Lançamento de Documentário: Mulheres na defesa da Pampa contra a Megamineração

Capa do documentário "Mulheres na defesa da Pampa contra a Megamineração". (Foto: Reprodução | YouTube Vertentes de Gaia)

Mais Lidos

  • Observando em perspectiva crítica, o que está em jogo no aceleracionismo é quem define o ritmo das questões sociais, políticas e ambientais

    Aceleracionismo: a questão central do poder é a disputa de ritmos. Entrevista especial com Matheus Castelo Branco Dias

    LER MAIS
  • Em decisão histórica, Senado rejeita nome de Messias ao STF

    LER MAIS
  • Entre a soberania, o neoextrativismo e as eleições 2026: o impasse do Brasil na geopolítica das terras raras. Artigo de Sérgio Botton Barcellos

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

11 Agosto 2022

 

O canal do YouTube Vertentes de Gaia lança Mini Documentário da luta das mulheres contra a megamineração no Pampa Gaúcho. História de luta e coragem destas guerreiras.

 

A informação é de Adeles Bordin, que participa da edição do documentário.

 

 

Sinopse

 

A Pampa Brasileira é rica em belezas naturais, biodiversidade e modos de vida. Atualmente vários projetos neoextrativistas avançam em sua direção, sobre suas terras, águas e povos, ameaçando gravemente ecossistemas, comunidades quilombolas, pecuaristas familiares, indígenas, assentamentos de reforma agrária, agricultores(as) familiares, etc. Nesse contexto estão diversos projetos de Megamineração vem vêm se multiplicando nos últimos anos.

 

Entretanto, existe resistência. A organização desses e outros grupos sociais afetados, com o apoio de representantes de várias organizações tem conseguido importantes vitórias nos últimos anos, seja através de associações ou do Comitê de Combate à Megamineração no Rio Grande do Sul.

 

Nesse vídeo voltamos o olhar para a atuação das mulheres nessa luta contra a megamineração a partir do Alto Camaquã, em Bagé e Lavras do Sul. Apresentamos aqui algumas das mulheres que defendem o lugar onde pisam, trabalham e vivem e que conforme elas, não está à venda.

 

Mapa de localização dos municípios que compõem o Alto Camaquã, RS.

Foto: ResearchGate

 

Laís, Vera e Márcia participam ativamente da luta em defesa da vida em seus territórios e nos ensinam muito através de suas ideias e práticas.

 

Leia mais