"COP26: aumenta o pessimismo. Guterrez (ONU) afirma que o objetivo de +1,5°C está “no fim da vida”, e Sharma adverte que “o tempo está se esgotando”

Foto: Unsplash

Mais Lidos

  • Inspirado na filosofia africana de Mogobe Ramose e pela história do Quilombo Mesquita, em Cidade Ocidental, Goiás, pesquisador defende que a pluridiversidade das comunidades quilombolas revela uma forma de existência fundada na ancestralidade, na reciprocidade e na multiplicidade das cosmopercepções.

    Pluridiversidade quilombola: quando a multiplicidade dos mundos se torna horizonte de justiça, pertencimento e resistência. Entrevista especial com Manoel Barbosa Neres

    LER MAIS
  • O que falta no programa de Lula. Artigo de Luiz Carlos Bresser-Pereira

    LER MAIS
  • A figura de Trump provavelmente pairará sobre a viagem do papa à América Latina

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

12 Novembro 2021

 

O objetivo de manter o aumento médio da temperatura do planeta dentro de 1,5 graus está "no fim da vida". O secretário-geral da ONU, António Guterres, não busca desculpas sobre as negociações em andamento na COP26 em Glasgow; no entanto, quando faltam poucas horas para o encerramento da cúpula mundial sobre mudanças climáticas, ele espera que "até o último momento, a esperança se mantenha viva".

A informação é publicada por Repubblica, 11-11-2021. A tradução é de Luisa Rabolini

Apesar do acordo de colaboração sobre as metas entre os EUA e a China, considerado um passo importante, Guterres não vê um encerramento positivo para os trabalhos da Conferência: eles "muito provavelmente" não produzirão os empenhos de redução de CO2 necessários para permanecer abaixo do limite de 1,5 grau.

O presidente da COP26, Alok Sharma, é da mesma opinião: "O tempo para tomar decisões sobre as mudanças climáticas está se esgotando".

 

 

Leia mais