• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Eleições presidenciais francesas: discrição da Igreja Católica diante da extrema direita é incompreensível

Mais Lidos

  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS
  • O papa Leão XIV, o seu nome, a sua vestimenta e o seu discurso. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

24 Abril 2022

 

A Conferência Episcopal Francesa se contenta em convidar a votar “em consciência, à luz do Evangelho e da doutrina social da Igreja”, como se colocasse Emmanuel Macron e Marine Le Pen no mesmo plano. Seria desejável um posicionamento mais forte, no momento em que poderiam estar sendo postos novamente em discussão os valores da igualdade, do respeito e da tolerância que estão na base da nossa sociedade.

 

Publicamos aqui o editorial do jornal Le Monde, 21-04-2022. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

 

Eis o texto.

 

Por muito tempo, a Igreja Católica parecia ser uma barreira à influência da Frente Nacional: quanto mais os eleitores eram praticantes, menos votavam na extrema direita. Não é mais assim: 40% dos católicos que se declaram praticantes regulares (contra 32,4% do conjunto dos franceses) votaram em um dos três candidatos de extrema direita presentes no primeiro turno da eleição presidencial, de acordo com uma pesquisa do Ifop realizada para o La Croix no dia 10 de abril. Até mesmo 16% escolheram Zemmour, contra 7% da média nacional.

Essa radicalização do eleitorado católico deve ser cotejada com o movimento geral de descristianização da sociedade. Encurvada sobre o seu núcleo duro de fiéis, confrontada com o crescimento do Islã, a Igreja é tentada por um retraimento em uma mensagem identitária. Como se tivesse chegado ao fim o longo período de renovação progressista e de abertura à sociedade e ao mundo depois do pós-guerra e do Concílio Vaticano II.

Nesse contexto, a estranha discrição dos bispos às vésperas do segundo turno em que Marine Le Pen e Emmanuel Macron se enfrentam levanta interrogações. Enquanto os responsáveis protestantes, judeus e muçulmanos advertem contra a extrema direita, a Conferência Episcopal Francesa se contenta em convidar a votar “em consciência, à luz do Evangelho e da doutrina social da Igreja”, como se colocasse o presidente cessante e a candidata de extrema direita no mesmo nível.

Dom Eric de Moulins-Beaufort, presidente da Conferência Episcopal, foi mais explícito no seu discurso do dia 8 de abril, deplorando que “o Estado e a nossa sociedade custam a acolher os migrantes, clandestinos ou não”. Ele também fez referência ao cardeal Jules Saliège, arcebispo de Toulouse sob o regime de Vichy, famoso pela sua carta de 1942 em que denunciava publicamente as perseguições contra os judeus: “Os estrangeiros são homens, as estrangeiras são mulheres”, escrevia ele. “São nossos irmãos como tantos outros.”

Se as circunstâncias atuais não são evidentemente comparáveis, formulações tão fortes seriam bem-vindas, já que Marine Le Pen representa explicitamente um projeto destinado a banir os estrangeiros e a institucionalizar a discriminação.

Cerca de 20 associações cristãs engajadas na ação social ou na cooperação internacional foram mais claras do que os bispos, afirmando a sua aspiração a “viver em uma sociedade que respeite os direitos fundamentais de todos, incluindo os estrangeiros”, e convidando a “evitar o pior”, excluindo “a abstenção e os votos em branco”.

Na nossa sociedade laica, não se trata de pedir que os representantes de um culto deem indicações de voto. O poder de prescrição de uma Igreja Católica abalada pelo escândalo dos abusos sexuais nas suas fileiras seria, aliás, limitado. Já no duelo anterior Macron-Le Pen de 2017, a mensagem dos bispos havia sido vaga. Mas essa atitude tímida contrasta com a clareza das posições anteriores.

Nos anos 1990, os bispos lembravam “a incompatibilidade [das teses da Frente Nacional] com o ensinamento da Igreja”. Em 2002, convidavam a “resistir ao medo, ao ódio e ao desprezo”.

A Igreja Católica não hesita em dar a conhecer e a defender as suas opiniões decisivas sobre questões como o casamento homossexual, a gestação de substituição ou a eutanásia. Seria incompreensível que ela não fizesse isso claramente em um momento crucial, no qual os valores da igualdade, do respeito e da tolerância, que fundam a nossa sociedade, poderão ser postos novamente em discussão.

 

 

Leia mais

 

  • Eleições francesas: movimentos católicos dão voz à Igreja
  • Assim, o silêncio da igreja muda as eleições francesas
  • “A nova via requer a integração da ecologia na atividade econômica e social”. Artigo de Edgar Morin
  • Os católicos e o voto na França
  • França. Católicos se inclinam à extrema-direita nas eleições presidenciais
  • Uma nova geração de ultradireita se levanta na Europa
  • França. Éric Zemmour, ultradireitista, anuncia sua candidatura às eleições presidenciais de 2022
  • “Uma parte da Igreja foi para a direita, inclusive para a extrema direita”. Entrevista com Henri Tincq
  • França. Os cinco pontos principais do relatório de abusos na Igreja
  • “Fomos confrontados com o mistério do mal”. Entrevista com Jean-Marc Sauvé, presidente da Comissão Independente sobre os abusos sexuais na França
  • A esquerda em busca de sentido: reflexões a partir da experiência francesa

Notícias relacionadas

  • EUA. Irmãs abrem Assembleia 2016 da LCWR com ênfase no diálogo contemplativo

    Na terça-feira à noite, 09-08-2016, a presidente da Conferência de Liderança das Religiosas (Leadership Conference of Women Re[...]

    LER MAIS
  • Católicos estadunidenses, Trump e a autobiografia de uma nação. Artigo de Massimo Faggioli

    "Os católicos italianos aprenderam a ver Berlusconi como um problema italiano criado por italianos (incluindo os católicos); ess[...]

    LER MAIS
  • Uma queda na participação religiosa entre jovens católicos

    Uma nova pesquisa confirma o que muitos já suspeitavam: os católicos nascidos nas décadas de 1980 e 1990 estão menos propenso[...]

    LER MAIS
  • De motivo de controvérsia a espaço de conciliação com luteranos. Cristo, nossa justiça

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados