• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Música por puro amor: A erudição de Heraldo do Monte e do Quarteto Novo

Foto: Reprodução/Youtube

Mais Lidos

  • O desastre de uma megaoperação no Alemão e na Penha de um governo que terceiriza o seu comando. Artigo de Jacqueline Muniz

    LER MAIS
  • Bolsonarismo pode eleger 44 senadores em 2026 e se tornar majoritário, diz Real Time Big Data

    LER MAIS
  • “É muita crueldade fazer uma operação como essa. Eles não estão nem aí. Querem mesmo destruir tudo. Se pudessem, largariam uma bomba, como fazem em Gaza, para destruir tudo de uma vez”, afirma o sociólogo

    Massacre no Rio de Janeiro: “Quanto tempo uma pessoa precisa viver na miséria para que em sua boca nasça a escória?”. Entrevista especial com José Cláudio Alves

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    30º Domingo do Tempo Comum - Ano C - Deus tem misericórdia e ampara os humildes

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

19 Outubro 2021

 

Heraldo do Monte, certa vez, disse que estudou música “por puro amor. Acho que ela é uma espécie de deusa que escolhe pessoas e as escraviza com sua beleza”. Essa beleza pode ser vista em sua carreira de mais de 60 anos e nas diversas contribuições do músico para a consolidação da Música Popular Brasileira.

A reportagem é de André Cardoso, estagiário e aluno do curso de Jornalismo da Unisinos.

Muito mais que um músico, Heraldo foi um erudito, um estudioso. Estudou dez anos de clarinete e, sozinho, estudou violão, cavaquinho e bandolim. O professor Faustino Teixeira, em mais uma aula do curso livre “Mística e Espiritualidade”, promovido pelo Instituto Humanitas Unisinos - IHU, afirmou que o músico é um dos maiores intérpretes da história do Brasil e que pensa “fora da caixa”.

 

 

 

Heraldo foi integrante do Quarteto Novo, banda instrumental formada em 1966 e composto por Theo de Barros (contrabaixo e violão), Airto Moreira (bateria e percussão) e Hermeto Pascoal (flautista), e foi lá que consolidou seu estilo. “Quem introduz a viola na música brasileira foi o Heraldo do Monte, que, a princípio, nem queria tocar viola”.

O grupo marcou presença nos Festivais da Canção nos anos 60 e a parceria com Geraldo Vandré, principalmente nas canções Disparada e Ventania, marcou a breve carreira do grupo, que se encerrou em 1969.

 

 

A música do Quarteto Novo, diz Teixeira, “ia ao encontro dos anseios mais profundos de transformação daquele espírito da época. O Quarteto buscava o ritmo brasileiro mais profundo, despindo-se de toda roupagem do jazz. Tornou-se uma espécie de chancela da sonoridade do Brasil, que veio inspirar a todos”. Essa sonoridade fica evidente no único disco lançado pelo grupo em 1967. 

 

 

Relação com a Bossa Nova

Durante o debate, a partir de uma pergunta que buscava entender a importância do músico para a Bossa Nova, Teixeira explicou que não há uma relação direta entre os dois. “Heraldo do Monte foi para outra direção. A Bossa Nova foi para um caminho e o Quarteto Novo foi para outro. O Quarteto Novo está ligado a músicas de protesto. Há também toda uma instrumentação no Quarteto que não havia na Bossa Nova”.

Enquanto a Bossa Nova é “banquinho e violão”, a música de protesto ou instrumental vai buscar as raízes da música popular brasileira, sobretudo na música nordestina. “São continuidades distintas: o caminho da música de protesto é diferente do caminho da Tropicalia, que é diferente do caminho do Roberto Carlos, que é diferente do caminho da Bossa Nova”, diz.

O curso livre “Mística e Espiritualidade” segue nesta quinta-feira, 21-10-2021, com uma aula sobre “Mutantes e Arnaldo Baptista”. Ela será realizada das 14h às 16h, com transmissão na página eletrônica do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, no Canal no YouTube e nas redes sociais do IHU.

 

 

Leia mais

 

  • A arte de Heraldo do Monte
  • João Gilberto: um artista guiado pela simplicidade
  • Bucólica 'A Banda' e telúrica 'Disparada': um empate completa 50 anos
  • Biografia de Geraldo Vandré desfaz mito do artista torturado

Notícias relacionadas

  • Poesia e mística: o silêncio como origem e destino. Entrevista especial com Mariana Ianelli

    “O tempo interior, de silêncio, paciência e meditação, tem sido cada vez mais preterido pelo imediatismo, que é a noção d[...]

    LER MAIS
  • Sofrimento, resiliência e espiritualidade. Entrevista especial com Susana Rocca

    LER MAIS
  • Igreja e internet: uma relação de amor e ódio. Entrevista especial com Moisés Sbardelotto

    Embora a Igreja tenha mantido uma relação de amor e ódio com os meios de comunicação e, em especial, com as mídias digitais,[...]

    LER MAIS
  • ''Embora sejamos mulheres...''

    Uma nova edição da Mística da feminilidade, de Betty Friedan: eis por que ela foi revolucionária em 1964.A análise é de Nata[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados