19 Mai 2020
A basílica de São Pedro reabre nesta segunda-feira para os fiéis. O Papa faz a celebração às 7 horas, no altar do túmulo de João Paulo II, por ocasião do centenário de seu nascimento. É uma celebração sem peregrinos, mas com religiosos e religiosas que acompanham as funções no confinamento da Casa Santa Marta. A partir de terça-feira, no entanto, o Papa retornará a celebrar todas as manhãs de forma privada. Não haverá mais transmissões ao vivo acompanhadas por milhares de fiéis. Essa foi sua decisão.
A reportagem é de Paolo Rodari, publicada por La Repubblica, 18-05-2020. A tradução é de Luisa Rabolini.
Com a "Fase 2" são permitida as missas com presença do povo, Francisco queria se pôr de lado e deixar os fiéis acompanharem as celebrações nas igrejas locais. Obviamente, toda missa terá que ser realizada de acordo com as medidas de segurança. O próprio Francisco falou disso durante o Regina Coeli: “Em alguns países, as celebrações litúrgicas com os fiéis foram retomadas; em outros, a possibilidade está sendo avaliada; na Itália a partir de amanhã será possível celebrar a Santa Missa com o povo. Mas, por favor, vamos respeitar as regras, as prescrições que nos dão, para proteger a saúde de todos”.
Em São Pedro nesta segunda-feira a entrada só é possível após o controle de temperatura. Fiéis e peregrinos podem entrar, mas poucos de cada vez. Com pessoas para monitorar os ingressos contingenciados, o respeito pelo distanciamento social e a obrigação de usar máscara. São Pedro, assim como as outras basílicas papais, foi higienizada.
A presença do povo nas missas é resultado de um confronto entre o governo e a CEI. Muitos fiéis aguardavam esse momento, mas outros menos: "Não somente de Eucaristia, dizem eles, vive a Igreja.” Assim também se manifestou o teólogo e estudioso bíblico Alberto Maggi, para quem celebrar nessas condições significa deixar os fiéis entrarem em um campo minado "onde um tem medo do outro".
E, inclusive: “Como será feita a comunhão? Já é difícil com as mãos, imagine com as luvas. Vou esperar mais algumas semanas, pelo menos, e então, talvez, celebrarei, mas apenas no jardim. Jesus pode ser redescoberto na palavra, na partilha e na solidariedade. Em algumas partes do mundo, a Eucaristia acontece uma vez por ano. Por que não podemos esperar?