29 Setembro 2021
Relatório defende reforço de sistema de proteção social para minimizar desigualdades.
A reportagem é de Bernardo Caram, publicada por Folha de S. Paulo, 29-09-2021.
Documento elaborado por órgãos da ONU (Organização das Nações Unidas) afirma que a pandemia do novo coronavírus gerou a pior crise sistêmica do planeta desde a sua fundação, em 1945, com ampliação das desigualdades e deixando a população vulnerável em situação mais crítica. O relatório diz que o choque econômico causado pela crise sanitária afetou consumo, investimento e produção.
O organismo defende um reforço do sistema de proteção social, incluindo programas de transferência de renda, cobertura de saúde e acesso a serviços básicos.
Publicado nesta quarta-feira (29), o documento "Covid-19 e Desenvolvimento Sustentável" foi produzido pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) em parceria com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e a Opas (Organização Pan-americana da Saúde).
"Considerada a pior crise sistêmica já vivida no planeta desde a criação das Nações Unidas, a pandemia da Covid-19 vem atingindo a população mundial de forma desproporcional, aprofundando desigualdades e, consequentemente, tornando mais distante o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável", diz o relatório.
Segundo o documento, o mundo está retrocedendo em relação aos 17 objetivos, que buscam ações para reduzir a pobreza, proteger o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Entre os pontos perseguidos, estão a redução da fome, agricultura sustentável, trabalho decente, crescimento econômico, redução das desigualdades e consumo responsável. O plano da ONU é que esses objetivos, agora considerados mais distantes, sejam alcançados até 2030.
A íntegra da reportagem pode ser lida aqui.
Também pode ser lida a reportagem "ONU sugere lista com 55 medidas para o Brasil pós-covid; veja prioridades. Relação inclui reabertura de escolas com segurança, renda básica universal, conexão à internet para crianças e linha de crédito verde", de Felipe Resk, publicada por O Estado de S. Paulo, 29-09-2021.
A íntegra da reportagem pode ser lida aqui.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
ONU diz que Covid-19 gerou a pior crise sistêmica do planeta desde sua fundação - Instituto Humanitas Unisinos - IHU