No Brasil, há teologias gnósticas: falam de um deus que beira ao motor imóvel de Aristóteles ou uma espécie de talismã. Entrevista especial com Francisco de Aquino Júnior
Lendário chefe kayapó conversa com pesquisador da UFMG sobre a importância de proteger a Amazônia e sobre o que o conhecimento indígena e o conhecimento científico podem ensinar um ao outro.
A reportagem é publicada por Observatório do Clima, 27-02-2018.
Dois xarás se juntaram no fim do ano passado para falar sobre Amazônia. Em comum (além, claro, do nome) eles têm o fato de que dedicam suas vidas à floresta, mas de formas bem diferentes: Raoni Metuktire, o lendário chefe kayapó, roda o mundo há mais de três décadas alertando para o desmatamento e as violações dos direitos dos povos indígenas. Raoni Rajão, professor da Universidade Federal de Minas Gerais, avalia políticas públicas de combate ao desmatamento.
O encontro, promovido pelo OC, aconteceu numa cafeteria do World Conference Center, em Bonn, Alemanha, durante a COP23, a conferência do clima de Fiji. Ele resultou neste vídeo: