho, finanças, sustentabilidade e negócios.
Em grupos, com malas, bandeiras de seus países e em clima de festa, o ponto de referência foi o Teatro Lyrick, local onde acontecerão diferentes sessões do evento. Lá, os coordenadores e membros da comissão organizadora os aguardavam para ajudá-los com o “check-in” e as explicações práticas para irem até seus alojamentos.
Os outros dois espaços em que estarão são o Pala Eventi da Basílica de Santa Maria de los Angeles e o centro histórico de Assis, em 12 "aldeias" ou "villas", que são grupos relacionados às questões que os jovens têm trabalhado nos últimos três anos.
"Finalmente estamos aqui: obrigado e boas-vindas aos jovens em A Economia de Francisco”, expressam os organizadores, convencidos de que os participantes poderão "sentir a espiritualidade franciscana", que permitirá "conhecer e apreciar os frutos de seu trabalho, que formará as bases desta nova economia que o Santo Padre nos chamou a construir”.
No poliedro de histórias, rostos, nomes e caminhos que deixaram suas casas por alguns dias para viver uma experiência transformadora, encontramos um mosaico de jovens felizes e entusiasmados, como Eveling Sánchez, da Venezuela, e Valentina Alarcón, do Chile. Eles são coordenadores da “aldeia” intitulada “Vocação e benefício”, que é um espaço para pensar como ambos os elementos podem ser conciliados para gerar ambientes mais fraternos na economia.
"É um presente estar aqui", diz Valentina. “Esta reunião, para nós, para um grupo que já trabalha há três anos, é mais um passo para os projetos que surgirão depois”, diz Eveling. De fato, Eveling antecipa que eles já lançaram algumas iniciativas em suas comunidades, como um podcast e uma estrutura de sessões para lidar com dilemas cotidianos.
Os coordenadores querem sair desses dias com novas relações interpessoais, mas também interinstitucionais, para conhecer os projetos de mudança que têm dado certo em seus respectivos países e avaliar formas de replicá-los em outras realidades.
Para realizar iniciativas duradouras ao longo do tempo, as meninas perceberam que devem dar importância ao relacionamento em detrimento da tarefa. "É algo que sempre dizemos e funcionou para nós", comentam. “Como te conhecer, como saber quem és, como te ligar , como saber detalhes, até a forma como gostas de café permitiu-nos promover espaços com soluções que duram”, concluem.
Nesta quinta-feira, 22 de setembro, às 9h30 da manhã, está marcada a abertura do evento no Teatro Lyrick: os jovens se reunirão com sessões, debates e mesas redondas para apresentar ideias e projetos, abordar questões econômicas e desafios contemporâneos. Também será compartilhada uma reflexão sobre a prevenção de conflitos armados e realizada uma sessão plenária com os embaixadores da EoF com Vandana Shiva, Jeffrey Sachs, Kate Raworth, Gael Giraud, Sabina Alkire, Irmã Helen Alford, Vilson Groh, Stefano Zamagni e Leonardo Bechetti. Em seguida, será encenada a representação dos jovens do Instituto Seráfico de Assis “O Sonho”.
A sexta-feira, dia 23, às 9h00, será marcada pelo encontro dos jovens nas "aldeias" temáticas. Às 18h, haverá conferências abertas a todos com jovens economistas e empresários que dialogarão com palestrantes internacionais sobre os principais temas do evento. As "aldeias" estarão espalhadas pela cidade seráfica, entre o Monte Grumentar Vandana Shiva, a Sala da Conciliação, o Instituto Seráfico, a Basílica de Santa Maria dos Anjos, entre outros.
O último dia, sábado 24, culminará com a visita pastoral do Santo Padre Francisco a Assis. O Pontífice se encontrará com os jovens e eles assinarão um Pacto pela Juventude. O encontro será transmitido ao vivo pelo Vatican News em sete idiomas, incluindo a língua de sinais, e por Rai Uno, transmitido no canal do YouTube da EoF (The Economy of Francesco).
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Assis volta a ser a capital da economia mundial e da juventude - Instituto Humanitas Unisinos - IHU