13 Julho 2020
O papa Francisco ora pela saúde dos padres argentinos infectados pelo coronavírus e que trabalham em bairros populares, anunciaram nesta sexta-feira fontes religiosas do Vaticano.
A reportagem é publicada por TVN-2, 10-07-2020. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.
A mensagem foi divulgada na conta do twitter dos “Curas villeros” (padres das favelas) argentinos, assim como por vários meios de comunicação católicos italianos e se refere a vários padres que estão internados pelo coronavírus.
“Quero estar próximo de vocês neste momento que sei que estão lutando com a oração e os médicos”, disse o Papa em uma vídeo-mensagem.
“Três dos padres que trabalham entre vocês estão doentes. Penso principalmente no padre Bachi”, destacou o pontífice argentino, que quando era cardeal em seu país costumava visitar bairros populares de sua cidade natal, Buenos Aires.
“Quero lhes dizer que estou próximo de vocês, que rezo por vocês, que os acompanho nestes momentos, todo o povo de Deus junto a seus padres doentes”, acrescentou.
A Argentina decretou isolamento social obrigatório em 20 de março e registrou 87.017 casos de covid-19 e 1.707 mortos, em um país de 44 milhões de habitantes.
O portal oficial do Vaticano, Vatican News, abriu uma seção especial, com informação atualizada sobre como se vive a pandemia do coronavírus nos diferentes países da América Latina.
A página contém notícias, imagens, reflexões, vídeos e entrevistas sobre a pandemia de covid-19 e seu impacto econômico e humano.
Desde que o vírus propagou-se na região, o Papa latino-americano tem manifestado quase diariamente sua solidariedade e proximidade aos distintos países e enviado ajuda econômica para situações urgentes.
A pandemia de covid-19 causou mais de 550.000 mortes no mundo e, segundo a ONU, provocará que 45 milhões de pessoas caiam na pobreza na América Latina e Caribe, a região mais desigual do planeta.
América Latina e o Caribe, atual epicentro da pandemia, registram já mais de 3,1 milhões de casos confirmados e mais de 137 mil mortos, sobretudo em Brasil, México, Peru e Chile.